Estilo ZEN de decoração

0

O que é o Zen? A pergunta é simples, mas a resposta nem tanto. Apesar de estar ligado ao budismo, o Zen não é uma religião, não é uma filosofia, não possui um conjunto de dogmas e não deseja impor nada a ninguém. Assim, você não precisa acreditar em nada específico para adotar esse estilo.

A definição mais simples é que o Zen é um estado de espírito, em que se privilegia a nossa consciência a respeito do “aqui” e do “agora”.

A princípio, o Zen tinha esse significado. Porém, atualmente, ele deixa de ser apenas um estado de consciência e passa a representar um estilo de vida.

Hoje, o “Estilo Zen” está ligado a práticas relacionadas à meditação, a paz, a tranquilidade e a harmonia. Todos esses aspectos foram refletidos também na decoração dos ambientes.

imagem : via

Um jardim Zen , as vezes pode ser composto com pedras. Uma composiçao de rochas. Em feng shui as pedras dentro de casa gera um equilibrio e simboliza prosperidade, fertilidade e familia.

Dessa forma, surgiu a decoração no Estilo Zen, que tem como princípios a valorização dos espaços, a pureza nas linhas e nas formas e a utilização de cores neutras como o branco, bege, cinza, etc. Além disso, as obras de arte orientais também são peças importantes na decoração.

Mas um dos aspectos mais importantes está na iluminação: deve se optar por janelas grandes, para que se tenha um grande aproveitamento da luz natural.

Com relação à mobília, o Estilo Zen está centrado nos móveis orientais. Dessa forma, são utilizados sofás, mesas e divisórias baixas. A maior preocupação é que os móveis nunca estejam desorganizados ou desequilibrados.   Além disso, eles não podem estar cheios de coisas.

A decoração influencia diretamente em nosso sentimento, assim, é preciso que os móveis tenham espaço para “respirar, para que essa tranquilidade também seja transmitida para nós.

Em uma casa no Estilo Zen, não podem existir obstáculos. É necessário que as pessoas possam se movimentar por toda a casa sem encontrar grandes dificuldades para isso. É importante lembrar que é mais fácil manter organizada uma casa com poucos artefatos, do que uma casa cheia de objetos, que muitas vezes não tem utilidade nenhuma. Por isso, para implementar o Estilo Zen, não tenha medo de jogar fora todas as bagunças espalhadas pela casa.

Outra dica interessante é levar o meio-ambiente para dentro da residência. Colocar um bonsai ou alguma outra planta oriental traz uma ideia de “ar livre” para o ambiente interno. Móveis, objetos e fontes feitas com bambu também trazem essa mesma sensação.

Portanto, a decoração Zen veio do mundo oriental, mas tem sido cada vez mais utilizada pelos habitantes do ocidente. Ela dá uma aparência limpa e minimalista para a casa, gerando um ambiente que inspira paz, harmonia e tranquilidade.

Apesar do alto custo de alguns móveis, criar um ambiente Zen não é difícil. Lembre-se sempre de fazer o mais simples, tendo uma preocupação especial em não criar um olhar confuso ou muito “carregado” no ambiente.

Dessa forma, é garantido que o sentimento ao chegar em casa será de serenidade e tranquilidade, mesmo depois de um dia cheio no trabalho!

Imagem: via

Resumindo

Características

Em japonês, o Zen refere-se à meditação. Em design de interiores, reflete equilíbrio, harmonia e relaxamento. Embora o design de interiores Zen não é um estilo de design adequado e não vem com regras rígidas, muitas vezes é associado com minimalismo, simplicidade e pureza de linhas. É mais uma maneira de arranjar uma casa e criar uma atmosfera que compensa o estresse e aborrecimentos da rotina diária.

Cor

Design interior Zen é tudo sobre cores naturais, em tons suaves, como branco, cinza, verde, tons de bege ou bege rosa, que têm o poder de induzir uma sensação de relaxamento e calma. A harmonia cromática entre os vários elementos é muito importante, bem como a continuidade visual entre paredes, móveis e pisos.

Tecidos

A seleção de tecido se baseia nas mesmas regras de natural, leve e confortável. Um dos elementos essenciais do estilo zen é as cortinas, que proporcionam uma sensação de intimidade, ao mesmo tempo em que reduz o ruído e bloqueia as impurezas de ar. Ir para os têxteis naturais, como linho, lã ou pano de lã e combiná-los com o resto da sala.

Iluminação

Para um espaço totalmente relaxante, substitua as luzes fluorescentes por luzes calmantes, inspiradas na natureza ou luzes de velas. Coloque diferentes fontes de luz que lhe permitirá controlar a intensidade e as áreas a serem iluminadas. Evite colocar uma luz direta forte no teto e tire vantagens em aproveite todas as possibilidades em misturar lâmpada de chão, um conjunto de lâmpadas e luz indireta.

Móveis

Mobiliário de estilo zen é caracterizado por linhas simples e claras, evitando detalhes complicados e excesso de ornamentação. Os móveis devem ser de alta qualidade e feitos de materiais naturais que  trazem uma sensação de calor e relaxamento.

Moveis  de armazenamento (armários, quarda-roupa cômodas) pode ser adquiridos  desde que pintado em cores correspondentes ao resto do interior.

Plantas

Não existe o estilo Zen sem as plantas!

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.