Como trocar o filtro de ar do carro

0

O carro precisa de ar da mesma forma que necessita de combustível. Esse ar passa pelo motor e o filtro de ar é o responsavel em filtrar toda a sujeira e insetos que vem junto com esse ar. Manter os filtros limpos ou substituir com uma certa periodicidade recomendada é de suma importância para que esse motor possa ter vida longa.

Os filtros de ar são baratos e bastante fáceis de trocar e você mesmo pode fazer essa manutenção. Com isso irá economizar muito dinheiro.

Você vai precisar:

  • um filtro novo
  • chave de fenda
  • mangueira de ar ou aspirador de pó
  • óculos para proteção

Assim Que Faz

1 – Antes de começar

compre um filtro novo de acordo com o modelo do seu carro. Se você não sabe qual é, veja no manual de instrução do seu carro ou pergunte nuna loja especializada.

filtro de ar do carro em forma quadrada e redonda

 2- Localizar o filtro de ar no carro.

Geralmente o filtro de ar do carro, fica localizado na parte superior do motor. Nos carros mais antigos, que tem carburador, está protegido dentro de um compartimento volumoso, arredondado feito de plástico ou metal. Nos carros modelos novos, que têm combustível injetado, está localizado num compartimento quadrado ou retangular entre a grade dianteira e o motor.

localização onde fica o filtro de ar do carro

 3- Remova a tampa.

Com uma chave de fenda, retire todos os parafusos deixando em um local seguro para que você possa encontrá-los mais tarde.

desparafuzando a tampa do compartimento do filtro de ar

4 – Retire o filtro de ar

Agora você pode ver um filtro redondo ou retangular feito de algodão, papel ou gaze. Os filtros têm uma borda de borracha que veda o interior contra da unidade. Basta levantar o filtro para fora do compartimento.

retirando o filtro de ar do carro

5 – Limpe ou troque o filtro.

Se você acha que seu filtro ainda não precisa ser trocado, é só dar uma aspirada com o ar comprimido ou com um aspirador de pó.

aspirando filtro de ar sujo

 6 – Substitua o filtro.

Caso você ache que seu filtro já está muito usado, insira o novo, com o aro da borracha virada para cima. Verifique se os cantos estão totalmente selados por este aro de borracha.

filtro de ar sujo ao lado de filtro de ar limpo

 7 – Recoloque a tampa.

Insira Cuidadosamente a tampa de volta ao compartimento e certifique-se que está complentamente encaixada. Se não estiver bem encaixada pode alterar o desempenho do motor. Em seguida aperte os parafusos e volte a conferir se está tudo no devido lugar.

Atenção: Verifique o filtro de ar regularmente para manter um motor com seu total desempenho

Fotos: SmithsAutoRepairs / Wikihow / ScionOfNorthCharlotte / ClunkBucket / Driverknowledge

 

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.