Como desentupir a pia da cozinha – métodos rápido e barato que funcionam

0

Vamos mostrar abaixo alternativas barata e natural para desentupir a pia da sua cozinha.

Sempre que você lava pratos e começa a perceber que a água na pia está voltando, isso significa que o ralo provavelmente está entupido.

Na maioria das vezes, essa água que não desce, acontece devido a um acúmulo de gordura nos canos. Quando enxaguamos a gordura  de pratos e panelas pelo dreno, ela normalmente é líquida, mas acaba endurecendo e bloqueando os tubos.

desentupir pia

Restos de comida e cascas de vegetais ou de fruta também podem causar esse entupimento, acumulando-se onde os tubos se curvam e impedem a água de fluir.

Então, o que você faz quando isso acontece? Você chama um encanador? Você compra um produto químico sintético para desentupir sua pia?

A primeira opção é sinal de ter que gastar muito dinheiro e a segundo opção é quase que perigosa!  A maioria das pessoas provavelmente não sabe que esses produtos contêm substâncias nocivas que podem causar irritações na pele e problemas respiratórios.

Método 1 – Água quente e sal

Tudo que você precisa é de água quente e sal. Só com esse método, te dou uma garantia de 90% que vai desentupir sua pia .

  1. Despeje meia xícara de sal no ralo da pia e espere que ele desça pelo ralo. O sal deve estar seco e por isso vai despejando pouco a pouco.
  2. Em seguida, colocar para ferver 2 litros de água e desligue o fogão assim que começar a borbulhar.
  3. Despeje a água pelo ralo lentamente.
  4. A água quente, junto com o sal espalhado pelo cano vai derreter a gordura acumulada na tubulação.
  5. Para finalizar, depois que a água que você ferveu foi toda pelo ralo abaixo, jogue um pouco mais de água quente lentamente, só para garantir um resultado eficiente.

A textura áspera do sal ajudará a mover, retirar e levar embora com a água quente qualquer gordura restante

desentupir pia

Método 2 – Água quente e detergente

Você também pode substituir o sal pelo detergente.

Neste caso, faça diferente.

  1. ferva 2 litros de água como você fez antes e misture algumas colheradas de detergente.
  2. Despeje a água com este sabão pelo ralo como antes. Despeje bem devagar .
  3. A água quente junto com o detergente ajudará a dissolver qualquer gordura que esteja entalando o cano, e assim derretida, se agarrará ao detergente e vai ser levada com facilidade pela água. E seus tubos ficarão como novos.


Mas esses método de água quente e sabão só vai funcionar se a pia estiver entupida  com gorduras. Se o entupimento está sendo causado por pedaços de comida, a melhor opção é desentupi-lo manualmente.

Para isso você vai necessitar, com certeza,  o velho e amigo desentupidor de pia que hoje em dia existe em vários modelos e cores para todos os gostos….

desentupidor de pia

Método 3 – Vinagre e bicarbonato

Se a sua torneira não drena com uma rapidez desejada, e se você já tentou o Método 1  ( água quente e sal) existe outra solução natural que ajudará a desobstruir os tubos. Vamos usar bicarbonato de sódio e vinagre.

    1.  Usar meio copo de bicarbonato e meio copo com vinagre.
    2. Por outro lado, vamos colocar uma panela com 2 litros de água com meia xícara de sal dentro e  deixar ferver.
    3. Jogar o bicarbonato de sódio, seco, pelo ralo abaixo.  Em seguida jogar o vinagre lentamente e você vai ver imediatamente que vai haver uma reação gerando umas pequena efervescência.  Tampe o ralo para deixar reagindo internamente
    4.  Deixar reagindo por quinze minutos .
    5. Uma vez que o tempo recomendado tenha passado, despejar lentamente a água fervendo com o sal pelo dreno. Esta mistura ajudará a desfazer as possíveis acumulações de gordura da tubulação.
    6.  Esperar um pouco (meia hora)  para abrir a torneira e verificar se a mistura cumpriu seu objetivo. Se vemos que depois disso, a água continua não drenando com a rapidez desejada é só repetir o processo.

desentupir pia bicarbonato



Como evitar que a pia fique entupida

Em qualquer caso, a prevenção é a melhor solução contra entupimentos. para isso é necessário que  você siga algumas dicas :

  • Não jogue óleo pela pia. Nem restos de comida.
  • A cada quinze dias, aproximadamente, tente derramar água fervendo com sal para derreter toda a gordura aderida às paredes da tubulação.
  • Assim que você notar que a água demora um pouquinho para drenar, não espere piorar. Use o desentupidor de pias imediatamente. Provavelmente a obstrução não é tão séria que não possa ser resolvido por sucção.

Você tem alguma outra dica para desentupir drenos de pia? Conte-nos sobre elas abaixo nos comentários!


veja o vídeo deste artigo

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.