Cultivando de acordo com as fases da Lua 

0

O grande mistério do porque a planta do vizinho é muito mais linda e saudável que a minha.  Pode ser solucionado nos próximos minutos .

Porque neste artigo, vamos falar sobre o que a lua tem que ver com o que plantamos.

Quase todo mundo desconhece completamente o que a lua tem a  ver com as plantas. E muitos outros acreditam que é lenda e histórias de antigos fazendeiros e que a conexão da lua com as plantas não tem embasamento científico.

Mas é verdade !!  A lua SIM que influência em um crescimento perfeito das plantas.

Essa influência da lua na produtividade e qualidade das plantas é devido ao subir e baixar da seiva, que é o alimento da planta.  e o crescimento das plantas, porque os raios lunares têm a capacidade de penetrar no solo.

semeando na terra

A influência de cada fase da lua no cultivo de vegetais

Lua crescente ou Quarto Crescente

Olhando para a lua, a maioria das pessoas  nunca sabem quando a lua está crecendo ou quando a lua está minguando. Uma dica boa é que, no hemisfério norte a lua crescente é uma D maiúscula. E no hemisfério sul, terá a forma da letra C.

Durante esta fase, a seiva sobe das raízes ao topo da planta e se concentra no talo e nos galhos . Este período é ideal para semear todas as plantas que crescem altas e frutificam: tomate, pimentão, milho, feijão  e outras .

Nesse período, ocorrem grandes movimentos de água no solo que afetam sua disponibilidade para as raízes.

Como existe uma maior disponibilidade de água no solo, as sementes terão a oportunidade de absorver água mais rapidamente e germinar no tempo esperado. Desde que as condições climáticas e de solo sejam favoráveis.

Por isso, as sementes de germinação rápida (hortaliças) semeadas dois ou três dias antes ou no início desta fase, germinam de forma mais rápida e homogênea do que as semeadas em outros períodos.

lua crescente

Lua cheia

A lua cheia é uma fase lunar que ocorre quando nosso planeta está localizado exatamente entre o Sol e a Lua.

Nesta fase, a seiva sobe e se acumula nos caules e folhas, de modo que as folhas da planta se desenvolvem mais rapidamente. O que não acontece com as raízes, que crescem lentamente nesta fase.

Lua cheia, é a época ideal para colher frutas e vegetais folhosos como alface, espinafre, couve e outras.

Nesta fase, a luz lunar continua aumentando e há pouco crescimento de raízes, mas muito crescimento de folhagem. Nessa fase da lua é que as plantas tendem a crescer.

Não é aconselhável fazer estaquias nesta fase.  Como a planta tem muita água em seu interior, os hormônios que promovem o enraizamento (auxinas) ficarão muito diluídos e não ajudarão a estimular a emissão de raízes.

Quando transplantadas neste período, as plantas tendem a crescer rápidamente e produzir muita folhagem.

lua cheia sobre a água

Quarto minguante ou lua minguante

Nesta fase, a intensidade dos raios lunares começa a diminuir.  Nesta fase lunar, a seiva concentra-se principalmente nas raízes

Este é um bom período para o transplante  já foi observado um crescimento rápido e vigoroso da raiz.

Como há pouca luz, o crescimento da folhagem é lento, por isso a planta pode usar boa parte de sua energia no crescimento de seu sistema radicular.

Com sua raiz vigorosa e bem formada, a planta pode obter nutrientes e água suficientes para um crescimento bem-sucedido.

Lua Nova

Fase da lua em que a lua não reflete a luz e não é visível da Terra.

Nesta fase, a lua está escondida entre a terra e o sol, então obviamente, os raios da lua diminuem.

Nesta fase lunar, o fluxo da seiva desce e se concentra na raiz. É uma fase de descanso, de repouso da planta .

É o momento, por exemplo, que podemos tirar o mato, limpar ao redor da área de plantação, etc.  Nada que tenha a ver diretamente com as plantas porque não é muito aconselhável tocar em qualquer tipo de vegetal neste ciclo de lua .

Mas também é uma fase muito boa para semear as plantas que frutifiquem embaixo da terra tipo: cenoura, rabanete, beterraba e outros.

Direto ao Ponto

Lua nova :

  • Seiva se concentra nas raízes. É o momento de semear plantas que frutifiquem abaixo da tierra.
  • Fazer manutenção geral da área de plantação tipo:  Tirar ervas daninha e fofar o solo.

Lua minguante:

  • Seiva se concentra nas raízes. É o momento de semear plantas que frutifiquen abaixo da terra.
  •  bom período para  transplantar as mudas.

Lua cheia:

Momento ideal para a colheita de frutas e hortaliças de folhas como alface, couve e diferentes repolhos.

Lua crescente :

Seiva se concentra na zona superior da planta. É aconselhável plantar as hortalizas  que cresçam e dão frutos sobre a solo.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.