Como fazer muda de Babosa / Aloe Vera

0

Aloe vera é a planta medicinal mais usada no planeta. As pessoas vem cultivando a planta de Aloe vera por milhares de anos. Uma planta fácil de cuidar e muito resistente.

O gel que se encontra no interior das folhas da Babosa tem maravilhosos benefícios .

Podemos dizer que é super eficiente:

  • cicatrização de queimaduras,
  • picada de insetos,
  • cortes,
  • feridas,
  • pele rachada,
  • dores musculares

e também é muito usado em cosmética na elaboração de shampoos, cremes faciais e corporais, antirrugas, desodorantes e muitas outras utilidades.

Com tantos benefícios e sua fabulosa folhagem rechonchuda, macia e brilhante faz desta planta ideal para você colocar  no jardim ou dentro da sua casa.

Aqui te damos todas as dicas de como tirar uma muda desta planta que se reproduz com grande facilidade.

Para saber exatamente  como plantar e cuidar dessa planta  veja aqui a ficha técnica desta panta

 Assim que Faz

1- identificar a muda

Justo ao lado da planta mãe, começa a nascer várias plantinhas que vão saindo da raiz, na base da planta. Quando essa planta bebê estiver de um tamanho suficiente (uns 4 dedos de altura) podemos removê-lo do sistema radicular da planta mãe.

Como regra geral o tamanho do filhote deve ser de pelo menos um quinto do tamanho da planta mãe ou que tenha pelo menos 3 folhas para que possa sobreviver e enraizar com sucesso.

mudinhas saindo da planta de babosa

2 –  Como separa a mudinha da planta mãe

Essa é uma tarefa bastante fácil. Com um par de ferramentas e um pouco de suavidade se pode realizar essa separação perfeitamente sem problemas.

A partir  do momento que a plantinha alcance o tamanho ideal, retirar toda a terra  ao redor da base do filhote. Observe a área e decida o melhor local para  fazer o corte e remover o filhote.

Quando retirar a muda, esta deve ter um sistema radicular completo. Use uma faca afiada e limpa e separe o filhote de Aloe Vera da planta mãe.

retirada da muda de babosa

3 –  Plantar a muda de Aloe Vera

 As mudinhas que foram cortadas da raiz da planta mãe, tem a ferida do corte  que deve ser cicatrizada durante uma semana.

Deixa-las sobre a terra e sem exposição ao sol. Depois deste tempo podemos plantar em vasos individuais ou no jardim.

Outra opção é plantar imediatamente após o corte diretamente em terra seca deixando repousar por uma semana e só depois  deste tempo colocamos água. Fazendo assim evitamos que as raízes cortadas da mudinha apodrecem com o contato imediato com a água.

mudas de babosa sobre a terra


veja no video como retirar o gel de aloe vera de uma maneira correta para diversas utilidades

 

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.