O que é Energia Solar

0

O sol, este astro tão grandioso para nós, pequeninos seres humanos, também pode ser uma fonte quase eterna de energia, sabia? Sim, podemos usar ele como combustível, mais precisamente sua luz e seu calor, para produzir energia elétrica e manter nosso mundo em movimento.

Radiação solar se transforma em energia elétrica

A energia elétrica é produzida pelo aproveitamento da radiação solar (luz e calor). Painéis com células fotovoltaicas, expostos ao sol transformam a energia proveniente do sol em energia elétrica. Essa energia é então distribuída para uso, do mesmo jeito que ocorre com os outros tipos de energia, como a hidrelétrica, a eólica e a nuclear.

O maior apelo para a produção de energia através do aproveitamento da radiação solar é que ela é renovável, visto que você não precisa fazer uma barragem, extrair ou produzir elementos radioativos para sua captação.

Basta apenas colocar um painel em cima do telhado da sua casa, e pronto, você já é um produtor de energia elétrica. Outra vantagem da energia solar é que ela não produz resíduos, não gera poluição. Quer dizer, a energia em si não polui, mas isso acaba ocorrendo indiretamente na confecção dos painéis e seus componentes.

Resumindo, a energia solar é limpa, mas não tão limpa assim.


telhado com varias placas solares

Painel Solar é muito caro …. ainda …

Outro motivo para ela ainda não ser adotada em larga escala é o custo de produção. Os painéis ainda são muito caros, apesar de a técnica já ter se popularizado mundo afora.

Para a construção de usinas de produção de energia através deste método, é necessária uma grande extensão de terra para sua implantação. E com a especulação imobiliária aumentando cada vez mais o custo da terra, principalmente nos grandes centros, produzir energia solar se torna ainda mais caro.

E por que as usinas solares precisam de tanto terreno assim? Por que o sistema ainda não é muito eficiente! É preciso de muita área e muitos painéis para se obter uma produção razoável de energia elétrica. Ainda é muito mais caro produzir energia assim, do que através de hidroelétricas ou usinas nucleares, por exemplo.

Veja a tabela abaixo, retirada do site da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica):

tabela de custo diferentes energias

Estima-se que o custo médio, no Brasil, para geração da energia solar gire em torno de R$ 600,00 / MWh, o que a deixa mais barata apenas do que as energias térmicas a óleo diesel a e óleo combustível.

Mas só é tão caro assim por culpa do próprio governo brasileiro, que não investe neste tipo de energia. Por não necessitar de megaconstruções perto de locais com matéria prima, como as hidrelétricas, as usinas poderiam ser pequenas, construídas em cada cidade para atender sua demanda. Também diminuiriam as perdas durante a transmissão de energia, visto que as linhas seriam bem mais curtas, e aquelas torres de linhas de energia deixariam de fazer parte da paisagem, pois eliminaria a necessidade de transporte a longas distancias, e também a manutenção de toda essa rede.

A energia gerada é armazenada em baterias. Este sistema de mini-redes pode atender pequenas comunidades.

Energia solar no Brasil

Para se ter noção de como o potencial brasileiro nessa área é extremamente mal utilizado, os maiores produtores de energia solar do mundo são china, Estados Unidos, Japão, Alemanha. Os dois últimos são imensamente menores que o Brasil, enquanto os Estados Unidos tem uma taxa de insolação (a medida utilizada para avaliar o potencial energético para geração) menor que o brasileiro.

Como comparação, a Alemanha produz anualmente cerca de 1,500 MW de energia solar, algo em torno de 850 VEZES MAIS do que o Brasil produz.

Falta muita visão ás pessoas que comandam esta nação.

O local mais propicio para o investimento em usinas elétricas seria o Nordeste, que é a região do país que tem a maior insolação, devido a sua proximidade da linha do Equador, e a que menos dispõe de recursos hídricos para instalação de novas usinas hidrelétricas.

gráfico dos países que utilizam a energia solar

No Brasil, o seu uso ainda se dá principalmente na indústria e agricultura, utilizando o sol como fonte de calor para secagem de matérias primas, produtos acabados e grãos, por exemplo. Nas residências, é utilizado basicamente no sistema de aquecimento de água para chuveiros, saunas e piscinas, geralmente nas casas e empreendimentos de médio a alto padrão, referindo-se ao sistema de aquecimento solar como diferenciais na hora da venda dos imóveis.

A título de curiosidade, se você está planejando instalar um aquecedor solar em sua casa( aquecimento de água) o equipamento para uma residência de quatro pessoas custa cerca de R$ 1.500,00.

Talvez te interessa saber sobre as 8 ENERGIAS RENOVÁVEIS DA ATUALIDADE

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.