Dicas para limpar o ferro de passar roupa

0

É natural que seu ferro de passar roupa acumule sujeira na base, correndo o risco de manchar algumas roupas na hora de passar. Para resolver esse problema, é preciso limpar o ferro de passar frequentemente. Mas quais são os métodos corretos para garantir uma limpeza eficiente?

Não existe uma única resposta para essa pergunta. Isso porque existem diversos materiais usados na fabricação dos ferros, como por exemplo, o alumínio ou inox. Além disso, o acabamento também muda de produto para produto, existem uns que recebem um acabamento antiaderente e outros esmaltados. Dessa forma, a limpeza depende do material utilizado na produção do ferro de passar a roupa.

palha de aço

Mas um fato é garantido: a famosa palha de aço, que muitos utilizam para fazer esse tipo de limpeza, não é recomendada. Ela pode gerar danos que, apesar de imperceptíveis, prejudicam bastante o funcionamento do ferro, que pode passar a “enrugar” as roupas ao invés de alisar. O uso de palha de aço também contribui para o desgaste do esmalte da base e da antiaderência.

Ferro de passar roupa com Antiaderente

Em geral, para a correta limpeza do ferro de passar roupas deve se usar água, vinagre branco e um pano limpo, macio, que não solte fiapos.

1 – Tire o ferro da tomada e deixe esfriar completamente.

2 – Umedeça o pano em uma solução que contenha 50% de água e 50% vinagre. Passe por todo o aparelho.

  •       ex: 100m de água e 100ml de vinagre.

3 – Por fim, seque o aparelho com um pano seco.

limpar ferro de passar a roupa

Outra dica é usar detergente neutro no lugar do vinagre branco.

Nunca use um produto de limpeza abrasivo. Este abrasivo vai desgastar o revestimento do seu ferro.

Ferro de passar roupa SEM a capa Antiaderente

Para os ferros que não tenham essa proteção antiaderentes, é recomendável usar uma mistura de bicarbonato de sódio com água.

Em um pirex com um pouquinho de água, ir acrescentando o bicarbonato até virar uma pasta. O saponáceo comercial também é uma opção (para as pessoas que não gosta de produtos caseiros) mas o caseiro e o comercial funcionam igual.

1 – Com uma esponja macia esfregar as sujeiras mais aderidas.

2 – LEMBRE-SE QUE O PROCESSO DEVE SER FEITO COM O FERRO DESLIGADO.

3 – Tome cuidado também para que o saponáceo não entre nas saídas de vapor.

Aliás, é preciso estar muito atento ás saídas de vapor. Não é recomendado usar nenhum tipo de produto de limpeza para essas partes, pois os resíduos desses produtos podem calcificar. Além disso, se o compartimento interno for feito de ferro, o uso de produtos químicos pode enferrujar o aparelho.

Existe ainda outra dica “caseira” que também funciona super bem. Coloque uma colher de sal grosso em cima de um pano macio ou folha de papel. Em seguida, ligue o ferro até a temperatura máxima, sem o vapor e passe o aparelho por várias vezes em cima da folha, pressionando ligeiramente o sal. Por fim, desligue o ferro e passe um pano limpo na base . Os resíduos da sujeira ficarão grudados no sal!

ferro e sal

Como Limpar a saída de vapor

Para limpar o interior de um ferro a vapor, você precisa saber se seu ferro filtra a água automaticamente usando um filtro substituível. Se for assim, não se esqueça de substituir este filtro dentro do prazo que deve estar estipulado no manual do seu aparelho. Outros ferros que não possuem esse filtro deve ser feita a limpeza manualmente:

Despejar dentro do reservatório de água, 1/4  de vinagre branco puro, ligar o ferro na temperatura máxima e deixar todo o vapor sair do ferro, até esvaziar o compartimento.

limpar ferro de passar roupa

O vapor de vinagre é bastante forte por isso é bom abrir as janelas e portas. Em seguida encha o reservatório de água e repita até que veja que as saídas de vapor estão limpas, livres de qualquer acúmulo de pequenos resíduos de minerais.

Dicas extras do assim que faz para evitar acumulo de resíduos

• Você pode evitar esse acúmulo de minerais nas saídas do vapor usando água destilada ou purificada no reservatório quando for passar as roupas.

• Se você decidir continuar usando água normal, da torneira, esvaziar o reservatório de água após cada utilização com o ferro ainda quente assim facilita que se seque completamente.

Prevenindo danos futuros

Limpe o ferro após cada uso. A melhor coisa que você pode fazer para evitar que seu ferro precise ser seriamente limpo é realizar limpezas de rotina e limpar depois de cada uso.

Quando terminar de usar o ferro a cada vez, deixe o ferro esfriar e, em seguida, limpe-o rapidamente usando toalhas de papel e uma solução de limpeza doméstica regular.

Certifique-se de retirar completamente os restos da solução de limpeza depois de terminar com a limpeza para que esse resto não seja transferido acidentalmente para a próxima coisa que você passar.

A última recomendação é estar sempre atento à temperatura utilizada para cada tipo de tecido. A sujeira que fica embaixo do ferro é, na verdade, um acúmulo de pequenas partículas sintéticas. Elas ficam grudadas na base justamente por causa do mau uso do aparelho, principalmente quando um tecido é passado em uma temperatura superior à correta.

Seguindo essas dicas, limpar o ferro de passar roupa não será mais uma dor de cabeça. Lembre-se de realizar essa operação pelo menos uma vez por mês, pois quanto mais tempo a sujeira fica acumulada, mais complicada é sua remoção.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.