Minhocário caseiro – como fazer um super simples

0

Húmus é muito fácil de fazer e pode ser adaptado para qualquer espaço.

Se você gosta de seguir a linha orgânica de alimentação, uma detalhe que não deve faltar é um minhocário de pequena escala para poder nutrir suas plantas da horta e pomar. Com este minhocário teremos a produção de húmus, que é um adubo orgânico proveniente das fezes das minhocas.

O minhocário é a caixa de compostagem no qual vamos adicionar minhocas. As minhocas ajudam a “romper” a comida, e o resultado é um adubo maravilhoso, que é muito melhor para as plantas do que  fertilizantes comerciais e sintéticos.

Compostagem + minhocas  = húmus = adubo orgânico

É perfeito para apartamentos, ajuda a reduzir o lixo e alimenta suas plantas.

As minhocas simplesmente precisam de um local escuro, ar, temperaturas razoáveis, comida e água.

A Caixa do minhocário em si pode ser uma caixa de plástico ou  caixa de isopor com uma tampa e pequenos furos de ventilação nas laterais e no fundo. Uma segunda caixa embaixo coleta a drenagem. A caixa deve estar escura para proteger as  minhocas da luz.

Veja AQUI 13 Maneiras criativas de fazer uma caixa de compostagem

húmus de minhoca

Foto : Via

Escolher o local para instalar o minhocário

Se você optar por uma caixa grande, não haverá problema em deixa-la fora, no jardim ou terraço do AP. porque se isola bem das mudanças de temperatura .  Mas uma caixa pequena deve ser mantida dentro de casa para proteger dos verões quentes e invernos frios.

Escolha um local na sombra que esteja protegido do vento e da chuva. Abaixo da sombra de uma árvore pode ser um local ideal. Se você mora em apartamento e tem um terraço, também é um bom local.

Montando o minhocário.

Dentro do caixote de minhocário, deve colocar uma camada de mais ou menos 4a 5 cm na parte inferior, que será a cama das minhocas e  reterá umidade, evitará moscas de frutas e absorverá qualquer cheiro de comida.

Essa camada pode ser de fibra de coco, turva ou jornal picado (mas não o papel brilhante), as caixas de papelão rasgadas e as caixas de papelão para ovos são boas para essa primeira camada . Umedeça essa cama com água sem exagerar…é somente umedecer.

em seguida, adicionar as minhocas. As melhores para um minhocário são as californianas . Não que sejam do Canada ( país)  mas são simplesmente chamadas assim e você vai encontra-las em lojas de fazendeiro, encomendar por internet ou até mesmo pegá-las do seu jardim.

Depois disto, tampar a caixa e deixar que as minhocas se acostumem com o novo ambiente por 1 ou 2 dias.

húmus de minhoca

Alimentando as minhocas

Depois deste tempo de adaptação é hora de alimentar suas “PETS “.

Os tipos de alimentos que você pode colocar na caixa  são restos de frutas e vegetais, grãos de café, saquinhos de chá e cascas de ovos esmagadas. Pães e alimentos ricos em amido são ok em uma quantidade limitada. Citrus e cebola podem ser muito duras para as minhocas. Laticínios, carnes ou qualquer coisa oleosa não devem ser adicionados, porque isso fará com que sua caixa tenha mal cheiro… fede… e isso não vale a pena.

Se você adicionar somente  restos de  frutas e verduras, a caixa não terá cheiro algum. Alimente as minhocas gradualmente até que você tenha uma idéia de quanto eles comem. Minhocas comem cerca de metade do seu peso em comida todos os dias, então um quilo de minhoca  pode comer de 3-4 quilos de restos de comida em uma semana.  Obs : As minhocas se alimentando dos microorganismos gerados na decomposição da comida e não da comida em si.

Veja AQUI o que pode e que nao pode adicionar na sua caixa de minhocário

Coloque este resto de comida e cubra com um pouco da mesma  terra que você colocou na base da caixa.   E repetir esse passa todos os dias .

Dia pôs dias, a comida vai desaparecendo e o húmus começa a ser  formado. O tempo para você começar a usar esse adubo maravilhoso  nas suas plantas é por volta de 3 meses.

húmus de minhoca

Foto : via

Dicas do assim que faz

  • se ver que aparecem algumas formigas, isso quer dizer que a mistura está ficando muito seca e você deve umedecer um pouco….somente um pouco.
  • se começar a sentir cheiro a podre, isso significa que a mistura necessita ar e por isso você deve dar uma misturada na terra para arejar um pouco.
  • se ver que aparece algum tipo de mosca, isso significa que deve cobrir melhor os restos de comida quando colocar na caixa. Estes restos devem ficar completamente sob a terra para que essas moscas não venham a incomodar.
Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.