Podar o manjericão – O segredo revelado

0

Como podar manjericão para obter plantas grandes, espessas e saudáveis 

 

Você já comprou uma linda muda de manjericão e quando começa a crescer, torna-se um tronco irregular, alto, grosso e escasso?.

Por muitos anos, lutamos com o mesmo problema.

Tentávamos repetidamente cultivar manjericão, empolgados em adicioná-lo a nossas sopas, saladas e pratos italianos, apenas para que ele falhe uma e outra vez.

Mas foi atraves de uma dica simples de um amigo que eu de repente, ví que era capaz de cultivar plantas grandes, espessas e saudáveis de manjericão.


podar mangericão

Podar a planta de mangericã0 importa?

Acontece que a maneira como se poda o manjericão, tem tudo a ver com o sucesso em cultivá-lo.
Mas porque é importante a maneira de como se poda o manjericão?

Aí você se pergunta…  por que importa como eu escolho as folhas?

Quando se trata da poda de manjericão (e até mesmo muitas outras plantas para esse mesmo caso) as folhas que você vai  remover é realmente importante para a saúde da planta e para ter o prazer contínuo de ter manjericão fresco durante toda a temporada.

Para que a planta permaneça saudável,  que cresça vigorosamente e forneça bastante folhas de manjericão nesta temporada, é importante aprender como podá-la corretamente.

A maneira errada de podar o manjericão

Ao aprender como podar corretamente o manjericão, é importante conhecer primeiro o caminho errado para a poda.

A maioria das pessoas é tentada a colher as maiores folhas da planta, as que crescem nos galhos inferiores.
As maiores folhas nos caules inferiores são as potências de toda a planta. Essas folhas grandes absorvem mais luz solar e garantem que a planta de manjericão esteja recebendo os nutrientes adequados por isso a poda mal feita prejudica significativamente a planta.

Por isso, a remoção das folhas inferiores não só prejudica a planta, como também não ajuda a criar novas folhas e galhos.

A maneira correta de podar o manjericão.

Agora que você sabe a maneira errada de podar o manjericão, vamos seguir a maneira correta de colher as folhas de manjericão.

As folhas que você deve remover são as que crescem no topo da planta. SEMPRE!!

Sim, elas são menores e não produzem tanto quanto aquelas folhas grandes de baixo, mas há um bom motivo para colher justo estas folhas da parte superior da planta.

Toda vez que você poda as folhas da parte superior da planta de manjericão, esta ação permite que a planta crie dois novos ramos a partir do lugar que você retirou as plantas.


Esses dois novos caules criarão novos conjuntos de folhas e, quando você os podar novamente, eles criarão dois caules novamente. Desta forma, a planta crescerá para os lados e não apenas para cima. Vai crescer forte e saudável  cada vez que pode la planta.

Por outro lado, se você estava podando a planta da maneira errada, continuaria crescendo as folhas no único caule central, mas com isso, vai  ficar uma planta raquitica, pequena e quase sem folhas …. e finalmente morre.

Assim que faz podar o manjericão corretamente

1 – Identifique o lugar no caule onde você pode ver claramente novas folhas minúsculas de manjericão se formando.

2 – Corte o caule logo acima daquelas folhas minúsculas, certificando-se de não perturbar as próprias folhas. Use tesouras de poda de ervas para garantir um corte limpo.

3 – Repita esse processo com todos os caules que têm folhas pequenas crescendo.

Notas do Assim que faz

Em algumas semanas, você verá que essas pequenas folhas se transformaram em novos caules, e você pode podar novamente os novos caules logo acima de novos conjuntos de folhas, para que eles se ramifiquem novamente.

E aí está! Esse é o segredo para o cultivo de manjericão para obter plantas lindas, grandes e saudáveis durante toda a temporada!

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.