Salas de estar pequenas- ideias para aproveitar o máximo do espaço

0

Muitas idéias de decoração para salas de estar pequenas giram em torno de criar uma ilusão de ótica para fazer a área parecer mais espaçosa. Tais estratégias podem transformar uma área que parece apertada e claustrofóbica em uma que seja aconchegante e esteticamente agradável.

Para melhorar a sensação de bem-estar em salas pequenas, decore de uma forma que maximize a luz e o espaço e preste atenção em como você usa as cores. Isso pode fazer uma grande diferença.

É interessante tentar coisas novas. Às vezes, as ideias tradicionais sobre a decoração da sala de estar não são a melhor solução para um espaço pequeno.

Em vez de usar persianas nas janela, use cortinas longas e esvoaçantes porque elas chamam a atenção para o espaço vertical, expandindo assim a área da sala.

Sua sala de estar, independentemente do tamanho, deve ser capaz de funcionar como um espaço para relaxamento e entretenimento. Aqui estão algumas das dicas que você pode usar para deixar o ambiente mais espaçoso.

Decore com espelhos

 Designers frequentemente colocam espelhos estrategicamente em lugares pequenos para fazê-los parecerem maiores. Uma das idéias mais comuns da pequena sala de estar é pendurar um espelho grande em um local central para criar um ponto focal.

Para refletir a luz e adicionar um ambiente agradável, coloque-a atrás de uma fonte de luz, como uma vela ou luminária pendente. Se possível, posicione um espelho em frente à sua janela para refletir a vista e dar a ilusão de outra janela.

espelho grande na sala

Leve o olhar para o alto

Uma sala tem uma dimensão vertical e uma horizontal. Se a sua sala de estar tiver um teto alto, aproveite ao máximo o espaço extra decorando-o de maneira a atrair os olhos para cima. Cortinas do chão ao teto são uma maneira elegante de atingir esse objetivo.

Outra ideia é preencher o espaço vertical com uma coleção de pequenas e médias obras de arte. Essa técnica fará com que a sala pareça maior do que realmente é, porque convida o olho a vagar além do espaço horizontal no nível dos olhos que pode se sentir confinado.

teto decorado sala pequena

Use cores neutras e madeira

Uma das idéias mais populares de pequenas salas de estar é o uso de cores neutras em paredes, pisos, forros e móveis estofados. Uma paleta de brancos ou beges expandirá o espaço ao parecer empurrar as paredes para trás. Tons suaves também tendem a iluminar uma sala refletindo a luz. Além de ampliar o espaço, uma paleta neutra transmite sofisticação instantânea e cria um ambiente calmo.

Escolha móveis com aparência leve

Quando você compra móveis, considere seu “peso visual”. Este conceito refere-se ao peso percebido de um objeto com base no tamanho, cor e design. Escolha peças que tenham uma aparência leve, pois as mais pesadas parecem restringir o espaço.

Opte por cores pálidas ao invés das mais escuras e selecione peças que tenham pernas, evitando as que são quadradas. Mesas de vidro ocupam menos espaço visual do que as de madeira, porque você pode ver através delas. Qualquer mobiliário que não obstrua as vistas fará com que uma área pareça mais aberta e livre.

moveis branco sala pequena

Selecione móveis pequenos

Uma lista de ideias para pequenas salas de estar não estaria completa sem a recomendação de selecionar móveis que não dominem a sala ou pareçam dominar o espaço.

Um sofá com braços finos e uma parte traseira bem estofada é preferível a um com braços substanciais e com várias almofadas para a costas.

Se o espaço é apertado, você pode ficar sem um sofá, seja escolhendo uma poltrona ou optando por posicionar quatro cadeiras em volta de uma mesa de centro. Ao escolher as cadeiras, considere as sem braços porque elas ocuparão menos espaço do que um modelo com braços.

Quais são suas idéias favoritas para fazer sua pequena sala de estar parecer maior?

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.