10 maneiras de reduzir desperdício em casa Agora

0

10 maneiras de reduzir o desperdício em casa, Agora

Embora tentar ficar sem produzir lixo ou usar o plástico possa parecer uma tarefa quase impossível, não precisa ser. Existem várias maneiras de reduzir o desperdício em casa e fazer a sua parte pelo planeta. Tente começar com o que pode ser mais fácil para você e siga estas dicas. Cada pequeno passo faz a diferença.

1. Reciclar

Embora reduzir itens de uso único seja a melhor maneira de reduzir o desperdício, a reciclagem é a próxima melhor coisa. Qualquer que seja o objeto e o que for feito, é provável que haja uma maneira de reciclá-lo adequadamente. Aprenda a reciclar os itens da sua casa e você quase não precisará usar a lixeira. Se algo não for reciclável, compre uma opção reciclável na próxima vez (sempre que possível).

Leia também

 Como Reciclar Garrafas pet

O isopor também é reciclavel  

Reciclar Radiografias e Negativos de fotografias

Pneus velhos – Uma maneira diverdida de reciclar 

2. Não use canudos de plástico

Por incrivel que pareça, o canudinho de plástico corresponde  4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de poliestireno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável. O plástico pode levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!

O total usado pelos brasileiros em um ano equivale a um cubo de 165 metros de alto. O que é 50 metros mais alto que o edifício Copan, em São Paulo. Estes podem facilmente acabar no oceano e são prejudiciais à vida marinha. Felizmente, existem muitas alternativas para o uso de canudos para que você não precise desistir deles de vez. Tente investir em um canudo de metal para uma alternativa elegante ou canudos de papel para sua próxima festa.

Se você ou alguém da sua família tiver uma deficiência que exija um canudo, pule esta dica. Existem muitas outras maneiras de reduzir o desperdício sem comprometer a acessibilidade.

3. Não use sacos de plástico

A sacola plástica média é usada apenas por 12 minutos, mas leva pelo menos 500 anos para ser decomposta em aterros sanitários. Isso é motivo suficiente para abandonar as sacolas plásticas e lembre-se de levar sacolas reutilizáveis para a loja.

Uma sacola evoluiu muito além de simplesmente ser uma alternativa sustentável. Agora são declarações de status sinceras. Compre um da sua marca ou livraria favorita. Ou, para pontos de nível de especialista, tente fazer um.

4. Faça seu próprio sabão

Todos os produtos de limpeza e beleza são embalados com diferetes tipos de plástico.  Tente voltar ao básico, elaborando seus próprios sabonetes, produtos de limpeza e produtos de beleza.  É muito fácil! Existem muitas receitas interessantes que pode torná- las realmente divertidas em fazer.

Veja AQUI como você pode aprender a fazer e elaborar sabonetes totalmente naturais e artesanais.

5. Lojas locais

Confira os mercados de agricultores locais para obter produtos frescos e orgânicos que não vêm embalados em filme plástico. Além de comer um alimento muito mais saudável e saboroso, isso ajudará você a não apenas reduzir o desperdício, mas também é uma ótima maneira de apoiar sua comunidade local. Se você tem sua própria horta de verduras e hortaliças, melhor ainda! Você também pode vender seus produtos, se tiver alguma produção em excesso.

Veja AQUI como você pode começar uma horta em casa de 1 metro quadrado.

Veja AQUI 11 MAneiras diferentes de cultivar ervas aromaticas, diretamente na sua cozinha.

6. Iniciar compostagem

A compostagem não é apenas uma ótima maneira de reduzir o desperdício e lixo de alimentos. Mas também traz muitos benefícios para o seu jardim. Juntar certos alimentos e misturar de uma maneira correta com outros materiais secos, voce tera um exelente e o melhor adubo natural para suas plantas. E o mais importante, um planeta mais saudável e muito mais feliz.

Veja AQUI o que pode e o que não pode ir para a compostagem.

7. Crie uma despensa sem plástico

Recicle todos os recipientes e potes de vidro como o de azeitonas, palmitos, molho de tomate, geleias, etc e etc. Esses potes de vidro vão dar á sua despensa um ar de muito mais organizada. Você vai adorar o novo visual.

Você não apenas irá reciclar potes de vidros, mas também vai estar colaborando para um planeta com menos lixo.

Veja AQUI como fazer lindas iluminarias usando potes de vidro.



8. Aprenda a reparar

Você não precisa ser especialista para consertar roupas rasgadas ou até dar um jeito numa jóia quebrada. Economizar  seu dinheiro e poderá manter esse par de jeans favorito por mais tempo do que o esperado. Use a criatividade e crie bordados ou qualquer tipo de detalhe que goste.  Aqui o que vale é reinventar algo que “parece” que não serve mais usando a criatividade.

9. Fechar a torneira enquanto lava os pratos 

Quantas vezes você já ouviu isso? Lavar os pratos  demora algum tempo e pode representar muito desperdício.

Para se ter uma ideia, a vazão média de uma torneira é de 9 litros por minuto, ou seja, bastam 10 minutinhos para que 90 litros de água tratada sejam literalmente jogados fora.

Quando for passar a bucha com sabão na limpeza de pratos, feche a torneira.

assimquefaz: Dê uma molhada geral nos pratos que devem ser lavado. Feche a torneira.  Com a torneira fechada, ensaboar tudo que tem que ser lavado: pratos, talheres, panelas etc etc.  Quando tudo estiver ensaboado é só colocar TUDO abaixo da torneira e aí sim abrir a água.  Vai enxaguando os de cima da pilha primeiro e desta maneira você vai ver como vai ser muito mais rápido e bastante mais econômico.

10. Uma garrafa diferente

Enquanto outras coisas podem ser um pouco mais difíceis de resolver, essa é super simples de fazer. Troque suas garrafas de plástico pela escolha de garrafa de água reutilizável, metal, vidro ou plástico duro, para ajudar a reduzir as 1 milhão de garrafas de plástico compradas globalmente por minuto, 91% das quais não serão recicladas. Só com essa ultima frase já dá para enteder a urgência em trocar as garrafas pet por outras alternativas reutilizaveis URGENTEMENTE!!

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.