26 utilidades do Vinagre

3

O vinagre é um produto presente em praticamente todos os lares, utilizado principalmente para dar um sabor mais forte e gostoso nas saladas. Porém, o que pouca gente sabe é que o vinagre tem muitas outras utilidades. Composto de 95% de água e 5% de ácido acético, o vinagre pode ser usado para várias funções, como para a saúde, eliminação de cheiro, limpeza e até para dar brilho ao cabelo!

Confira abaixo algumas formas de usar esse produto incrível e muito barato, ajudando na economia doméstica.

 

O Vinagre na Saúde e beleza

1→ O vinagre gelado pode ser usado para curar hematomas provocados por pancadas. Ele desincha o local machucado e evita o aparecimento de manchas roxas

2→ Vinagre branco também pode ser utilizado para combater a caspa. Recomenda-se passar durante o banho, depois de lavar os cabelos, passar em toda região capilar, deixar por cerca de dez minutos e lavar em seguida. Para melhor resultado usar duas vezes por semana.

3→ Está com dor de garganta? Uma das soluções pode ser o vinagre! Faça uma solução com duas colheres de sopa de vinagre e 150 ml de água morna. Coloque um pouco de sal e faça quatro gargarejos por dia.

4 → O vinagre frio diluído é um ótimo tonificante  para a pele.

vinagre para dor de garganta e tonificar pele

5 → O vinagre também mata os piolhos. É só lavar a cabeça das crianças e enxaguar com o vinagre é muito mais eficaz  que muitos produtos farmacêuticos e muito mais barato.

6 → Para quem tem pele oleosa e não quer gastar uma pequena fortuna para resolver esse problema, o vinagre pode ser uma solução. Passe um pouco do produto em um algodão e aplique na pele. As gorduras e células mortas serão removidas.

7 →  Vinagre elimina os fungos das unhas: mergulhe as unhas das mãos ou dos pés em vinagre branco uma vez por dia para ajudar a reduzir o crescimento dos fungos. Mergulhe por 20 minutos cada dia até o fungo desaparecer. Se o vinagre irrita sua pele deixe por menos tempo ou faça dia sim dia não ou dilua o vinagre em agua.

8 →  Além disso, o próprio vinagre faz bem para saúde! Ele ajuda a eliminar gorduras, evitando aquela temível “barriguinha”. Para isso, coloque uma colher de chá em um copo com água e tome essa mistura antes de cada refeição. O consumo do vinagre também controla a pressão arterial, reduz o colesterol e é antioxidante. Mas não se esqueça: tudo em excesso faz mal!

O Vinagre na Limpeza:

9 → O vinagre pode substituir alguns produtos de limpeza. Para limpar o chão, use o vinagre puro em um pano. Ele elimina a sujeira e eventuais insetos que também possam estar no piso.

10 → O vinagre é um excelente amaciante de roupas. Não se preocupe com o cheiro, pois as roupas ficam frescas e cheirosas e os tecidos de lã não ficam felpudos quando são enxaguados em água com vinagre. Adicionar 1 copo de vinagre dentro da máquina de lavar no enxágue final

limpando rejunte com vinagre usando uma escova de dentes11 → Para remover o mofo do rejunte dos azulejos de banheiro ou cozinha, o vinagre também pode ser utilizado. É só aplicar uma quantidade generosa de vinagre branco com uma escova de dente velha. Depois de duas horas, lave a superfície com água e sabão.

12 → O vinagre é excelente para limpar pincéis velhos e duros e deixá-los como se fossem novos. ( veja aqui o vídeo)

13 → Remove completamente a ferrugem em pequenos objetos . É só colocar em um recipiente o vinagre quente e deixar de molho por uns dias. As peças vão ficar novinhas. ( veja o passo a passo)

14 → Misturando em quantidades iguais:  água, vinagre, álcool e lisoform, é possível criar uma solução para higienizar colchões. Coloque toda a mistura em um borrifador e, depois de tirar lençóis e fronha do colchão, é só borrifar a solução pelo colchão e travesseiro. Se possível, deixe secando ao sol, para eliminar qualquer fungo ou ácaro.

VEJA AQUI COMO FAZER O VINAGRE DE MAÇA EM CASA 

vinagre na limpeza dos talheres15 → O vinagre ainda pode dar brilho aos talheres! Uma vez por semana, coloque os talheres em um recipiente com água e ½ xícara de  vinagre de álcool. Deixe de molho pela noite e enxágue no dia seguinte. Secar com pano seco e verá o brilho total dos seus talheres.

16 → O vinagre ajuda na remoção de cheiros indesejáveis. Borrifar o vinagre no ambiente que tem cheiro de mofo, fumaça, panela queimada, pintura ou cigarro neutraliza o mau olor porque o acido acético presente no vinagre absorve esses mau cheiros.

vinagre para limpar metal17→ Remover chicletes: O primeiro que tem que fazer é retirar o máximo possível do chiclete da área com um raspador. Depois empapar a área com vinagre quente sobre o restante de chicle e esse vai dissolver completamente.

18 → Para remover as manchas de baixo do braço: borrifa um pouco de vinagre branco sobre a mancha antes de lavar e essa vai desaparecer.

19 →  Se a torneiras da cozinha ou do banheiro estão opacos, limpe-os com um pano embebido com vinagre. Se estiver muito opaco, deixe o pano embebido durante toda a noite. No dia seguinte secar com um pano e você vai ter umas torneiras brilhando.

Vinagre na culinária

20 → Se você gosta que o arroz fique bem soltinho, vinagre também é a solução. Acrescente cerca de uma colher do produto depois que o arroz tiver cozido por dez minutos.

21 → O vinagre mata as bactérias e amacia a carne: coloque ¼ de xícaras de vinagre em 1 kilo de carne e deixar marinar durante a noite em seguida cozinhar a carne sem lavar ou retirar o vinagre. Se quiser acrescente algumas ervas para dar um sabor todo especial ao seu prato.

22 → conservar o queijo: O queijo vai durar  mais se você armazena-lo em um pano empapado com vinagre.

Outras utilidades do vinagre

23 – O vinagre de maçã pode ser usado para dar mais brilhos aos cabelos. É só colocar uma colher de sopa em cerca de 500 ml de água e utilizar no último enxágue durante a lavagem.

24 – As flores cortadas e postas em vasos  ficam frescas e duram por mais tempo se colocarmos duas colheres de sopa de vinagre mais duas colheres de açúcar para cada litro de água do jarro da planta.

25 – Pulveriza vinagre em volta da sua casa para afastar as formigas

26 – Vinagre mata as ervas daninha: mistura ½ litro de vinagre branco (o mais barato) com uma colher de sabão liquido numa garrafa spray e borrifa em todas as ervas daninhas que encontrar. Elas vão morrer em questão de horas….Cuidado para não salpicar nas plantas que você deseja conservar.

pulverizar vinagre nas ervas daninhas

 

Gostou? Compartilhe!

3 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.