Como escolher a cor para paredes da Sala

0

De tempos em tempos, é comum querer mudar a aparência da casa, porém trocar os móveis nem sempre é possível por causa do alto custo. Mas, isso não quer dizer que a decoração da casa deve permanecer a mesma.

Nada como uma lata de tinta e um pouco de criatividade.

Muitas pessoas têm medo de ousar nas cores das paredes e acabam deixando tudo branco. Por isso, antes de sair pintando saiba como escolher a cor certa.

Antes de Escolher a Cor

Para escolher a cor ideal é necessário analisar a sala. Deve lever em conta as cores dos móveis, paredes mais visíveis, paredes escondidas, espaço e comprimento das paredes. Isso porque cada cor tem um efeito visual diferente em cada ambiente.

Faça uma lista de todos os móveis da sala, dos acessórios, objetos pendurado na parede, tipo e cor do revestimento de chão.

A menos que você esteja disposto a substituir esses itens, a cor da tinta que você escolher deve complementar a sua decoração atual.

Foto: via

Efeitos das cores

Ganhando Espaço: Para dar a impressão de um espaço maior, abuse de cores claras como amarelo, palha e outras cores com tonalidade clara. A única regra são cores que transmitam conforto.

A vantagem é que os tons claros não saem de moda e combinam facilmente com outras cores. Para trazer um equilíbrio no ambiente, podem ser colocadas cores alegres nas almofadas, cortinas e tapetes.

foto: via

Encurtando Ambientes: Em ambientes retangulares e compridos, o truque é passar uma camada de tinta nas paredes menores com tons mais escuros do que as paredes maiores, dando a sensação de encurtamento do ambiente.

Alongar Ambiente: Em ambientes quadrados, sempre existe o desejo de alongá-los. E para ter esta sensação, o truque é  pintar duas paredes opostas com tonalidades escuras.

Teto: Com participação importante no ambiente, deve ser pintado com cores claras para dar impressão de altura. Já para tetos altos o ideal é pintá-los com cores escuras dando maior aconchego a sala.

Mesmo ambiente com o teto pintado com cores diferentes : via

  Decoração com Objetos: Para esconder o quadro, desenho ou objeto a parede deve ser pintada com um tom parecido ao mesmo, caso contrário uma cor que dê contraste é a ideal para destacar o objeto.

Regras que Devem ser Seguidas

  •  Defina o clima do ambiente como aconchegante, alegre e outros. As cores podem causar diferentes sensações em cada pessoa, por isso, conhecer o ambiente e as pessoas que o frequentarão é fundamental. Por exemplo: se você deseja que sua sala tenha um clima elegante, um vermelho escuro ou marrom pode ser a escolha certa. Mas se você prefere um ambiente claro e arejado essas não são as cores mais indicadas.

foto: via

  •  Utilize as cores conforme o efeito desejado, lembrando que listras horizontais alargam e verticais estreitam o ambiente.
  • A iluminação de um ambiente deve ser considerada na escolha da cor da parede por causar diferentes efeitos. Por isso, a cor ideal em um ambiente pode não ser ideal em outro local.

Foto: via

  •  Parede colorida pode e deve ser usada, além de deixar o ambiente mais alegre, também deixa mais elegante. Experimente usar em uma única parede.

  •  Cores escuras como a cor preta devem ser usadas com cuidado e mescladas com cores claras como cinza e brancas.

  •  Mostruários de cores não são fieis, por isso, prefira comprar uma lata pequena de tinta e fazer um teste em uma pequena parte da parede.

Dicas Gerais

⇒ A sala deve proporcionar a sensação de aconchego, já que é nela onde a família se reúne para passar um tempo junto e receber visitas. Por isso:

  • dois tons de cores fortes devem ser usados com cautela.
  • Cores vibrantes podem ser usadas desde que em pouca quantidade
  •  cores com tom pastel são as mais fáceis de adaptação.

foto: via

⇒ Se você estiver em dúvida entre várias cores,  vá a uma loja de material de pintura e peça um mostruário de cores  e leve para casa para poder visualizar melhor o que realmente quer.

⇒ Depois de considerar todos os aspecto diferente do seu espaço, navegue por internet. Existem vários sites de galerias de fotos que estão organizadas por tema, por design ou diferentes tonalidades das cores.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.