Preparando o carro para viajar

0

Preparar o carro antes de viajar é uma atitude que deveria ser obrigatória para todos nós.

Antes de fazer uma viajem de curta ou longa distância é recomendável fazer a inspeção e revisão de alguns pontos críticos do veículo.

Este tipo de manutenção é um aspecto importante para minimizar as possibilidades de prejuízos e também evitar acidentes.

Os mais importantes para inspecionar

Freios:  Verifique o reservatório de fluido do freio. O ideal é estar entre o mínimo e o máximo. Averiguar se não tem vazamento nas mangueiras. Se o líquido do freio tem mais de 2 anos, deve ser substituído.

Luzes: Verifique se as luzes externas estão funcionando corretamente. Pisando no freio, as luzes traseira devem acender. Os pisca pisca deve iluminar de forma intermitente á esquerda e também a direita. Os faróis devem acender em baixa e alta posição. As lanternas de luz vermelha na traseira devem estar funcionando.


Para-brisas: Encher de água o reservatório de água do para-brisa.

Se você notar que seus limpadores não estão limpando corretamente, substitua por outros novos. Também pode substituir somente a borracha, que pode ser encontrado no departamento de peças da sua concessionaria. Dê também uma verificada se os jatos de agua estão funcionando corretamente.

Óleo: Também será necessário verificar os níveis de óleo do seu carro. Para fazer isso, você deve parar o motor do carro e deixá-lo esfriar para que o óleo retorne ao seu nível normal, uma vez que o calor do motor em operação faz com que o óleo aqueça e expanda. Você pode ver com mais detalhes os passos a seguir para medir o nível de óleo do seu carro.

Pneus: verifique os pneus. Certifique que os pneus estão cheios no calibre adequado. Uma calibragem baixa pode causar um aquecimento extra que pode levar a uma ruptura a altas velocidades. Siga as instruções no manual do seu carro para saber a calibragem perfeita para seu veículo.


Pneu sobressalente:  verifique o sobressalente. Certifique-se que o estepe este totalmente inflado e que o macaco, a chave de fenda , chave de roda e o triângulo estão no porta-malas. Seria bastante prudente ter o colete refletor  para que os outros motoristas possam ter maior visibilidade em caso que esteja no meio da pista.

Certifique-se também de ter certos elementos indispensáveis em seu veículo, como:

  • Triângulos de sinalização
  • Colete reflector
  • Roda de reserva
  • Ferramentas básicas

Desta forma, em caso de avaria, você pode deixar claro que seu carro quebrou sem qualquer risco.

Neste vídeo, Marcos Flávio sugere umas atitudes básicas para você verificar no carro antes de viajar garantindo o bom comportamento do seu veículo.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.