COMO RETIRAR O GEL DA PLANTA DE ALOE VERA – BABOSA

30
A planta aloe vera, conhecida como babosa, é uma planta tropical com folhas grossas, pontiagudas e amplamente cultivada em todo o mundo. É bastante fácil de crescer e você pode encontrar essas plantas em várias casas e jardins. Muito usada desde a antiguidade e os antigos egipcios chamavam de planta da imortalidade.
Dentro das folhas da planta de aloe vera, contém um gel transparente que é um ingrediente muito popular em produtos para pele, cabelo e remédios.
  • É cicatrizante,
  • Trata de queimaduras solares ,
  • Atua como hidratante no tratamento de problemas na pele escamosas ou secas ;
  • Tratamento de acnes
  • Combate o envelhecimento
  • Diminui a visibilidade de estrias
  • Ajuda a acalmar doenças periodontal e ajuda na digestão
  • Muito usada em trantamento para caída do cabelo
enfim…uma infinidade de utilidades em vários produtos de beleza e cosmética e  você pode extrair este gel do Aloe vera de suas próprias plantas e usufrir deste tesouro da natureza.
Veja aqui 32 usos para esse gel de aloe vera simplesmente surpreendentes!!

Assim que Faz

1- Corte a folha em sua base, e escolha a folha que está o mais perto do solo.
cortando folha de aloe vera para retirar o gel
2- Quando se corta a folha da babosa, começa a sair um líquido amarelado que se chama Aloína que tem um propriedades laxantes. Esste líquido temos que deixar escorrer o máximo possivel.
alpina saindo de dentro da folha de aloe vera
 3 –  Deixe a folha ereta, de pé, dentro da pia para permitir  esta seiva amarelada (aloína) drenar bem . Deixe assim por umas 2 horas.
drenando a alpina de dentro da folha de aloe vera para consumo
3- Depois de ter retirado toda a aloína, lave bem a planta para retirar toda a impureza da casca . Não vamos usar a casca mas somente de manusear podemos passar impurezas para o gel.
4- corte em pedaços e  veja o gel que queremos retirar !!! Um gel completamente cristalino.
cortando a folha de aloe vera
gel dentro da folha de aloe vera cristalino
5 – Retire a casca e lave bem .
retirando a casca da folha do aloe vera
6 – O gel cristalino deve estar completamente limpo.
gel da planta completamente limpo e cristalino
7 – Adicione algumas gotas de limão ou uma pitada de ácido cítrico para evitar a oxidação.  Se não adicionar este conservante, um dia depois, o gel vai ficando com uma cor rosada e isso significa que está em estado de oxidação
colocar algumas gotas de limão para conservar o gel por mais tempo
8 – Triturar bem no liquidificador
liquidificar o gel de aloe vera
9 – Vai dar muita espuma, por isso tem que deixar repousar até que essa espuma abaixe e fique somente o líquido.
gel triturado gera muita espuma. Deixar repousar para usar
10-  Suco feito e preparado.
o suco de aloe vera pode ser usado em diversas ocasiões
11 – Você pode tomar pequenas quantidades diárias ou usar da maneira que mais te convenha. 50 gramas por dia é a quantidade ideal para ser consumido.
gel de aloe vera tem uma textura gelatinosa e fria
Mantenha-o fora da luz, tanto quanto possível para evitar a deterioração. Na geladeira, o gel de Aloe Vera com as gotas de limão pode ter uma  durabilidade de até 1 mês.
Para ter uma idéia completa e clara da quantidade de usos  que podemos dar a esse maravilhoso gel de Aloe vera , veja aqui .
Gostou? Compartilhe!

30 Comentários

  1. Avatar

    Fiz ontem o gel para passar na pele, estava clarinho, mas em algum momento, depois que coloquei extrato de calêndula e óleos essenciais de lavanda e bergamota sans furocoumarines, começou a ficar rosa e agora está um rosa bem escuro. Estou com pena de jogar fora. O gel oxidado faz mal para a pele ou apenas está sem as suas propriedades originais?

    • Assim Que Faz

      O gel de aloe vera se oxida muito rápido se você Mao coloca um conservante ( limão, ácido cítrico, etc). Gel oxidado não faz mal para a pele …simplesmente tem um cheiro ruim… se você suportar o cheiro pode usar por uma semana sem problemas. Caso queira usar por mais dias, coloque uma pitada de ácido cítrico para seu produto durar mais tempo.

