Estilo nórdico de decoração

0

Este estilo de decoração de interiores, denominado Nórdico ou Escandinavo, surgiu na década de 1950 nos países nórdicos, totalmente influenciado pela sua geografia e clima, e ao longo dos anos, tem seduzido ao mundo inteiro.

O estilo escandinavo dá-nos aquela sensação de paz e conforto que tanto procuramos. É simples, elegante e prático. Ajuda-nos a ter o día a día mais agradável e confortável, melhorando a nossa qualidade de vida através da tecnologia e de produtos funcionais.

Para os móveis, utilizam materiais naturais como a madeira, por se tratar de um produto material local. Jogam com cores claras, com linhas retas suaves, sem ostentação.

Este é um estilo que se compara ao estilo de decoração japonês, com grandes paredes de cores muito claras, móveis de madeira muito simples com um toque funcional e repleto de conforto.

Têxteis, acabamentos e texturas desempenham um papel muito importante em qualquer espaço de estilo nórdico.

Apesar da sua versatilidade, os fundamentos da decoração de interiores de estilo nórdico giram sempre em torno de linhas limpas, móveis que resistem ao  tempo, a mistura de acabamentos e texturas e, claro, a arte.

A Paleta do estilo Nórdico de decoração

As paletas características no estilo nórdico são monocromáticas com tons de cinza muito suaves incorporados para criar um fundo minimalista e elegante. A natureza nórdica também inspira paletas de cores e os verdes, tons de madeira e couro bege que adicionam calor ao espaço.

Nos interiores de estilo nórdico mais contemporâneos, um toque de cor não pode faltar para adicionar diversão. Rosa pálido, azul, lavanda ou verde menta, são as cores perfeitas para colocar detalhes que enfeitam as paredes e acessórios como roupas de cama, almofadas ou tapetes decorativos.

A cor branca é a grande protagonista do estilo nórdico. Com apenas sete horas de luz nos longos e frios meses de inverno, a iluminação em interiores escandinavos é essencial.Por isso, a cor branca é utilizada em paredes, tetos e pisos de forma a refletir a pouca luz natural disponível e proporcionar a luminosidade que falta às casas nórdicas nos duros e sombrios meses de inverno.

Materiais do estilo Nórdico

Combinando acabamentos hiper-modernos com aqueles que foram usados ​​no estilo escandinavo por centenas de anos, como madeira, couro e lã, eles criam interiores únicos e equilibrados.

Você também pode adicionar materiais mais contemporâneos, como metal. Cobre e latão ainda estão em alta e funcionam particularmente bem em luminárias de piso e luminárias pendentes.

Os têxteis, no caso dos quartos, são o recurso perfeito para acrescentar conforto e uma sensação de aconchego. Portanto, se você quiser aquecer um pouco o seu quarto nórdico, opte por elementos com texturas quentes, como o couro.

Iluminação do estilo Nórdico

Iluminação de interiores do estilo escandinavo, combina tecnologia e desenho, às vezes trazendo um toque orgânico à estética escandinava. Pendente, candeeiros de pé e de mesa com texturas incríveis criam contrastes que são a assinatura do estilo nórdico.

A iluminação deve ser aconchegante, cobre ou madeira podem ser a escolha perfeita. A luz natural também é um elemento importante em interiores de estilo nórdico. É por isso que as janelas devem ser grandes e claras para permitir a entrada de tanta luz quanto possível.

Móveis do estilo Nórdico

Os móveis neste estilo escandinavo dão igual atenção ao desenho e à funcionalidade. Linhas retas, contornos fortes e formas arquitetônicas desempenham um papel importante e se misturam entre os materiais e texturas usados.

Os detalhes decorativos desnecessários não têm muito a ver com o estilo nórdico, pois tem um toque tipicamente minimalista. Mas os toques finais são introduzidos por meio de cerâmicas, almofadas de tecido e texturas grossas.

Tradicionalmente, o piso de uma casa escandinava é feito de madeira e eles costumam respeitar sua cor natural ou pintá-la de branco. Isso ajuda a expandir o espaço e convidar mais luz a entrar.

Os quartos decorados em estilo nórdico são serenos, elegantes, simples … Espaços muito especiais que partilham alguns tons interessantes, entre os quais se destacam a limpeza visual e a simplicidade das formas, cores e decorações.

Pode haver outras tendências que também estão em alta, mas os interiores decorados nesse estilo, estão na ordem do dia hoje.

Um tapete de pele, ao pé da cama não só decora, mas torna mais agradável acordar todas as manhãs. Embora os tapetes de pelo natural podem ser muito bonitos, fica muito melhor em animais vivos e felizes, por isso opte por pelo falso, que é muito variado e espetacular.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.