Como se proteger dos mosquitos – DIY – Lagos e jardins Aquáticos

2
Ter um pequeno lago no jardim, um barril com plantas aquáticas ou uma fonte de agua é um prazer imenso de poder sentir um pouco da natureza ao nosso redor.
Mas este é o tipo de ambiente que os mosquitos adoram e temos que prevenir em dobro para que eles não venham e façam do nosso cantinho aquático um criadouro de larvas.
Se você tem um deste em casa, deve se proteger e colocar alguns tipos de peixinho que podem te salvar a vida! Eles são os famosos Barrigudinhos, também chamados de Lebiste ou Guppy (Poecilia reticulata) que são uns peixinhos ornamentais.
 
Sendo inverno ou verão, temos que tomar medidas para proteger nossa familia e vizinhos deste terrível Zica da melhor maneira possível, e estes peixes ornamentais são as melhores armas que temos! Isso porque os Guppys vão comer a mesma quantidade do seu peso, em larvas de mosquito todos os dias.
Os adultos vão dar a luz a cada 19 a 21 dias e os alevinos (filhotinhos) vão comer os ovos dos mosquitos e larvas recém nacidas. É realmente um serviço completo.
Outros peixes ornamentais como o Goldfish, peixe gato, plecostomus e o Koi, não comem as larvas do mosquito que é o que realmente precisamos.

Os Guppys, barrigudinhos ou Lebistes

Esta é uma solução simples de manter sua casa livre de mosquitos, ovos e larvas. Você pode fazer isso sem usar produdos químicos venenosos que podem afetar negativamente o meio ambiente, destruindo outros animais e poluíndo as águas.
Os barrigudinhos (Guppy ou Lebistes) são os peixes ornamentais mais populares, mais baratos e podem controlar o Zica vírus e a dengue de sua casa e redondezas.

Como estes peixinhos atuam

Você simplesmente precisa de 3 a 5 fêmeas e colocá-las em partes onde a água está estagnada tipo bebedouro de pássaros, laguinhos feitos de pedra, barril com plantas aquáticas etc.
O melhor mesmo seria comprar uma fêmea grávida que vem “embutida” com uma reserva de esperma e no qual poderá se autofecundar por mais 4 a 6 vezes.
Isso acontece porque no seu ambiente nativos, os Guppys vivem em poças de inundações e podem nunca mais ver um macho de novo. No entanto, a medida que os bebês vão amadurecendo, haverá machos e fêmeas para continuar o processo.
Incrivel a natureza não é !!!
laguinho de jardim
Os Guppys crescem tão rápido que podem atingir a idade adulta em 4 semanas e começar a produzir novas e novas gerações.
Dependendo do tamanho da sua área aquática, em 6 meses uma boa porcentagem do lago pode estar muito bem povoada com novos peixinhos que são perfeitamente capazes de acabar com as larvas do mosquito potencialmente infectado com o Zica Vírus, Dengue ou Chicungunha muito rapidamente.
Como sabemos, todos estes vírus são extrememente perigosos e o importante é proteger-nos a todo momento e criar soluções para que possamos dormir tranquilamente… literalmente e filosoficamente falando!
Obs: Não precisa alimentar esses peixinhos ornamentais quando estão ao ar livre porque eles são ótimos para procurar comida.  O objetivo deles estarem em uma área aquática na sua casa é justamente para comer as larvas do mosquito. Portanto não os deixe de barriga cheia.

Uma solução completamente sem necessidades de manutenção.

Vá a uma loja de animais que vende peixinhos ornamentais, compre os Guppys e leva para casa. Coloque-os na água e simplesmente esqueça que eles estão lá.
Sem pesticida e o problema resolvido de uma maneira natural.
Gostou? Compartilhe!

2 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.