Truque simples para replantar cebolas

1

Todo mundo que cozinha sabe que quando se utiliza uma cebola se corta as pontas. Você corta a parte de cima e a parte de baixo.

Na parte final, onde estão as raízes, você tem apenas uma crosta cicatrizada. Aqui está a dica: você pode plantar esse pedaço e ele vai crescer novamente.

Pegue esse pedaço da cebola. Coloque-o em alguma terra e deixe-o lá.

O que você deve saber é que esse método nao vai te dar um bulbo de cebola grande mas sim um linda cebola pequena . Você pode simplesmente usá-la inteira em sopas ou saladas  e posso te garantir que possui um sabor extremamente agradável!  Gosto de natural e orgânico!

Assim que Faz

1 – Guarde a parte de baixo de uma cebola  ( pode ser vermelha ou  branca) dos seus “restos” de cozinha. Deixe secar por alguns dias antes de plantá-lo.

ponta da cebola com as raizes secas

2 -Pegue uma vaso e coloque 2/3 com terra. Umedeça a terra e coloque o pedaço da cebola por cima com a parte cortada para cima.

vasinho de terra, adicionando agua e com cebola no centro

3 – Cubra o pedaço de cebola com uns 2cm de terra e Umedeça novamente. A terra deve ficar sempre umedecida mas nunca encharcada.

Esperar alguns dias para ver que começa a sair um broto verde  no centro.  Uma semana depois o broto está bem desenvolvido e podemos notar que desta ponta de cebola vamos obter 2 novas plantinhas.

broto cebola crescendo

4 – O Cebola  foi ficando maior, e agora é hora de dividir e replantar as duas futuras cebolas.

Retire a planta do pote e remova cuidadosamente toda a terra do resto de cebola e das raízes .Use uma faca, limpa e desinfetada e corte as duas (ou três, se tiver) em pedaços separados.

dividindo planta de cebola

5 – Plante as cebolas separadamente e cada uma no vaso definitivo até o final. Caso tenha um canteiro e prefira plantar no jardim, também é uma excelente opção.  Mas, caso seja inverno e a temperatura não seja adequada para o plantio de cebola, a melhor opção é realmente plantar dentro de casa.

plantando broto de cebola

dois vasos com broto de cebola

Quanto tempo para colher cebolas

A haste verde da cebola pode estar prontas para ser usada de 20 a 30 dias após o plantio. Os bulbos secos podem levar de 100 a 175 dias para atingir a maturidade.

Algumas vezes você pode ter algumas surpresas quando espera 1 bulbo e crescem 2 ….  claro que vao estar de menor tamanho mas tudo depende do clima , do local e dos nutrientes que a planta foi recebendo durante seu desenvolvimento.

cebolas gêmeas

todas as fotos:  via

 

Gostou? Compartilhe!

1 comentário

  1. Avatar

    Olá! Gostaria de saber se aquela cebola usada para conserva, que é menor, pode ser usada para plantar.. eu quero utilizar as folhas verdes, a cebolinha verde, mas queria algo mais permanente.. grata

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.