Como limpar seus sapatos sujos rapidamente

0

Dê uma olhada nos seus sapatos espalhados pelo chão ou guardados em fileiras no seu armário. Eles são de diferentes materiais, acabamentos e cores diferentes.  Já não existe mais o tempo onde todo sapato eram de couro preto ou marrom.

Mas como você os mantém com boa aparência e duradouros ? Com apenas alguns materiais e alguns passos fáceis, você pode limpar qualquer tipo de sapato.

1 – Sapatos  de tecidos

Sapatos de tecido podem ser sandálias de tiras, sapatos escarpãs ou planas. Mas não importa o estilo, o tecido ao final ficará sujo. A limpeza não é difícil se você tiver um pouco de paciência.

Jogar  os sapatos de tecido na máquina de lavar é uma má ideia, NÃO faça isso!! Alguns têm forros de couro e quase todos os sapatos são montados com cola que não suportará toda a água. Em vez disso, limpe as superfícies das sapatilhas manualmente com apenas um pouco de detergente, água morna, uma escova de dentes velha e toalhas de papel.

Assim que faz

  1. Primeiro, limpe os sapatos de tecido com uma toalha de papel seca para remover qualquer sujeira superficial.
  2. Em uma tigela pequena, misture uma colher de chá de detergente em duas xícaras de água morna.
  3. Trabalhando em uma pequena seção de cada vez, mergulhe a escova de dentes na solução com sabão e esfregue levemente o tecido. Não molhe demais.
  4. Escove acompanhando a fibra do tecido, movendo-se ao redor do sapato para manter a cor firme e evitar manchas.
  5. Para remover qualquer resíduo de sabão, limpe o sapato inteiro com uma toalha de papel umedecida em água limpa. Você pode precisar de várias toalhas para “enxaguar” o sapato inteiro.
  6. Seque com uma toalha de papel seca e deixe secar longe do calor direto e da luz do sol.
  7. Para ajudar alguns sapatos a manter a forma, coloque toalhas de papel secas nas pontas ou nos calcanhares até que o sapato esteja completamente seco.
  8. Em sapatos de veludo é diferente. Não use o método de limpeza úmida acima citado. Em vez disso, escove com uma escova de cerdas macias para levantar os pelos e  caso detectar alguma mancha, limpe com solvente de limpeza a seco.

sandálias de tecidos

2 –  Sapatos de couro ou couro falso

Para esse tipo de sapato, faça uma solução de partes iguais de água fria e vinagre branco destilado e com um pano limpo, comece retirando qualquer terra que possa haver. Deixe os sapatos secarem completamente.

Para arranhões em sapatos de couro reais, você pode usar uma cera comercial e simplesmente seguir as instruções. Ou, se você não tiver uma cera que combine com as varias cores de couro de hoje, molhe um pano macio com água e mergulhe em um pouco de bicarbonato de sódio. Esfregue suavemente a área arranhada e limpe o resíduo com um pano limpo. Deixe secar e, em seguida, limpe novamente com um pano limpo.

Para arranhões em couro envernizado e sapatos de imitação de couro, passe um pouco de vaselina nas marcas e limpe com um pano macio. Restaure o brilho com um “jato” de limpador de vidro e, em seguida, polir com um pano suave.

sapatos masculino de couro

3 – Camurça e sapatos de pele de carneiro

A chave para manter a camurça ou qualquer sapato com superfície tipo napa, com a melhor aparência é o cuidado regular. As superfícies devem ser mantidas tão secas quanto possível e limpas com uma escova de cerdas macias após cada uso para remover poeira e terra soltas. Trate as manchas o mais rápido possível.

Para marcas e arranhões, esfregue suavemente com uma borracha de lápis e escove para restaurar a textura.

Para manchas oleosas, polvilhe a área com talco ou amido de milho para absorver o óleo. Deixe o pó descansar na mancha por pelo menos uma hora e depois escove.

Repetir até que todo o óleo seja absorvido e então escovar para levantar a textura.

Para manchas molhadas, cubra com uma toalha de papel ou pano para absorver a umidade. Deixe os sapatos secarem completamente longe do calor direto. Escove para suavizar a pelugem.

Botas de pele de ovelha muitas vezes têm forros de pêlo que ficam ainda mais sujos do que o exterior. Para manter  fungos e o odor sob controle, limpe regularmente o interior das botas com um pano embebido em uma solução de desinfetante e água. Deixe as botas secarem ao ar por pelo menos 24 horas antes de usar.

sapatilha de carmuça

4 –  saltos de corda ou cortiça

Depois de limpar o tecido superior ou a parte de couro de um sapato de salto, é hora de enfrentar a corda ou a sola coberta de cortiça.

Misture uma solução: 1/4 de xícaras de água morna, 1/4 de xícara de vinagre branco e uma colher de chá de detergente para lavar louça. Trabalhe em uma pequena área de cada vez e use uma escova de dentes ou um pano velho para limpar as superfícies. Para solas de corda, trabalhe em apenas uma direção para evitar que a corda se desfaça.

Quando tudo estiver limpo, limpe com um pano embebido em água para enxaguar os resíduos com sabão e deixe secar ao ar.

sandália com salto de corda

5 – Calçados esportivos

A maioria dos calçados esportivos e de tênis podem ser simplesmente jogados na máquina de lavar e limpos com um detergente bom. Remova as solas internas e os cordões e lave separadamente. Limpe o excesso de sujeira e manchas pesadas com um removedor de manchas antes de adicionar os sapatos dentro da lavadora.

Sempre secar ao ar. NUNCA exponha os calçados esportivos ao calor excessivamente alto do secador.

Para controlar o odor e o fungo, limpe as solas internas com um desinfetante antes de colocar os sapatos novamente ou substitua-os por novos revestimentos.

tênis azul

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.