Vinagre de Maçã – Maneira mais fácil de fazer em casa

0

O vinagre de maçã não pasteurizado, o caseiro  é considerado pela maioria dos entusiastas da saúde e da vida natural como ouro líquido!

Veja AQUI os 6 Benefícios do Vinagre de maça para a saúde – COMPROVADOS 

Este vinagre versátil possui uma lista  interminável de usos – Desde  uma ajuda digestiva estabilizando o açúcar no sangue  até em tratamentos capilares e excelente um tônico para a pele.

Para um produto verdadeiramente saudável e totalmente natural o ideal é fazer  você mesmo o seu próprio vinagre de maçã em casa. É muito fácil e leva apenas cinco minutos de tempo de preparação.

você vai precisar

  • Jarra ou recipiente de vidro
  • maçãs picadas o suficiente para encher o seu pote. (Use maças orgânicas sempre que possível)
  • Açúcar de cana – Aqui você pode usar qualquer tipo de açúcar: branca, cristal, morena, inclusive o mel.
  • Água filtrada
  • gaze ou filtro de café
  • elástico

 

materiais para fazer vinagre caseiro

Muito importante que todo o equipamentos que for usado devem estar extremamente limpos ou esterilizados, o que é essencial para um excelente resultado no processo de fermentação, portanto, Certifique-se de lavar todos os recipientes e utensílios que você vai usar com água quente e sabão.

Em seguida lave-os em água corrente fria  seque com papel toalha ou deixe secar ao ar em cima de toalhas de papel limpas.

Lavar na  máquina de lavar louça também é uma boa opção.

Assim que faz vinagre de maçã

1 – Encha a jarra de vidro quase até o topo com a maçã picada com a casca.

2 – Dissolva o açúcar na água filtrada. A quantidade que você precisa irá variar dependendo do tamanho de seus frascos, mas deve ser misturado na proporção de uma colher de sopa de açúcar para um copo de água.

3 – jogue a água com açúcar sobre as maçãs até ficarem completamente submersa. Use um peso ou um pequeno prato limpo para pesar as maçãs, assegurando que toda a fruta esteja completamente submersa pelo líquido, esse detalhe é realmente muito importante.

4 – Cubra o frasco com gaze ou filtro de café para manter as moscas e mosquitos longe! e armazenar em um local à temperatura ambiente, mas longe da luz solar direta. Um armário de cozinha é o local ideal.

maças fermentando

A fermentação se pode notar através da espuma que vai se acumulando na superfície.

Fermentação  –  Parte 1

Como você viu preparar é muito rápido…nem 5 minutos …. Agora vem a parte da fermentação.

1 – Deixe a mistura descansar por três a quatro semanas. Esteja ciente de que o processo de fermentação acelera durante o verão e diminui nos meses mais frios.

1 – Verifique seu vinagre a cada poucos dias para garantir que as maçãs estejam sempre submersas e observe o desenvolvimento de fungos.

Se você ver Espumas na superfície do preparado, isso é um bom sinal e significa que a fermentação está em processo.

Quando você notar uma substância escura e turva no frasco, você já pode retirar o liquido.  É só coar, compostar os pedaços de maças e reservar o liquido.

Mais …ainda não terminou a fermentação…..

Coar e reservar o líquido após 3 a 4 semanas

Fermentação – Parte 2

1 – Retorne o líquido para o frasco e cubra com uma tampa. Mais uma vez, deixe fermentar por duas a quatro semanas, agitando suavemente o frasco a cada dois dias.

2 – Prove o líquido regularmente até atingir uma acidez que você gosta.

3 – Neste ponto, você pode transferi-lo para uma garrafa e começar a usá-lo. O vinagre caseiro de maçã pode ser armazenado à temperatura ambiente, mas continuará fermentando e se tornando cada vez mais ácido.

Para evitar que isso aconteça, guarde suas garrafas de vinagre de maça na geladeira.

vinagre de maça

O vinagre vai fermentando com o passar dos dias. Quando atingir a acidez perfeita para você é só usar

Dicas para elaboração

  • Se você tem vinagre de maçã elaborado anteriormente, adicione 1 colher de vinagre de maçã junto com a água com açúcar ( 1º fase de elaboração)  para acelerar todo o processo de fermentação. Mas caso não tenha ….não se preocupe….é somente para acelerar o processo e não é essencial.
  • Nunca use nada de metal. Preferível usar a madeira ou plástico
  • Você pode usar restos de maçãs ao invés de maçãs inteiras.  Somente as cascas de maçãs que você usou também produzem excelente resultados.
  • O Vinagre de maçã é sem dúvida nenhuma, um dos produtos que devemos ter sempre em casa e para isso você pode ver AQUI os 6 Benefícios do Vinagre de maça para a saúde – COMPROVADOS 

Veja o vídeo de como fazer o Vinagre de Maça

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.