Como tirar manchas de graxa do estofamento de carpetes e das roupas

0

As manchas de óleo e graxa são alguns dos pontos mais difíceis de tratar na lavanderia. Tecidos de fibras naturais, como algodão e linho, são mais fáceis de limpar; Mas se o tecido for um sintético feito pelo homem, como o poliéster ou o nylon, que é feito de petróleo, as moléculas de gordura formam uma forte ligação com as fibras, que é difícil de quebrar.

De óleo de cozinha a manteiga e óleo de motor, siga estas etapas abaixo para eliminar manchas de óleo/gordura.

Como remover manchas de graxa/ óleo de tecidos laváveis

A chave para remover uma mancha à base de graxa e óleo de qualquer tecido é usar um detergente ou removedor de manchas para sujeira pesada à base de enzimas e a água mais quente possível que não danifique o tecido.

Comece removendo todos os sólidos de graxa com a borda de uma faca sem corte ou colher. Esfregar só vai fazer  a graxa  entranhar mais profundamente nas fibras. Se a gordura for um líquido, limpe com uma toalha de papel branco seco simples. Você também pode polvilhar na mancha um pouco de pó de talco ou amido de milho para ajudar a absorver a gordura. Deixe o pó na mancha por pelo menos quinze minutos e depois escove.

Assim que possível, faça um pré-tratamento da mancha com um spray ou gel à base de solvente específico pra isso (removedor de manchas).

Se você não tiver um removedor de manchas à base de solvente, aplique um detergente líquido para limpeza pesada ( que  contêm as enzimas necessárias para separar as moléculas de graxa)  diretamente na mancha e esfregue suavemente o tecido com os dedos ou use uma escova de dente macia. Se você tiver apenas detergente em pó, faça uma pasta com um pouco de água morna e aplique na mancha.

Seja paciente e permita que o removedor de manchas trabalhe na mancha por pelo menos 15 a 30 minutos é ainda melhor. Isso permitirá que os produtos químicos quebrem as moléculas de graxa ou óleo e facilitem a expulsão das fibras do tecido.

camisa suja de óleo

Após o pré-tratamento, lave a roupa como de costume na água mais quente recomendada para o tecido, juntamente com a quantidade recomendada de detergente para uma carga regular de roupa.

Se o tecido for um poliéster sintético que normalmente não seria lavado em água quente, estique a área manchada pré-tratada do tecido sobre uma tigela e despeje um fluxo constante de água quente diretamente sobre a mancha e lave em água fria ou morna .

Inspecione a área manchada da roupa antes de secar e repita o tratamento, se necessário. Nunca coloque uma roupa manchada com graxa em uma secadora de roupa, o calor elevado fará a mancha ainda mais difícil de remover. Repita as etapas de limpeza, se necessário.

NOTA: Se você tiver muitas roupas ou roupas de cama com manchas pesadas de graxa e cheiro como mecânico de automóveis ou uniformes de cozinheiro, lave-os separadamente de outras roupas. É provável que graxa pesada seja transferida para outros tecidos. Para remover o odor de ranço de gordura , use um refrescante de tecidodurante a lavagem, ou adicione 1/2 xícara de amônia sem espuma ao ciclo de lavagem.

NUNCA misture amônia e alvejante com cloro em qualquer carga de roupa, pois podem ocorrer gases tóxicos.

Como remover manchas de óleo bruto de roupas de banho (roupas de praia)

Depois de vazamentos de petróleo bruto ao longo de nossas costas e vias aquáticas que devastam vidas e o meio ambiente, parece quase insignificante discutir a remoção de manchas do óleo cru nas roupas de praia…mas deve ajudar a salvar sua roupa de praia para futuros desgastes.

Manchas de óleo bruto tornam a roupa mais inflamável do que o normal. Certifique-se de manusear os trajes de banho, toalhas e outras roupas com cuidado. Eles não devem ser lavados com outras roupas. Se depois de tratar e lavar ainda puder cheirar combustível, não coloque as toalhas ou roupas na secadora. É melhor secar tudo ao ar livre para evitar possíveis incêndios.

Trate a mancha com um removedor de manchas à base de solvente ou detergente para limpeza pesada, conforme sugerido para qualquer mancha de graxa e lave em água quente. Após a lavagem, inspecione a roupa e repita o tratamento, se necessário.

Atenção especial deve ser dada à roupa de banho para mantê-la com a melhor aparência possível. Além das etapas já mencionadas, siga estas dicas para uma lavagem perfeita das roupas de banho.

Como remover manchas de graxa  num tecido limpo e seco

Quando esse pedaço de manteiga atinge sua jaqueta favorita, limpa e seca, use uma faca cega ou borda de um cartão de crédito para retirar os sólidos. Limpe o máximo do líquido oleoso possível com uma toalha de papel branco seco ou até mesmo uma fatia de pão branco ou polvilhe a mancha com amido de milho ou pó de talco.

Se a mancha de graxa for pequena, você poderá removê-la tratando com um solvente de limpeza a seco. Logo que possível, dirija-se à limpeza a seco e mostre a mancha para o seu profissional de limpeza.

Se você estiver usando um kit de limpeza a seco em casa, não se esqueça de tratar a mancha com o removedor de manchas antes de colocar a roupa na bolsa do secador.

Como remover manchas de graxa do tapete

Independentemente que a mancha seja de comida ou de graxa, a chave é tratar a mancha prontamente.

Retire o máximo de sólidos de graxa possível das fibras usando uma faca cega. Não esfregue, porque só vai fazer penetrar o óleo mais fundo no tapete e tornar a mancha maior.

Polvilhe a mancha com amido de milho, bicarbonato de sódio ou pó de talco para absorver o óleo. Use uma escova de dente com cerdas macias para trabalhar no tapete. Deixar que o pó fique sobre a mancha por pelo menos quinze minutos. Use um aspirador para remover o pó.

Limpe a mancha com um solvente de limpeza a seco seguindo as instruções do produto. Use um pano branco limpo ou toalha de papel. Continue  até que não haja mais óleo transferido do carpete para o tecido ( ou papel).

limpar graxa no tapete

Se você não tiver um solvente de limpeza a seco ou produto de limpeza de carpetes, misture uma colher de sopa de detergente para lavagem manual em duas xícaras de água quente. Adicione uma colher de sopa de amônia para uso doméstico. Friccione  a mancha com uma esponja mergulhada na solução de limpeza, em seguida, com uma toalha de papel seca até a mancha ser removida.

Certifique-se de “enxaguar” a área com um pano embebido em água para remover qualquer resíduo com sabão que realmente atraia mais sujeira. Repita as etapas de limpeza até que não haja mais manchas.

Como remover manchas de graxa do estofado

As mesmas técnicas de limpeza e produtos recomendados para o carpete podem ser usadas para remover manchas de manteiga dos estofados. Se você usar as etapas de limpeza molhada, tome cuidado para não molhar demais o tecido porque o excesso de umidade nas almofadas pode causar um problema.

Se o estofamento é de seda ou vintage, polvilhe com amido de milho e chame um profissional antes de tentar remover a mancha.

 

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.