Os melhores vegetais para uma treliça

0

Os melhores vegetais para uma treliça

Treliça é aquilo que colocamos na parede e as plantas vão subindo nela.  Também existe os suporte para as plantas que se chama obelisco e tem de diferentes formas:  arcos, tuneis, torres e vários outros.

Neste artigo vou focar mais nas treliças e suportes para vegetais .

Existe muitas razões para cultivar vegetais verticalmente e para mim, estas são as quatro razões mais importantes para usar uma treliça.

1 – Economize espaço e plante mais alimentos

Talvez você queira cultivar mais alimentos em menos espaço ….é verdade!!  Já foi demonstrado que plantar feijões que sobe numa treliça, você vai ter uma produção de 2 a 3 vezes maior do que plantar no solo na mesma quantidade de espaço.

2 – Reduzir danos causados por doenças e insetos 

Vegetais que sobe na treliça como tomates, pepinos e abóboras podem reduzir danos causados por insetos e propagação de doenças. Sabe o porque? porque Melhora a circulação do ar ao redor das plantas e também mantem  as folhagens fora do chão onde doenças transmitidas pelo solo podem se espalhar rapidamente.

3 – Uma Colheita mais fácil 

Quanto mais velhos nos tornamos, melhor será o cultivo em treliças.  Não há necessidade de dobrar a coluna para colher nem feijões e nem pepinos ou qulquer outro que estiver subindo pelas treliças! Além disso, é muito mais fácil achar o vegetal ou a fruta quando as plantas estão crescendo verticalmente.

4 – Frutas limpas e retas

Quando abóboras ou pepinos ou qualquer outra planta rasteira crescem em uma treliça, as frutas crescem em forma correta e não ficam sujas de terra. Portanto ter uma treliça é bom, bonito e bastante útil!

diferentes tipos de treliças

Diferentes tipos de treliças:

Existem Treliças de diversas formas, de diferentes matériais como madeira, bambu, arame, corda etc.

Diferentes tamanhos…. treliça que ocupa um espaço grande, que ocupa um canto da varanda ou jardim ou pequenas tipo um quadro.

A distância do espaço da treliça também é importante, por exemplo, treliça com espaço grandes é mais indicado para plantas com folhas grandes e treliças com espaço pequeno mais indicada para plantas com as folhas pequenas.

Cabe a você escolher qual o tipo te agrada e combina mais com a você e sua casa. Depois de escolher sua treliça, vem uma parte bem divertida que é decidir o que plantar.

Os melhores vegetais para uma treliça

 1 – Vagem 

As vagens são um dos melhores vegetais para uma treliça.  Não só são fáceis de crescer, mas são trepaderas bem ativas e cobrem rapidamente uma treliça.

As vagens também têm uma colheita muito mais longa que os feijões, e muitos amantes das vagens  argumentam que têm um sabor bem melhor.

A colheita das vagens, em treliças,  demora mais do que as plantadas sem treliças  mas  apartir do momento  que as videiras começam a produzir, a colheita é muito mais fácil  – sem ter que agachar ou se dobrar !

2 – Ervilhas

Ervilhas são um dos primeiros cultivos que plantamos em meados da primavera, uma vez que o solo é viável. Existem muitos tipos e variedades de ervilhas para plantar e aquelas que sobem mais de 1 metro devem estar sempre apoiadas com algum tipo de treliça.

Você pode usar uma treliça de arame dobrável  ou até mesmo estacas simples penduradas com redes. Lembre-se que as videiras de ervilhas maduras são muito pesadas e qualquer tipo de treliça que você for usar terá que ser muito forte.

Quando as vagens estiver  com um tamanho adequado você vai poder coletar todos os dias ou dia sim dia não.

 3 – Pepinos

Ao cultivar pepinos em uma treliça, escolha uma variedade que seja trepadeira e não uma variedade de arbustos.  Pode ter certeza que você vai ter uma ótima economia de espaço e sua planta terá menos possibilidade de ser  afetadas por doenças, como oídio.

Outra ideia é plantar uns parentes de pepino, como o cucamelones das Índias Ocidentais. São frutas únicas que têm um sabor fantástico!

4 – Abóbora de Verão

Videiras de abóbora podem ser consideradas o horror do jardim, porque vai crescendo e vai ocupando um espaço valioso e sufocando as outras plantas.

Embora muitos tipos de abóbora de arbustos ou  semi-trepadeiras que podem ser difíceis de colocar na treliça, existem algumas variedades que produzem plantas mais longas que podem ser cultivadas verticalmente.

Exatamente Como os tomates, elas não são trepadeiras naturais, então eu acho que a maneira mais fácil de fixar a planta de abóbora numa treliça é ir tutorando os galhos, a medida que vao crescendo  cuidadosamente – através dos espaços da treliça.

Lembre-se que aboboras são bem pesadas e você tem que colocar um suporte abaixo de cada vegetal para não forçar muito a haste e desprender prematuramente da planta.



5 – Tomates 

Na minha opinião, nada pode superar o sabor de um tomate caseiro fresco.

Tomates não são trepaderas naturais e precisam ser tutorados a uma treliça à medida que crescem.  Use corda, arame ou o que tiver em mãos para  manter os galhos no lugar.

O principal motivo para tutorar o tomate em treliças é que permite uma melhor circulação de ar, uma luz mais uniforme e como isso reduz o aparecimento de doenças, pragas e pode aumentar o desempenho na hora da colheita.

planta de tomate atada numa treliça

6 – Melões e melancias

Economize espaço importante  em seu jardim ou canteros cultivando melões em uma treliça bem forte.  Ajude a planta e vá tutorando através da treliça a medida que vai crescendo.

Melões médios e grandes precisam ser apoiados por um “tipoia á medida”…. para que as frutas cresçam e amadureçam bem. Um suporte  fácil de fazer é usando meias de mulher. Segure a “rede de meias” na treliça para que o peso da fruta repouse sobre o tipóia. Exatamente como é feito na abóbora.

7 – Espinafre de Malabar

Classificado como uma planta perene tropical, o espinafre de Malabar, prosperar em climas mais amenos.

Uma variedade bem produtiva é a Malabar de Caule Vermelho. Uma videira fácil de cultivar e cortar e voltar a crescer e cresce rapidamente, chegando a 1,20 metro e  de altura, produzindo folhas verdes atraentes, brilhantes e simplesmente deliciosas.

espinafre subindo na treliça

8 – Bucha

Essa pode ser uma escolha incomum para você  já que a bucha é mais conhecida como esponja natural.

Mas ….. acredite se quiser, a bucha também pode ser um vegetal comestível delicioso que pode ser consumido cru, como um pepino ou cozido como uma abóbora.

Leve em conta que a planta da bucha é muito invasiva e deve ter uma treliça bem grande e forte.

parreira de bucha subindo uma treliça

9 – chuchu

A planta do xuxu expande muito quando esta em uma treliça. Portanto guiar suas ramas pode ser uma boa ideia para não ter a surpresa de ter sua casa invadida pelas ramas que crescem por todos os lados.

Agora que você já sabe como é fácil  ter um planta comestível que sobe por uma treliça, porque não aproveitar o tempo de “FICAR EM CASA “ e construir uma linda no seu jardim ou varanda?


Veja o vídeo deste artigo

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.