Estilo Clássico de decoração

1

O estilo clássico de decoração nunca saiu de moda. Uma das principais características deste tipo de decoração é a presença de rebuscamento (aprimorar, requintar) nas linhas e formas de objetos e mobiliários.

Ela teve início na antiguidade desde o período grego e romano, onde a arquitetura  tornava evidente a importância e a beleza presentes no rebuscamento.

Os valores e beleza continuaram existindo durante séculos até que em períodos históricos como Barroco e principalmente o Rococó ganhou uma expressão máxima.

Hoje esta decoração aparece não como nestes períodos, mas sim, acompanhada de elementos modernos e contemporâneos criando uma decoração moderna muitas vezes chamada de decoração em estilo clássico moderno, ou mesmo, contemporânea.

sofás clássicos com mobilia moderna

Mistura de Estilo clássico com estilo moderno

No entanto, a decoração clássica necessita de cautela, pois ela envolve muita informação visual.

É muito relevo, curvas, formas e imagens para o ambiente, por isso ela é mais recomendada para decorar ambientes espaçosos. Imagine uma sala pequena toda em estilo clássico? Nos pequenos espaços o ideal será dar apenas um toque deste estilo para não sobrecarregar o ambiente.

mesa de jantar 8 lugares clássica

Assim, é preciso tomar muito cuidado ao adotar uma decoração apenas com elementos clássicos. uma vez que não faria sentido, ou mesmo, não teria funcionalidade para nossos dias atuais.

De qualquer maneira a mescla com elementos clássicos para criar contraste com peças de outros estilos, ou mesmo como elemento de destaque pode resultar em um bom efeito e por isso ela merece uma atenção especial.

As características do Estilo Clássico

→ O rebuscamento ou linhas cheias de detalhes.

Isto vale para a arquitetura, mobiliário, objetos e peças decorativas. Em geral, eles são cheios de detalhes seja no teto, parede, mesas, armários rodapés, sofás e etc. Observe atentamente o exagero das ornamentações presentes em alguns elementos decorativos, móveis e na arquitetura de interior.

cama com canapé e cortinas brancas

→ Materiais populares do estilo clássico de decoração são:

Os materias mais usados no estilo clássico são o Mármore, a madeira, principalmente as de tonalidade escura, como o mogno e a cerejeira.

mesa de madeira clássica

Qualquer item que for adotado na decoração, se não for antigo deve ter passado por uma releitura, sendo uma réplica,  das mesmas características visuais da época desenvolvida para este fim. Isto sugere objetos ou peças com rebuscamento e linhas típicas do período em que as originais foram criadas.

Em quartos o uso de camas dossel e mosquiteiros é uma marca muito importante do estilo clássico de decoração. As colunas cheias de detalhes, como acontece com os pés de cadeiras, mesas e outros móveis indicavam uma produção totalmente artesanal o que o valorizava mais ainda.

cama dossel

Como dito antes, todo o mobiliário tinha características rebuscadas e eram, muitas vezes, bem ornamentados como ocorria em sofás, camas, poltronas, cadeiras, armários e todo tipo de mobiliário.

O branco por algumas vezes era encontrado em espaços como cozinhas em que a madeira também se fazia presente. Os banheiros não ficavam por menos e possuíam uma série de objetos decorativos, papéis de paredes, apliques, ou seja, pelo fato de serem espaços sociais, havia-se uma grande preocupação com sua estética.

banheira branca em banheiro clássico

Os Tecidos

Tem uma função complementar de maneira a não interferir na decoração. Os padrões lisos, florais e listrados também estão presentes em tecidos como seda, brocado ou veludo para criar requintadas cortinas de aspecto teatral e na maioria das vezes longas. As cores, por sua vez, seguem os padrões apresentados acima e as janelas passavam por uma decoração em que o uso de braçadeiras em tiras largas eram usado com a sobreposição de uma cortina mais pesada e outra mais leve.

cortinas clássicas

As cores 

predominante neste estilo é composta essencialmente por preto, Bordeaux, azul-marinho e verde-esmeralda, que podem e devem ser combinados com elementos dourados, prateados, cor de ferrugem e rosa claro.

Para dar um toque mais limpo ao ambiente, o estilo clássico funciona igualmente bem com branco, creme, cru, bege e diferentes tonalidades de castanho.

sala com lustre de cristal Os tapetes

também têm um destaque especial dentro deste estilo decorativo, sendo sempre espessos e convidativos, muitas vezes cobertos de padrões clássicos e várias cores.

tapete bordado

 

As Paredes

Se não estiverem forradas com um papel de parede  luxuoso e padronizado, as paredes clássicas requerem obras de arte antigas, onde dominam os estilos retrato ou natureza morta, em tela ou impressa em litografia. Também é habitual ver bonitas tapeçarias a adornar, com pompa e circunstância, as paredes.

tapeceria na parede estilo clássico

Em termos de peças decorativas, o destaque vai, sem dúvida, para cristais, porcelanas, prataria, latão, candelabros, bustos, livros, espelhos e molduras ornamentadas, lustres, arranjos florais, candeeiros de parede e com abajures em seda.  Muitas vezes, os mesmos objetos são utilizados em duplicado para conseguir uma simetria harmoniosa, que é outra característica desse estilo de decoração.

espelho gigante com moldura dourada

Gostou? Compartilhe!

1 comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.