8 Tipos de energia renovável da atualidade

0

O que é energia renovável

Energias renováveis  são capturadas das correntes de energias existentes apartir de processo continuo natural como o sol, vento, água corrente, processos biológicos e fluxos de calor geotérmico.
São energias limpas e inesgotáveis e são a alternativa lógica e ecológica aos combustíveis fósseis e poluentes que atualmente dominam o panorama energético. Seu potencial é enorme e alguns expertos consideram que a união e o desenvolvimento de todas as variedades deste tipo de energia poderia suprir perfeitamente as necessidades energéticas de toda a humanidade.

Quais são as energias renováveis

As oito principais energias renováveis são:
  • Solar
  • Eólica
  • Biocombustível
  • Biomassa
  • Geotérmica
  • Hidráulica
  • das ondas
  • das marés

Energia Solar

A energia solar pode ser capturada de diversas maneiras. Os Painéis fotovoltaicos instalados nos telhados são os mais conhecidos.  Mas com a  evolução tecnológica encontramos diversas variedades:  painéis de baixo custo, flexíveis, aplicável como se fosse uma pintura sobre qualquer superfície, painéis solares em órbita ao redor da terra e folhas artificiais que imitam a fotossíntese da planta.
A energia solar térmica é utilizado em instalações domésticas e grandes usinas para produzir eletricidade e calor.
Graças a esse tipo de energia podemos aquecer casas e a água destas residências, aquecer piscinas, cozinhar e desidratar alimentos. Veja AQUI mais detalhes do que é e como funciona a energia Solar.

Eólica:

A tecnologia eólica é uma das renováveis que mais potencial de desenvolvimento e mais consolidada para os próximos anos.
Grandes turbinas de vento já fazem parte da  paisagem de muitas regiões ao redor do mundo, embora tenha sido um impacto ambiental para pássaros e animais que viviam no local de instalação. Seus defensores trabalham para melhorar e inovar a técnica como: turbinas de  uma ou duas pás, eixo vertical, voadoras, flutuantes, minis ou híbridos. Veja AQUI mais detalhes sobre a energia eólica.
turbinas de energia eólicas

Biocombustível:

Os biocombustíveis utilizam materiais diversos como cereais ou óleos usados para fazer um combustível alternativo aos derivados do petróleo.
A fermentação de diversas plantas para transforma-las em álcool combustível é chamado bioetanol, enquanto que os de base a óleo são biodiesel. Os biocombustíveis tem sido criticados porque não seria tão ecológicos como dizem seus defensores. E por isso estão trabalhando numa segunda geração que visa melhorar todo o processo tecnológico que se baseia em resíduos ou manterias primas não alimentar e cultivados em terrenos não agrícolas.

Biomassa

A biomassa é produzida a partir de resíduos orgânicos que foi gerado pela sociedade: sacos de lixo, resíduos agrícolas, da pecuária  etc. Podem ser usada para aquecer residências e abastecer as casas com esse tipo de eletricidade criada em instalações específicas.
A biomassa resolve o problema do campo de tratamento de resíduos não utilizados no campo; reduz o risco de incêndios florestais; oferece outras possibilidades como, usá-lo como fertilizante na agricultura; gera muitos postos de trabalho nas zonas rurais e combate o câmbio climático.

Hidráulica:

As grandes barragens produzem 20% da eletricidade mundial e 7% da energia total.  A energia Hidroelétrica reduz uns 13% da emissão de agentes poluentes na atmosfera, embora seja criticada por seu impacto ambiental e social, tais como o desaparecimento das florestas, habitat de vida selvagem e biodiversidade aquática e deslocamento de cidades e seus habitantes. As mínis hidrelétricas usam a força da corrente dos rios para produzir energia e igual que sua “irmã maior” tem vantagens e desvantagens importantes.

Energia Geotérmica:

Energia geotérmica, ou também chamada de energia geotermal como o próprio nome indica: “geo” que significa terra e “térmica” que significa calor, é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior do nosso planeta Terra.
As chuvas abastecem o volume de água dentro da Terra e o calor é gerado constantemente em seu núcleo.O calor necessário para a produção de energia geotérmica pode ser obtido a partir de vapores quente, áreas rochosas quentes e úmidas ou áreas rochosas quentes e secas.

Energia das ondas:

A energia das ondas ou ondomotriz, provém do aproveitamento das ondas oceânicas. É uma energia “limpa”, isto é, sem quaisquer custos para o ambiente e até a atualidade.
Não está disponível de forma comercial, apesar de ser estudada desde o ano de 1890.Vários protótipos são testados em países como Portugal, Noruega e Espanha.
ondas

Energia das marés

Ou energia maremotriz é o modo de geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés.
Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes.Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.
Energia das marés, embora como a onda precisa de mais desenvolvimento para ser competitivo. Veja mais detalhe AQUI.
Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.