Como plantar uma Quaresmeira

7

A primavera chegou e esta estação nos inspira. Sentimos vontade de ver e sentir a chuva com sol e ter o nosso entorno repleto de flores, verde e passarinhos por todas as partes. É a natureza se despertando.

A quaresmeira é absolutamete linda e é um prazer imenso ver essa árvore carregada de flores. Aqui vamos ver o passo a passo de como  plantar uma destas árvores divinas no quintal de casa ou na calçada.

Assim Que Faz Plantar a Quaresmeira

 Passo 1 :

Escolher uma muda de acordo com suas preferências: Pequena, média ou grande. Esta já tem quase 3 metros e já possui um caule lenhoso. Essa foi a minha escolha para plantar na calçada da minha casa.

Muda de quaresmeira de tres metros

 Passo 2 :

Escolher um local a pleno sol  para que a planta possa realizar a fotossíntese durante quase todo o dia e assim crescer melhor.  Não é muito exigente em questão ao solo mas para crescer mais rápido dê preferência  pelo solo ácido ( terra vermelha).

Passo 3:     

Faça um buraco bem maior que o torão da planta para poder preencher com terra mais nutritiva e fofa e permitir que a raiz da planta possa crescer com liberdade numa terra com boa drenagem.

buraco e a terra

Passo 4:

Forre o fundo do buraco com uma mistura de terra / areia grossa / esterco.

carrinho de mão com terra e mistura

Passo 5 :

Retire completamente a planta do recipiente ou se preferir retire somente o fundo para que as raízes possar sair e expandir.

retirar o vaso de plastico da muda de quaresmeira

Passo 6:

Coloque a planta no centro do buraco.

quaresmeira posta no centro do buraco

Passo 7:

Preencha as laterais do buraco com um pouco da terra que foi retirada.

adicionando terra no buraco

Passo 8

Coloque um suporte ao lado de todo o troco da quaresmeira para dar firmeza e direcionar o tronco.

muda com suporte


Passo 9

Amarre bem o caule com o suporte e tente não machucar a madeira que ainda está fraca e não é muito resistente. Aqui eu coloquei um pedaço de couro velho que vai proteger o caule da pressão da corda.

caule com proteção de couro

Passo 10

Preencha o resto do buraco com a terra retirada.

adicionar mais terra

Passo 11

Regue!!  Sua planta necessita sentir confortável no novo local e vai agradecer um bom banho de água. A rega vai depender do tamanho da sua planta. Plantas muito jovem necessita regar todos os dias até atingir certa estabilidade e planta mais maduras podem ficar semanas sem regar porque a quaresmeira tem capacidade de reter líquido e por isso dispensa muita manutenção.

A princípio, nos primeiros meses após o plantio, o ideal é regar sempre que a terra estiver seca, mas nunca encharcar para evitar o apodrecimento das raizes.

regando a planta

Passo 12

Ao redor do caule, coloque uma cobertura seca (resto de capina, folhas secas, ou serragem ao redor da planta) que vai  conservar a umidade da terra e ajudar no seu desenvolvimento.

E pronto!!  ASSIM DE FÁCIL  você pode mudar completamente o visual do seu entorno adicionando cor,  flores e passarinhos.

Se você gostou da idéia e achou que esse tutorial foi útil, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo. Vou adorar  saber se você tem ou gostaria de ter quaresmeira e como cuida dela.

quaresmeira plantada na calçada de uma casa

Atualização 2020


Veja o vídeo de Como Plantar muda de Quaresmeira

 

Share.

7 Comentários

  1. Avatar

    🌸Muito bom sua explicação, amo Quaresmeira, uma beleza incomparável, mas gostaria de saber se suas raizes são do tipo profundas e para baixo ou quando mais adultas suas raízes se espalham para as laterais, estou escolhendo uma especie para plantar em minha calçada, mas gostaria de um tipo que depois de grande não me desse problemas com a calçada e muito menos com o muro de minha casa….grata🌹

  2. Avatar
    Marcos Ferreira on

    Arvore é vida e a quaresmeira é muito bonita, pretendo plantar varias em minha cidade Barreiros- PE. pretendo embeleza as ruas e praças. obrigado pelas explicações de plantio. agradece Marcos Ferreira.

  3. Avatar
    Vilma candia on

    Amei sua explicação sobre o plantio da guaresmeira estou com duas mudas pra plantar
    Muito obrigada

  4. Avatar
    Sérgio Moreira de Mello on

    Uma excelente iniciativa para irientes aqueles que desejam se transformar em amigo da natureza, não sabe por onde começar nem como proceder. Parabéns.

  5. Avatar

    Aprendi muito, obrigada pelas dicas!
    Vou procurar uma muda em Natal/RN.
    SER A Q ENCONTRO?

  6. Avatar

    Boa tarde adorei a explicação do plantio da arvore quaresmeira ,eu sou apaixonado por essa planta, obrigado.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.