Cortar um limão longitudinalmente realmente dá mais suco?

0

A Internet está cheia das chamadas dicas alucinantes! Mesmo nós aqui do Assim que Faz  não somos imunes à atração de “dicas alucinantes”: nós vemos, compartilhamos e, 95% das vezes, esquecemos imediatamente deles.

Mas quantas dessas dicas de “mudança de vida” realmente funcionam?  Decidi descobrir colocando algumas das dicas mais intrigantes, à prova, e veja abaixo o resultado de uma delas.

 A dica original

Essa dica  pode ser vista em alguns sites de chefs ou não chefs. Neles os apresentadores demonstra como cortar um limão longitudinalmente – em vez do habitual transversalmente -e o resultado é sempre animador …em alguns videos  resulta em cerca de 2 vezes mais suco.

Por essa diferença na quantidade de suco obtido, em somente mudar a maneira de cortar o limão me chamou á atenção para fazer o teste.

 Testando o método

Obviamente, minha cozinha em casa não é um laboratório ou mesmo uma cozinha de teste profissional, mas achei que poderia ser um pouco mais científico ao testar esta dica.

Primeiro, pesei os limões para encontrar dois limões aproximadamente do mesmo tamanho. Cortei o limão um pouco mais pesado transversalmente ( maneira tradicional ) , imaginando que, se essa dica realmente funcionasse, a quantidade de suco do limão longitudinal seria muito mais que sobrecarregaria a diferença de dois gramas no peso inicial.

→ Limão 1: 123 gramas, cortado transversalmente
→ Limão 2: 121 gramas, cortado longitudinalmente

Então usei um espremedor manual para extrair o suco de cada limão em copos de medição separados. Tirei as sementes que acabavam no suco e pesei o suco que cada limão produziu.

Veja AQUI 5 DICAS PARA ESPREMER O MÁXIMO DE SUCO DOS LIMÕES 

limão sobre balança

Os resultados

Como você provavelmente pode ver, apenas olhando a quantidade de suco obtido na foto abaixo, a diferença foi decepcionantemente pequena.

→ Limão 1 (corte transversal): 43 gramas de suco
→ Limão 2 (cortado longitudinalmente): 46 gramas de suco

Mesmo acrescentando novamente a diferença de dois gramas entre os dois limões, seriam apenas cinco gramas de suco extra do limão cortado longitudinalmente. Cinco gramas de suco de limão são cerca de 5 mililitros, ou cerca de uma colher de chá.

É bom ter uma colher de chá extra de suco de limão, com certeza, mas isso não é nada impressionante!

Veredicto: Esta não é uma dica alucinante.




suco de limão

Conclusão

Notei que as metades de limão cortadas longitudinalmente eram muito mais flexíveis e fáceis de espremer. Então você com certeza irá obter mais suco de limão cortando o limão desta maneira na longitude se for espremer  apenas com as mãos, sem usar um espremedor de cítricos.

Então, se você tiver que fazer caipirinhas em uma cozinha mal equipada, lembre-se desta dica! Caso contrário, continue cortando o cítrico na direção que desejar.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.