Como usar o ar condicionador de forma mais eficaz

0

Reduza os custos de energia em casa e economize energia com essas dicas

Com esse calor significa usar sem parar o ar condicionado. Quando as temperaturas esquentam, a eficiência de um ar condicionado diminui drasticamente. As dicas a seguir não só aliviarão a carga do seu ar condicionado doméstico fazendo-o funcionar com mais eficiência, mas você também economizará em suas contas de energia.



1 -Deixe o termostato em paz!

Muitas pessoas se conformam em deixar o ar condicionado nos 25º graus recomendados. Alguns vão mais longe e aumentam a temperatura quando ninguém está em casa. Mas não abaixe a temperatura abaixo de 25º para resfriar a casa mais rapidamente.

O ar condicionado esfria na mesma velocidade, não importa onde esteja situado. Ajustar a temperatura para 20 graus não ajudará sua casa refrescar  mais rápido e depois passar a 25º do que deixar termostato em 25º desde o inicio.

mulher tocando termostato

2 -Mantenha as cortinas fechadas

A luz natural pode ajudar a reduzir os custos de iluminação, mas quando ninguém está em um quarto, é melhor manter as cortinas fechadas durante o dia. Isso é especialmente verdadeiro para casas com janelas voltadas para leste e oeste.

Diminuir a luz solar direta ao entrar na casa ajuda a reduzir a quantidade de trabalho que o seu ar condicionado precisa fazer. Para maximizar o resfriamento, abra as cortinas, venezianas ou cortinas à noite para permitir que o calor escape pelas janelas.

3 – Ligue um ventilador

Em climas mais quentes, você pode desligar o ar-condicionado à noite e deixar que ventiladores de teto ou de chã0 forneçam todo o trabalho. A energia usada pelos ventiladores é muito menor que a do ar condicionado.

Ainda mais, se você vive em um clima mais quente, os ventiladores podem proporcionar uma brisa confortável à noite e podem permitir que você configure o ar-condicionado acima de 25º graus, poupando uma grande quantidade de energia. Os ventiladores também podem ajudar a movimentar o ar frio pela casa para aliviar a carga de trabalho do ar condicionado.

4 -Livrar-se do ar quente

Use um exaustor quando cozinhar para ajudar a expulsar o ar quente da casa. Se você não tiver um exaustor, esfrie a sala usando um ventilador de chão na cozinha enquanto cozinha. Os ventiladores não apenas resfriam o ar, mas também ajudam a retirar o ar quente da cozinha.

5 – Use o desumidificador

Quando as pessoas dizem “não é o calor, é a umidade”, elas estão certas. Se você tiver um desumidificador, ligue-o quando a temperatura subir. Livrar sua casa de umidade fará com que você se sinta muito mais confortável. Você pode até mesmo ser capaz de ajustar seu ar condicionado acima de 25º graus ao usar um desumidificador combinado com ventiladores.

6 – Mantenha seu ar condicionado fora do sol

A localização ideal para uma unidade central de ar condicionado está no lado norte de uma casa. Embora isso nem sempre seja prático, existem outras maneiras de conseguir isso.

O Paisagismo faz mais do que simplesmente deixar o seu quintal lindo. Ao plantar arbustos ou árvores em torno do seu aparelho de ar condicionado, você pode ajudá-lo a resfriar sua casa com mais eficiência. As sombra do jardim também ajuda a manter os raios do sol longe de sua casa.

7 –  Faça tarefas no momento adequado

Enquanto cozinhar pode aquecer o ambiente, da mesma maneira é a máquina de lavar louça e secadora de roupas. É melhor deixar essas tarefas para as primeiras horas da noite ou, melhor ainda, quando ninguém está em casa.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.