    • Assim Que Faz

      Se ficou rosa é porque está oxidando e vai ficar com um cheiro um pouco desagradável. O óleo de coco não é um antioxidante, o melhor é gotas de limão ou ácido cítrico que garante que o gel de aloe vera fique pelo menos 15 dias estável.

  2. Avatar
    Angela Costa em

    Me recomendaram colocar os pedacos do gel( recem retirado e limpo) em agua potavel e beber todo dia. Alem do comer os pedaços. Nao ficou oxidado nao e nem coloquei limão!!! Pode ser comido assim?? Angela

  3. Avatar
    Dirlene (Leny) em

    Nossa tudo que eu precisava, fiz uma vez e ficou muito amargo mesmo com mel, agora vou fazer desse jeito aí, muito obrigado pela clareza nas explicações …????

    • Assim Que Faz

      Não precisa colocar água Edna, jogue os pedaços de aloe vera no liquidificador e bate. Vai dar muita espuma e você deixa o copo repousar para descer a espuma e ficar somente com o aloe vera batido.

    • Avatar

      A nao toxica eh a babosa arborences, que da um pé alto, diferente dessa das fotos. Essa baixinha com folhas grandes eh muito toxica, tem aloina
      Essa eh a babosa barbadences. Não serve pra tomar. Cuidado com essas receitas.

      • Assim Que Faz

        Olá Rubia eu só permitir o seu comentário porque vejo que muitos videos falsos e com informações erradas estão surgindo pela internet e muitas pessoas como você acredita. A aloína não é toxica!!! simplesmente é um liquido amargo que pode causar diarreia se ingerido em excesso…mas não mata….que tem justo sob as folhas desta aloe vera e que você pode drenar perfeitamente como explica o passo a passo deste artigo. Essa aloe vera serve perfeitamente para tomar e fazer o suco, para fazer extratos , para fazer cosméticos e para fazer tudo que você quiser que tem as propriedades excelentes.
        A babosa fininha ( arboresces ) realmente tem algumas propriedades a mais que essa mas só tem um problema : NãO TEM GEL!! Por não ter o gel não é utilizada para fazer nada.

  4. Avatar

    me tira uma duvida não entendi muito bem para remover a aloína temos que fazer cortes na folha e deixar ela escorrendo e isso

  5. Avatar
    Cristina V M em

    Posso usar o gel cristalino da babosa diretamente em machucados com corte profundo, após a retirada dos pontos? ele ira ajudar na cicatrização e regeneração?
    Obrigada

  6. Avatar

    Para usar na pele, cabelo ou alguma outra parte do corpo, o limão adicionado à babosa para conservar não modifica não as propriedades da babosa?

    • Avatar
      Marister em

      Olá
      Fiz gel de aloe vera e utilizei sorbato de potássio e benzoato de sódio para conservar, mas o gel está ficando rosado. Significa que está estragando? Além dos conservantes é preciso usar antioxidantes?

    • Avatar

      Olá! Me ajudem, hahhaha! Retirei o líquido da babosa e guardei em um pote de vidro dentro da geladeira… ele escureceu!! Ainda posso usá-lo? Não faz um mês, mas umas 3semanas

      • Assim Que Faz

        O gel da babosa só resiste 3 dias dentro da geladeira. Depois deste tempo começa a oxidar e ficar alaranjado e escurecer completamente. O seu pode jogar fora…já não vale mais nada. Da próxima vez, coloque um pouco de suco de limão para conservar e adiar a oxidação por uma a 2 semanas.

  7. Avatar
    Carlos Roberto Batista de Menezes em

    Fizemos os comprimidos da planta e passamos na farinha do trigo, e colocamos na geladeira vamos tomando para combater as enfermidades e ainda é afrodisíaco o que nos deixa muito ,excitado e mais uma senhora conhecida nossa tomou para combater um câncer de seio e foi curada a muitos anos, gostei deste modo de como o indicado que ai está? da próxima vez vou fazer desta maneira. Obrigado boa tarde.

  8. Avatar
    marcia zillio em

    para usar na pele o processo é o mesmo? pretendo usar em um cachorro que sofre com alergia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.