Como fazer enxágue bucal caseiro e natural

1

A higiene bucal é fundamental para todos nós. Com o objetivo de manter os dentes e a gengiva saudável, o enxágue bucal ganhou  seu lugar junto ao creme dental e ao fio dental por ser um passo essencial  em nossa rotina dental diariamente.

A variedade de produtos que podemos encontrar no mercado é tanta que fica difícil fazer a escolha certa para o que você realmente precisa. Alguns são naturais, mas a maioria é totalmente química e podem não fazer efeito nenhum. Só em uma coisa eles tem em comum que é o preço…muito elevado!

Benefícios de usar um Enxágue bucal feito por você

Existem vários benefícios e vantagens para você se animar e fazer seu próprio enxágue bucal. Aqui vamos citar alguns:

Você controla a qualidade dos ingredientes

Quando você faz seu próprio enxágue bucal, você pode optar por escolher os produtos de melhor qualidade.

Com o objetivo de obter mais lucros, alguns fabricantes optam por reduzir os custos e usam ingredientes que são de qualidade questionável.

Sem produtos químicos

Muitas vezes ( a maioria das vezes), os fabricantes colocam corantes, conservantes, adoçante artificial e outros produtos químicos que são altamente prejudiciais para sua saúde e para o meio ambiente. Fazendo seu próprio Enxágue bucal você sabe exatamente o que tem dentro e que é específico para sua necessidade.

Sem álcool

É difícil encontrar um enxágue bucal  que não contenha álcool e quando encontra é muito caro. O álcool resseca a boca  e se usar por muito tempo pode causar aftas e até mesmo câncer.

Se supõe que o álcool diminui o mal hálito mas na verdade não é nada efetivo para isso. Quando você usa um enxague que contém álcool e sente uma sensação de queimar a boca toda, CUIDADO!  Isto significa que está secando a boca e também  matando as bactérias “boas”  que precisamos para manter a saúde bucal. Portanto se você fazer seu proprio enxágue bucal poderá optar por não incluir o álcool.

Muito mais barato

O enxague que você vai fazer será bastante mais barato comparado com os produtos que se encontra para vender e será, com certeza , muito mais eficiente e saudável.

Abaixo deixo uma  receita muito rápida de fazer, barata, e muito eficaz. Esse enxágue bucal é tudo isso mostrado acima e ainda tem propriedades antibacteriana, antifúngica e ajuda a manter o hálito fresco e saudável.

Aqui está todo o passo a passo para fazer esse enxágue bucal  completamente natural. Por fim podemos evitar o desconforto de usar esses enxágues bucal comprado que arde na nossa boca e que tem muitos produtos sintéticos prejudiciais a nossa saúde. E para melhorar o que já é bom, é muito mais econômico.

veja o vídeo com todo o passo a passo

Você vai precisar

  • 300ml de água mineral, filtrada ou destilada.
  • 1 colher de sobremesa de suco de Aloe vera
  • 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 10 a 15 gotas de óleo essencial de hortelã
  • 1 envelope de stévia ou xilitol

Passo a Passo

1 – Juntar todos os ingredientes: água, gel da babosa, bicarbonato de        sódio, óleo essencial e se quiser o pacotinho de estévia.

2- Limpar bem o gel , retirando toda a casca da planta. Depois lavar bem retirando o excesso da baba.

3 – Liquidificar todo o gel. Deixar repousar um pouco depois de batido para baixar um pouco a espuma.

4 – Depois que abaixou a espuma, colocar 1 colher de sobremesa deste suco de babosa dentro dos 300 ml de água.

5 – Colocar 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

6 – Acrescentar 10 a 15 gotas de óleo essencial de Hortelã. Utilizar o óleo essencial natural . Se você utilizar o aroma de Hortelã sintético não vai trazer os benefícios esperados além de que você estará  colocando um produto químico na sua boca.

7 – Colocar um pacotinho de estévia se você prefere um sabor mais adocicado. Mas é opcional.

garrafa de enxague bucal

8 – Misturar bem todos os ingredientes.

9 – Reciclar uma garrafinha de enxágue bucal porque a tampa tem a medida exata para cada bochecho.

10 – Para dar um toque especial, colocar uma etiqueta e nosso produto ficara com uma cara de profissional.!!

11 – Lembre-se sempre de dar uma chacoalhada no enxágue antes de usar.

Nosso enxágue está pronto para ser usado. Como é um produto natural, conserva-lo em local fresco, dentro do seu banheiro, por 2 semanas no máximo e não precisa colocar na geladeira.

Para conservar por 1 mês é só adicionar uma pitada de acido cítrico que vai atuar como conservante.

Gostou? Compartilhe!

1 comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.