10 Dicas para economizar energia e cuidar do meio ambiente

0

Em termos de economia de energia, deixar um aparelho conectado é equivalente às emissões de CO2 de qualquer setor. Como tornar isso menos desmoralizante quando se trata de economizar em casa?

Certamente, pare de pensar em termos individuais e comece a considerar o que milhões de plugues podem significar para milhões de rios, montanhas e prados.

Por esse motivo (e porque sabemos que a conta de luz  é um pesadelo), deixamos para você esta lista de 10 dicas para economizar energia na sua casa.

1) Nunca deixe os aparelhos em STANDBY  

Retire da tomada ou desligue os eletrodomésticos quando não estão sendo utilizados, principalmente o computador, televisão e microondas. Parece bobagem mas com essa atitude pode economizar algum dinheiro na conta do mês.

aparelhos elétricos ligado

2) Trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes

Compre lâmpadas fluorescentes compactas ou em tubos. Apesar delas custarem um pouco mais, vale a pena porque elas consomem muito menos energia e duram de 8 a 12 vezes mais que as tradicionais incandescentes.

lâmpada incandescente e fluorescente


3) No calor, prefira ventilador de teto

O ventilador de teto é o ideal para refrescar um ambiente podendo economizar até 90% no gasto de energia comparado com um aparelho de ar condicionado.

ventilador de teto

4) Máquina de lavar roupa

→ Diminua o número de lavadas com a máquina de lavar roupas, utilizando-a só quando esta estiver totalmente cheia. Atuando assim  você poderá economizar na energia e na água também.

→ Use a dose certa de sabão para evitar repetir a operação de enxágüe

→ Mantenha o filtro sempre limpo.

maquina de lavar roupa

5) Use e abuse do sol

Secar as roupas ao ar livre ou pendurá-las nas cadeiras dentro de casa reduz sua conta de luz e também é uma ótima opção para umedecer o ar seco de dentro de casa.

roupas secando ao sol

6) Escolha eletrodomésticos de baixo consume energético

O selo energético informa ao usuário o consumo de energia e outros dados importantes relativos a cada tipo de aparelho como: o ruído, a eficiência de secado e da lavagem, o ciclo de vida normal. etc. Este tipo de informação aparece em aparelhos elétricos como geladeiras, freezers, lavadora de roupa, secadora de roupa e até nas lâmpadas .

Procure o selo do PROCEL (para produtos nacionais) ou ENERGY STAR (produtos importados) .

selo energético

7) Para um bom funcionamento da geladeira ou freezer

A geladeira é um dos aparelhos que mais consome energia dentro de uma casa (25%).

→ Para um bom funcionamento, a geladeira ou o freezer devem estar afastados das fontes de calor como o fogão e o forno e com suficiente ventilação.

→ Deixar um espaço mínimo entre a geladeira e a parede ….uns 15 cm é suficiente.

→  Sempre deixar os alimentos esfriar completamente  antes de colocar dentro da geladeira.

→ Evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e abri-la o mínimo possível.

→ Se observar que a borracha da geladeira já não é tão eficiente troque imediatamente por uma nova. É fácil e você mesmo poderá fazer essa tarefa.

→ Descongelar quando a capa de gelo estiver em 5 mm.

→ Regule o termostato adequadamente em estações frias ou quentes. Consulte o manual do fabricante.

→ Nunca forre as prateleiras com plástico ou vidro. Isso impede a correta circulação interna do ar frio.



8)  Ferro de passar

passando roupa com ferro elétrico→  O ferro de passar também é um dos piores vilões da conta de luz. Para diminuir o tempo de uso deste aparelho escolha tecidos que depois de lavados não necessitam passar.

→  Uma boa dica  é retirar a roupa da lavadora justo depois que terminar . Fazendo isso a roupa amarrota muito menos e o uso do ferro elétrico será por  menos tempo.

→ alguns tipo de roupa não é necessário passar como:  lenços, roupas interiores, etc. Fazendo assim economizara tempo junto com esse aparelho quente, suores e consumo elétrico.

→ No caso de ferro automático, regule a temperatura para cada tipo de tecido. As roupas mais delicadas devem ser passadas primeiro. Ao final, você pode desligar o ferro e aproveitar seu calor para passar roupas leves.

9) Chuveiro elétrico

→ O chuveiro elétrico representa de 25% a 35% do valor da sua conta, portando um banho demorado te vai custar muito caro.
→ Nos dias quente coloque na posição de verão. Colocando nesta posição poderá ter uns 30% de economia.

→ Sempre limpar os orifícios de saída de água do chuveiro.

→ Feche a torneira para se ensaboar

→ Uma boa dica é instalar uma placa solar para ter toda a água quente aquecida pela energia do sol. É o correto ecologicamente e principalmente é grátis. Existem placas bastantes acessíveis e poderá economizar até uns 40% da sua conta de luz.

10) Aproveita ao máximo a luz natural

desenho de um sol amarelo→ Realize  o maior numero de atividades aproveitando a luz solar: estudar, lavar, passar a roupa etc.

→ Realize uma boa limpeza nas lâmpadas que estão sujas assim poderá aumentar o nível de iluminação.

→ Pinte as paredes da sua casa com cores claras. Isso ajuda a ter um ambiente mais iluminado diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.