Maneiras de como reciclar o Isopor

0

O nome deste material é poliestireno, mas é mais conhecido pelo seu nome de marca que é isopor. Este material  é constituído de  2% de plástico e 98% de ar. Portanto por ser super leve e ter alta resistência é ideal  na fabricação de recipientes e embalagem para  produtos de várias industrias como a farmacêutica, alimentícia, química, agrícola etc.

O ISOPOR NÃO É BIODEGRADÁVEL. NÃO DESAPARECE NUNCA!

Esta bandeijinha de isopor que veio com algum alimento que você comprou  pode durar uns 500 anos e vai estar em algum lugar na superfície terrestre.

Perturbando, sujando o meio ambiente e matando animais porque muitos deles são atraídos pelo isopor  ( não sei porque) e simplesmente comem.

varias embalagens de isopor

O isopor é 100% reciclável !

Portanto mãos a obra e vamos ajudar o planeta!

Reciclar o isopor é possível

Um quilo de isopor reciclado é igual a um quilo de isopor novo pronto para ser usado. Algumas  simples ideias  abaixo pode deixar o isopor longe de ser um resíduo por mais tempo

  1. Projetos de artesanato
  2. Flutuadores para pesca
  3. Drenagem em vasos de plantas
  4. Substrato para plantas
  5. Compostagem
  6. Decoração de festa infantil
  7. Criação de cenários para produção teatral
  8. Criação de maquetes
  9. Em construções na fabricação de blocos

Como juntar e guardar

Você sempre vai ter isopor de todos os tipos na sua casa.  O ideal é ir guardando até surgir uma ideia e assim você pode reciclar.

Quebre o isopor em vários pedaços pequenos e guarde num saco acessível  para quando necessitar.

Se você for usar em plantas: Triturar muito bem o isopor e misturar com a terra nos vasos de planta. Auxilia muito na drenagem

Outra ideia também é perguntar em Lojas de artesanato. Pode ser que alguma destas lojas de artesanatos recebam este material para usá-los em futuros projetos.

isopor picado e ralado

Algumas ideias bem criativas

1 –  Reutilizar os pequenos flocos de isopor de embalagem

Não há razão para que estes flocos de isopor não possam ser reutilizados como antes. Em alternativa, se não enviar encomendas com frequência, pode doar estes flocos recebidos para alguma empresa que utilize.

2. Recheio

Flocos de isopor são muito suaves, então eles podem ser usados como uma alternativa barata para rechear coisas como travesseiros, brinquedos de pelúcia e pufs.

3. Alternativa ao Gelo

Você pode usar estes flocos de isopor  substituindo o gelo em um refrigerador para manter o conteúdo frio, ou em conjunto com gelo para tornar o gelo mais frio e durar mais tempo sem derreter.

Atenção:  é claro que você NÃO vai usar os flocos para gelar uma bebida….por favor use o senso comum… a ideia é somente colocá-lo ao redor de um recipiente e nunca dentro.

 

flocos de isopor

4. Enchimento para vasos

Despeje um pouco de flocos de isopor no fundo de um vaso grande, em vez de usar 100% de solo. Isso  vai deixar o vaso muito mais leve e não prejudicam a planta!

5. Ajustar parafusos soltos

Quando você tiver um parafuso ligeiramente solto, passe-o por um pedaço de isopor e insira-o no orifício. A espuma ocupará o espaço extra e fará um ajuste perfeito.

6. Decoração da árvore de Natal

Decore sua arvore de natal com esses flocos de isopor  dando uma aparência de neve sobre os galhos.

Maneiras de reutilizar copos de isopor

7. semear de Mudas

Copos de isopor são ótimos para usar para desenvolver pequenas mudas. Eles são pequenos, leves e praticamente gratuitos!

8. Amplificador do som para tablets  (alto-falante)

Quem precisa comprar um alto-falante quando você pode fazer o seu próprio usando somente um copo de isopor, um marcador e uma tesoura?

Veja como fazer isso:

Cortar uma abertura no copo e, em seguida, deslize-o sobre a área de alto-falante do seu dispositivo. A imagem mostra num  iPad, mas deve funcionar com a maioria dos tablets, dependendo da localização dos alto-falantes. Aproveite o seu som amplificado!

reciclando copo de isoporFormas de Reutilizar Recipientes e Bandejas de Isopor

Atenção (isso é importante!):

Antes de usar bandejas de isopor, certifique-se de limpá-las primeiro. Lave as bandejas com sabão, lave-as e depois seque-as. Você também pode fazer isso para tirar manchas de comida de qualquer pedaço de isopor.

Agora você está pronto para reutilizar seus recipientes e bandejas de isopor!

9. “Estofamento” de sola de sapato

Seus pés estão cansados e doloridos de andar em sapatos que têm solas duras? Não se preocupe, porque tenho a solução perfeita para você!

Tudo o que você precisa fazer é cortar um pedaço de isopor liso para caber dentro do seu sapato, e isso ajudará a confortar seus pés.

13. Prato de Secagem

Depois de lavada, uma bandeja de isopor pode ser usada como uma tábua  para secar sementes, ervas, frutas, etc.

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.