Como retirar a bateria do carro

0

Você sabe como retirar a bateria do seu carro?

Não importa se o seu carro é novo ou velho, se a bateria pifar e não ter  nenhuma possibilidade de recarregar você vai estar em uma situação um pouco desesperadora!!!

A bateria geralmente possui um adesivo que mostra quando você comprou e a possível validade de tempo que ela pode aguentar. Para evitar situações de ficar parado numa estrada com a bateria descarregada o melhor é ficar atento e substituí-la antes de chegar ao final de sua expectativa de vida.
Trocar a bateria é um trabalho rápido e fácil na maioria dos carros e pode ser feito com um mínimo de ferramentas.

Você vai precisar

junte todo o material que vai precisar antes de começar a tocar na bateria.

Uma chave inglesa, um par de panos limpos sem fiapos, um par de luvas de látex descartáveis, um pouco de água e bicarbonato de sódio, uma escova de bateria e um par de óculos de segurança baratos.

Veja o passo a passo bem detalhado abaixo e o vídeo com todos os detalhes.

Assim que faz

1 – Desligue o motor do carro.
Certifique-se de que seu veículo está bem estacionado com o motor desligado e o freio de  mão acionado.

2 –Remova os cabos dos terminais da bateria.
Procure no manual do carro para ver se o seu veículo tem polo negativo (a maioria tem). Se possui, use uma chave inglesa para soltar primeiro a porca e o parafuso na braçadeira que segura o cabo da bateria no terminal negativo. (Esse tem um sinal “-” ou “NEG” sobre ele.)

Se o seu veículo tiver somente o positivo, afrouxe o cabo com “+” ou “POS” primeiro. Remova o cabo da caixa  de bateria e coloque-o fora do seu caminho. Em seguida, remova o outro cabo da caixa  de bateria e coloque-o de lado.

Se você tiver problemas para afrouxar o parafuso, segure-o com uma chave e a porca com outra chave e mova as chaves em direções opostas. Nesse caso, você não precisa remover os parafusos,  basta soltá-los o suficiente para soltar as extremidades de cabo.

resumindo:  retirar o cabo do Polo negativo primeiro e em seguida o polo positivo

3 –Remova os dispositivos que estiverem segurando a bateria no lugar.
Quando você estiver removendo um parafuso ou uma rosca, depois de tê-lo soltado com uma ferramenta, vire as últimas voltas à mãos de modo que você obtenha um controle firme sobre ele  quando se soltar e  assim ele não caia e role para dentro de “deus sabe onde”…

4 – Remova a bateria.
Quando a bateria estiver livre, levante e retire do  compartimento e coloque-a fora do seu caminho.

5 – Se a bandeja na qual a bateria estava estiver enferrujada ou tiver depósitos, limpe-a com um pouco de bicarbonato de sódio dissolvido em água. Use suas luvas porque o material que a bateria solta é corrosivo e certifique-se de que a bandeja da bateria esteja completamente seca antes de dar o próximo passo!

6 -Coloque a nova bateria na bandeja.
Certifique-se de que a bateria nova está voltada para a mesma direção que a antiga.

7 – Substitua os dispositivos que seguravam a bateria antiga no lugar. Tente mexer a bateria para se certificar de que está completamente segura.

8 – Colocar os cabos da bateria nos terminais na ORDEM INVERSA  da qual você os removeu.
Se o seu veículo tiver polo negativo, o cabo positivo volta primeiro. Certifique-se de que as abraçadeiras que seguram os cabos nos terminais da bateria estejam bem apertando na caixa.

Resumindo:  colocar a bateria é polo positivo primeiro e depois o polo negativo 

9 – Leve a bateria antiga para um centro de reciclagem que aceite baterias.
As baterias são preenchidas com um líquido tóxico e corrosivo e devem ser descartadas adequadamente. Além disso, baterias antigas geralmente são reconstruídas em novas, então joga-las no lixo é duplamente ruim para o ambiente. Algumas lojas fazem a reciclagem da bateria antiga, se informe porque você poderá economizar algum dinheiro.


Veja o vídeo e confira como é bastante fácil essa tarefa.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.