9 Maneiras de usar a bucha vegetal que você não sabia

0

12 maneiras de usar a bucha natural que você não vai acreditar

 A bucha vegetal, ou esponja vegetal, é uma fruta que nasce em uma planta trepadeira alta, pertencente ao gênero Luffa.

No Brasil, A bucha vegetal é cultivada especialmente para obter as  fibras do fruto quando está completamente seco, que são usadas principalmente como esponja de banhoesponja de limpeza e várias outras utilidades que vou mostrar neste artigo.

vucha vegetal

 Bucha amiga do meio ambiente

Uma das coisas boas sobre as buchas naturais é que elas são biodegradáveis e a fibra é totalmente natural.

Elas não poluem o ecossistema e nem enchem os aterros sanitários. Um produto que se pode sentir bem e que não está danificando a terra. Isso torna a bucha natural a melhor escolha para todos.

1 – Bucha natural de banho

Você pode substituir a bucha de banho sintética por esta totalmente natural.  Passe sobre a pele duas vezes por semana para esfoliar e retirar toda as células mortas.  Você vai se surpreender de como sua pele vai ficar suave e macia.

Passe uma corda no meio da bucha natural e pendure-a no chuveiro. Esta é a melhor opção para deixá-la secar bem entre banho e banho e assim ela não fica umida e cheia de bactérias. Desta maneira, ela durará meses.

bucha vegetal

 

Como usar uma bucha natural

Para esfoliar, umedeça a bucha em água morna para amolecê-la. Aplique sabão na bucha. Esfregue suavemente a pele em movimentos circulares por todo o corpo. Evite passar essa bucha no rosto que tem a pele mais sensível.

2. Usos da bucha natural na cozinha

Se você precisar limpar uma frigideira difícil, mas não quer riscar o acabamento, pegue sua bucha natural. É abrasivo, mas as fibras naturais não vão arranhar o Teflon ou qualquer outra superfície. Assim como no chuveiro, quando terminar de usar, guarde a bucha em um local onde possa secar completamente entre os usos. Isso é um passo muito importante para que sua bucha dure muito mais tempo.

3 -Bucha vegetal para limpar a casa

Melhor do que a esponja sintética e as palhas de aço, além de sustentável, a bucha vegetal não risca azulejos, utensílios, móveis de vidro e madeira.

Você pode limpar a parte superior do fogão, as portas do armário, os pontos difíceis no chão ou qualquer outra coisa na cozinha com a sua luffa sem medo de danificar a superfície.

4 –  Bucha natural para limpar o carro ou jardim

Buchas naturais são ótimas para retirar insetos presos no pára-brisa e no pára-choque dianteiro do seu carro.Eles sempre parecem impossíveis de remover. Tudo o que você precisa fazer é ensaboar o carro e esfregar com a luffa.

Você já se deparou com esse lodo esverdeado no chão ou na calha no exterior da sua casa? Com a bucha vegetal você pode retirar tudo isso deixando como novo rapidamente.

Você pode remover também, respingos de óleos e esse lixo preto que fica grudado na roda do carro e até esfregar os vasos antes de colocar as plantas na primavera.

5 – Sabonete bucha natural

Barras de sabão com pedaços de bucha natural são vendidas em lojas de produtos naturais. São lindos, elegantes, e ótima ideia para dar de presente.

Você também pode  moer a bucha e fazer uma esfoliação facial com algum gel de banho como veículo.

sabonete com lufa

6 –  Bucha vegetal para limpar unhas

Você já voltou do jardim com sujeira ao redor das cutículas e sob as unhas? Pois Isso acontece o tempo todo comigo. Quando lavo as mãos, uso a bucha natural, tomando um cuidado especial com a limpeza das unhas. É incrível como funciona bem!

Você pode usar uma alça plana ou fazer uma com um pauzinho de picolé, tipo uma lixa.   Com isso você vai ter um raspador com a bucha vegetal. É muito fácil confecionar porque a  bucha natural tem orifícios de uma extremidade à outra.

Você pode colocar o bastão através de um dos orifícios e colar com um pouco de adesivo ou cola ou até mesmo amarrá-lo. Dessa forma, você pode usar a bucha natural para até mesmo coçar as costas


7 – Buchas naturais são comestíveis

É verdade. A bucha vegetal que conhecemos de toda a vida e estamos acostumados a ver é a fruta completamente seca . Só tem a fibra.

Se você colher a fruta da bucha com menos de 12 centímetros, elas com certeza vao estar macias por dentro.E completamente comestível. Exatamente igual ao quiabo.  Quando mais jovem é melhor para comer e quando mais velha está, mais fibroso e horrível para comer.

Luffa comestivel

Quando a A luffa, que é  o  verdadeiro nome da bucha esta amadurecendo e macia, você pode comê-los crus ou cozinhá-los.

Às vezes, eles são conhecidos como quinbombó ou quiabo chinês. Existem receitas na internet que parece estar deliciosos !!! Eles têm gosto de pepino se você come cru e gosto de abobrinha se  comer cozidos.

8 – As buchas naturais podem ser usadas para pintar

Você pode deixar as crianças mergulharem as buchas naturais em tinta e pintar com elas. Você também pode pintar paredes  para obter uma aparência texturizada super interessante.

Os lados da bucha natural tem uma textura diferente do que cortar uma pela metade e pintar com a base. Seria divertido ver como fica. Você pode criar uma cor base e depois usar outra cor para criar a textura na parte superior.

bucha vegetal

9 – As buchas naturais podem te dar dinheiro

A bucha é uma trepadeira que cresce muito fácil e rápido. Se você tem uma parede vazia, no exterior claro, ou algum cantinho no jardim, você pode cultivar essa planta e criar diversos produtos voltado á cosmética natural.

Citando alguns deles : bucha de rosto, de corpo, com pau , sem pau, esponjinha, entre vários …….

Se você quer saber exatamente como plantar e cuidar de uma planta de bucha natural , veja AQUI.

Depois de todas as ideias citadas anteriormente porque não plantar uma planta de luffa para poder tirar o máximo proveito que essa maravilha nos proporciona?

Diga -me nos comentários abaixo: Você já usou ou usa destas buchas vegatias?

Sabia que se podia comer as buchas em fase de amadurecimento?

Estou certo de que existem muitas outras maneiras pelas quais os luffas podem ser usados. Se você tem alguma ideia diferente das citadas acima, compartilhe sua experiencia nos comentários abaixo.


Veja o vídeo deste artigo

 

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.