Como Fazer sabão Líquido para Lavar a Roupa

9

Nos dias de hoje onde tudo esta cada dia mais caro e a consciência ao ecológico esta reinando em nossas mentes, poder fazer nossos próprios produtos é muito chic.

O sabão de lavar a roupa é um destes produtos que podemos fazer tranquilamente com ingredientes excelentes, fáceis de encontrar e barato que realmente vão limpar a roupa sem o perigo de “detonar” o tecido.

Aqui temos uma receita para o sabão líquido que além de ser de excelente qualidade vai ficar muitíssimo mais barato que o sabão que você compra no supermercado. Portanto, mãos a obra que vai valer muito a pena  ter esse produto na sua despensa.

Você vai precisar

ingredientes Sabão caseiro líquido

Ingredientes Materiais
16 litros de água 1 xícara
250g de carbonato de sódio 1 bacia
500g de Bórax1 ralador
400g de sabão em barra ralado 1 balde de 20 litros

ingredientes sabão liquido lavar roupa

Assim que Faz

Passo 1 

Reunir todos os ingredientes e materiais.

Ralar o sabão em barra o mais fino possível e enquanto isso colocar 8 litros de agua para ferver. Nesta receita usamos um sabão feito em casa . Você pode ver a receita  AQUI e AQUI 

Passo 2

Colocar o sabão ralado em uma panela com o fogo baixo e Jogar 1 litro de água fervendo sobre ele.  Misturar até  que o sabão dissolva completamente.  Misturar sempre para não grudar no fundo da panela. Dependendo do tipo de sabão pode durar uns 10 a 15 minutos….as vezes mais.

Passo 3

Depois de dissolvido, acrescentar 1 xícara (250 grs.) de carbonato de sódio ( barrilha leve) e  acrescentar  também, 2 xícaras de bórax ( 500 grs.) .  Misturar tudo muito bem até todos os ingredientes se dissolvem por completo.

Passo 4

No balde grande, colocar os 8 litros de água fervendo e  acrescentar a mistura de sabão. Misturar tudo muito bem. …muito bem mesmoooo!!   Colocar uma tampa e deixar repousando por 24 horas.

Passo 5

No dia seguinte,  adicionar  mais 7 litros de água fervendo. Misturar por uns 10 minutos  e pronto!!!!  Agora só falta embalar. Para embalar nosso sabão líquido vamos reutilizar as garrafas que temos em casa.

Passo 6

Acrescentar uma colher de chá  de aroma da sua preferência para cada garrafa de 2 litros.  Se gostar de um cheiro mais forte é só ir adicionando mais aroma.

Este sabão é muito eficiente e muito econômico. Colocar 1 copo de 200ml para cada lavadora cheia. Com esses 16 litros  de sabão liquido , temos para 80 lavadas.

Dicas Pro

1) Agitar a garrafa todo vez que for usar o produto

2) Se a roupa tiver muito manchada adicionar um pouco deste líquido direto na mancha, antes de colocar na máquina e esfregar um pouco. Colocar na lavadora e a mancha vai ser removida com mais facilidade.

 

Share.

9 Comentários

  1. Avatar
    Roseli dangelo on

    Eu fiz mas a metade da receita e nao ficou grosso como nos desenhos
    Será que fiz certo? Adicionei todos os ingredientes e deixei repousar, ele fica ralo ou grossa a mistura

  2. Avatar

    Acho que a fórmula é boa. Só com duas ressalvas:
    1 – Tem-se de utilizar um sabão já pronto, o que significa reprocessar sabão e não produzir do zero; isso, provavelmente, para espessar o sabão líquido. Nesse caso, sugiro adicionar sal nas devidas proporções.

    2 – Não está claro o rendimento do produto final que é o mais importante.

    Fora isso, tá tudo OK!

  3. Avatar

    Na minha cidade não achei o bórax. Achei (ácido bórico + tetraborato de sódio) será q dá o mesmo efeito?

    • Avatar

      No mercado livre vc encontra. É barato e chega na sua porta. Comprei 2kg e c/ frete saiu por R$36,00.
      Vale a pena comprar esses produtos químicos básicos, pois eles tem muito menos IPI (Imposto sobre produtos industrializados) e a gente economiza muito.
      Se usar soda cáustica prefira a SOL. tem uma tal de Yara que é uma porcaria; cheia de impurezas e PH baixo.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.