9 remédios naturais para eliminar as verrugas

0

Se você quiser prevenir e impedir as verrugas de crescerem, você deve reforçar suas defesas, mas se você quer se livrar delas já, você pode usar certos remédios tópicos.

A pele pode ter diferentes irregularidades em termos de textura e pigmentação. As verrugas quase sempre são causadas por uma infecção provocada por alguma das múltiplas deformações do vírus do papiloma humano, que faz com que certas células epiteliais cresçam excessivamente.

Para que o contagio ocorra, deve haver uma ferida onde o vírus possa ser introduzido, exceto os órgãos genitais, que são adquiridos através do contato sexual. Você mesmo pode espalhar suas próprias verrugas para outras áreas através de suas mãos.

Algumas pessoas estão predispostas a desenvolver, mas períodos de baixa defesas favorecer o contágio.

Remédios tópicos, nutricionais e homeopáticos

Se uma verruga aparecer na pele, é aconselhável ir a um especialista para explorá-la e diagnosticá-la. Não tente removê-la, ela pode se espalhar ou causar lesões mais graves.

Cada tipo de verruga geralmente está localizado em uma área específica do corpo:

Verrugas Vulgares: Como o nome já diz, são as verrugas mais comuns que existem. Seu aspecto é arredondado e áspero, tem coloração diferente do restante da pele. Elas se manifestam principalmente nas áreas de maior atrito do corpo, como mãos, joelhos, cotovelos e dedos. Podem ocorrer desde a infância e são benignas, ou seja, não levam a outras doenças

Verrugas Plantar:  Popularmente conhecidas como “olho de peixe. As verrugas plantares aparecem nas solas ou plantas dos pés, por isso, muitas vezes são confundidas com calos. Seu aspecto é áspero e acinzentado. Embora mais profundas e mais difíceis de tratar, são verrugas benignas

Verrugas Plana:  Sao pequenas e coçam, Achatadas e amareladas, elas normalmente surgem na face, nas costas das mãos e joelhos. Na maioria das vezes, são múltiplas. As verrugas planas não levam ao desenvolvimento de outras doenças.


Verrugas Genitais: Estes são chamados de condilomas ou verrugas venéreas e aparecem na superfície da pele ou nas membranas mucosas dos genitais. São mais resistentes a tratamentos e, embora não sejam exatamente malignas, podem ser precursoras de tumores malignos, como os do câncer de útero e do câncer de pênis, por isso merecem atenção especial.

Verruga periungual: Com o mesmo aspecto das verrugas vulgares ou comuns, a verruga periungual têm o diferencial de ocorrerem no entorno das unhas, tem um formato desinforme e são benignas.

Verruga filiforme: São verrugas fininhas e benignas, que parecem um fio ou uma cobrinha. Elas são mais comuns em pessoas mais velhas ou com imunidade baixa. Podem estar presentes em qualquer parte do corpo, em especial na face, no pescoço e nas pálpebras

tipos de verrugaDepois de ter classificado a verruga que o preocupa, você pode tentar eliminá-la com terapias naturais.

A fitoterapia fornece remédios tópicos muito eficazes. Junto com um tratamento de fundo homeopático e nutricional você pode se livrar da maioria das verrugas sem recorrer a drogas agressivas.

Todos os remédios á base de plantas desafiam á constância, pois devem ser repetidos diariamente e por muito tempo para obter resultados. Entre as plantas mais eficazes são:

1. A calêndula

As flores desta planta (Calendula officinalis) contêm flavonóides, saponinas, resinas, óleos essenciais e ácido salicílico.

Seu suco fresco suaviza os calos e trata as verrugas virais.

2. Celandine (Chelidonium majus)

Os alcalóides de látex desta planta (Chelidonium majus) inibem a multiplicação celular e possuem propriedades antivirais. É muito útil para eliminar verrugas vulgares.

É necessário evitar a impregnação da pele circundante, pois é muito corrosiva. Normalmente, três aplicações por dia são suficientes para duas ou três semanas. – Cuidado!  essa planta é considerada muito tóxica -Pode causar narcose, paralisia das terminações nervosas sensoriais, bradicardia e contraturas do tétano. Considera-se que sua administração prolongada  pode ser cancerígena. 

3. A figueira

Aplicado topicamente, o látex branco da figueira (Ficus carica) tem um efeito antiviral que ajuda a eliminar as verrugas.Também é eficaz colocar uma folha amassada e quente como um cataplasma.

4. Podophyllum

A resina da sua raiz (Podophyllum peltatum) elimina as verrugas, pois impede a divisão celular.

5. A verrucaria

As folhas (Heliotropium europaeum) têm sido usadas há séculos, mas sua ação é lenta. Sua decocção é aplicada, com uma compressa, na verruga.

6. Alho

Seu consumo aumenta as defesas e exerce uma ação antibiótica natural. Algumas fatias de alho tipo cataplasma sobre a verruga ajudam a acabar com elas  em poucos dias.

Este é o método mais Rápido e fácil de retirar uma verruga vulgar.  A verruga vai escurecendo pouco a pouco e ficando seca até cair.

7. Aloe vera

O gel aplicado nas lesões cutâneas tem duplo efeito anti-séptico e regenerativo. Internamente, seu suco ativa os linfócitos e ajuda a combater vírus, bactérias e fungos.

8. Beta-caroteno e zinco

Esses nutrientes reforçam a imunidade, exercem ação antiviral e auxiliam no cuidado das células epiteliais. De 15 a 30 mg de betacaroteno e 30 a 50 mg de zinco por dia.

9. Óleos essenciais

Alguns óleos essenciais, como o Tea tree ou o orégano, atuam como potentes anti-sépticos naturais que são muito úteis contra as verrugas.

Preparação:

  1. Misture uma gota de óleo essencial puro com um pouco de bicarbonato para formar uma pasta grossa.
  2. Em seguida, aplica-se às verrugas com um cotonete ou um pedaço de algodão.
  3. Cubra com um curativo e deixe agir 20 minutos.
  4. Este processo deve ser repetido duas vezes ao dia até que a verruga desapareça.

 

 

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.