Dicas para cultivar cebolas Grandes e saudáveis

0

plantação de cebola

As cebolas podem ser um pouco difíceis de Ficar grande como gostamos. Então, para que você tenha o maior sucesso possível, aqui estão 6 dicas de cultivo e cuidados para cultivar cebolas incrivelmente grandes, saudáveis e saborosas.

# 1: Quantidade de luz

Se você está tendo problemas no crescimento da cebola que não ficam do tamanho grande que você deseja, pode saber que você deve estar plantando a cebola errada na época errada. A quantidade de luz do dia que o seu jardim recebe durante a fase de crescimento da cebola ditará quando começará a formar o bulbo.

Existem cebolas específicas para longos dias de sol (14-16 horas) e cebolas específicas para poucas horas de sol (10 a 12 horas). Você deve saber que tipo é a cebola que você está plantando para aproveitar ao máximo o desenvolvimento do bulbo de acordo com as horas de luz solar diárias que tem na sua área.

Por que isso importa? Cebolas de dias longos de sol começam a desenvolver o bulbo no verão. A quantidade de folhas verdes na planta naquele momento ajudarão a determinar o tamanho do bulbo que você vai colher. Portanto se você plantar muito tarde na primavera, as cebolas não terão tempo para desenvolver  folhas verdes suficientes para incentivar o desenvolvimento de bulbos grandes de cebola.

Resumindo, você deve plantar cebolas especificas de dias longo de luz , no primeiro mês da primavera.

# 2: Plantar mudinhas e não sementes de cebola

Não plante as sementes de cebola diretamente no solo na primavera. Elas não terão tempo suficiente para se transformar em bulbos até o verão.

As sementes devem ser semeadas meses antes dentro de casa. Se você não fez isso, o melhor mesmo é comprar mudas de cebola. Essas mudinhas que for comprar,  são sementes que foram germinadas  há alguns meses atrás dentro de uma estufa.

plantando mudas de cebolas

# 3: Escolha a melhor variedade para o seu jardim

O primeiro passo é saber se a variedade da muda de cebola que você vai plantar é longa, intermediária ou curta, para que você tenha a certeza de que está é a cebola certa para a sua latitude.

O segundo passo é pensar para quando você vai usar suas cebolas. Você quer comê-los no futuro próximo? Ou você quer armazená-los a longo prazo para poder usá-las  durante todo o inverno? Se você quiser manter suas cebolas por muitos meses, você deve escolher uma variedade de armazenamento.

Encontrar variedades de armazenamento pode, às vezes, ser um desafio quando você não semeia suas próprias sementes, mas pode ter sorte em encontrar cebolas específicas de armazenamento em mercado de agricultores locais ou faça o pedido on-line em uma empresa de sementes de confiança.

Existem três cores de cebolas – vermelho, branco e amarelo. As diferenças entre as cores estão mais ligadas às variedades do que a cor em si. Alguns armazenam melhor que outras, algumas são mais suaves e outras um pouco mais forte e picante.  Recomendo a plantar uma mistura de diferentes cores e variedades para que você possa encontrar os teus favoritos.

# 4: Preparar os canteiros para cebola

Não é necessário cavar e remexer muito na terra do canteiro da cebola porque isso pode destruir  a estrutura do solo ao longo do tempo. Você pode somente usar um ancinho para soltar os primeiros centímetros do solo antes de plantar cebolas e sementes. Adicione um adubo orgânico equilibrado e misture com o ancinho também.

# 5: Use espaçamento correto

As cebolas podem ser plantadas muito próximas umas das outras – quinze centímetros por todos os lados. Isso significa que você poderá colocar muitas cebolas em um espaço pequeno. Se for cultivar cebola para o ano todo ( umas 400 mudas) o melhor mesmo é fazer uma ferramenta artesanal que tenha dentes espaçados com os 15cm de distância. Essa ferramenta vai fazer os furos adequadamente de uma maneira rápida e tudo o que temos a fazer é colocar a mudinha no buraco e cobri-lo com a terra.

buracos na terra

# 6: Dê às suas cebolas o que elas precisam

As duas práticas mais importantes para cultivar cebolas com sucesso são capinar e irrigar. As cebolas não gostam de fazer concorrência com ervas daninhas. O melhor  é colocar uma cobertura morta o mais rápido possível após o plantio. É difícil colocar a cobertura morta quando as mudas estão pequenas, então espere algumas semanas até elas ficarem maiores e assim poder cobrir  com uma camada de feno, palha, grama ou folhas.

Veja AQUI um truque de como replantar restos da cebola  para obter sempre as folhas verdes

plantação de cebola com cobertura morta

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.