Energia Eólica – Alternativa para o futuro

0

Quando se fala em preservação do meio-ambiente, logo entra em pauta o tema da produção de energia. Atualmente, há uma grande preocupação em produzir energia sem trazer prejuízos para o planeta. É nesse contexto que se insere a energia eólica.

A energia eólica é a energia produzida através da movimentação do ar (vento). Ela é abundante, renovável, está disponível em todos os lugares e, o mais importante: é considerada a energia mais limpa do planeta.

ventiladores eólicos

Parque eólico em Pfaffroda (Dörnthal) na Saxônia

 como é possível transformar vento em energia?

Bom, o processo é simples de se entender. A força do vento é captada por hélices gigantes, que estão conectadas a um gerador. Através do movimento das hélices, o gerador elétrico é acionado.

A quantidade de energia produzida varia de acordo com vários fatores como o tamanho da hélice, a época do ano, a intensidade e velocidade do vento, etc.

A utilização da energia eólica em grande escala começou em 1970, nos Estados Unidos, quando começou uma grande crise do petróleo. A partir de então, os norte americanos e europeus passaram a estudar formas alternativas de se produzir energia, buscando fugir da dependência do petróleo e do carvão.

hélices de eólicas em meio do mar

Energia Eólica no Brasil

Atualmente, os países que mais utilizam a energia eólica são Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, Índia e Espanha. Os pesquisadores já sabem que o Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta.

Segundo as pesquisas, o maior potencial está nas regiões Sul, Sudeste e no litoral do Nordeste. Porém, apenas 29 megawatts (WM) dos quase 92 mil MW instalados no país provém da energia eólica. Nesse sentido, destaca-se o estado do Ceará, onde essa fonte de energia já é aproveitada por quase 165 mil pessoas.

energia eólica no Ceará

energia eólica no Ceará

Apesar do baixo aproveitamento, existem grandes perspectivas a respeito da utilização da energia eólica no país. Através do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Poinfa), que prevê que até 2022, pelo menos 10% da energia utlizada nacionalmente provenha das fontes renováveis escolhidas (PCH, biomassa e eólica).

Prós e contras da Energia Eólica

Essa preferência pela energia renovável parece ser uma tendência mundial. O mercado de energia eólica já movimenta cerca de 2 bilhões de dólares no mundo. Além disso, existem 30 mil turbinas eólicas de grande porte funcionando em todo planeta. Essa fonte de energia pode criar 1,7 milhão de novos empregos e diminuir a emissão de dióxido de carbono em mais de 10 bilhões de toneladas.

Apesar de todas essas qualidades, a energia eólica também gera alguns problemas. Com suas torres e hélices gigantes, elas alteram paisagens e podem ameaçar pássaros se estiverem localizadas em rotas de migração.

Também emitem um grande ruído que causa incômodo e podem influenciar no sinal das transmissões de televisão. Além disso, os custos dos geradores são bem altos.

Ainda assim, não há como negar que a energia eólica é uma grande alternativa para o mundo moderno, que tenta aliar um bom rendimento com energia renovável e de pouco impacto ambiental.  Nesse sentido, é possível dizer que a energia eólica tende a crescer cada vez mais, a medida que o petróleo vai se esgotando e a preocupação com o meio-ambiente aumenta.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.