Como trocar o pneu do carro

0

O pneu furou e agora? Este é um momento que deixa qualquer um de cabelo em pé principalmente mulheres.

A maioria das mulheres depende dos homens para trocar o pneu do carro, mas imagine ficar esperando por socorro em um lugar deserto. Então, está mais do que na hora de aprender como trocar o pneu do próprio carro.

Para Trocar o Pneu não Precisa Ter Força

Havia em um posto de gasolina dois homens, um magro e um musculoso. Os dois conversavam quando avistaram um carro encostando de onde saiu uma mulher linda e atormentada, pois o pneu havia furado.

O homem musculoso correu para ajudar e com a chave de roda tentou sem sucesso desapertar os parafusos. O homem magro que ficou no posto somente olhando, percebeu sua chance, pegou um cabo de ferro e foi até o carro.

Colocou o cabo de ferro na chave de roda e trocou o pneu.


Assim que faz para trocar um Pneu

Lugar

Escolher um lugar seguro e bem iluminado irá trazer segurança para o serviço, mas o fundamental é que o chão deve ser plano.

Se estiver sozinho e conhecer alguma borracharia próxima o ideal é ir dirigindo devagar, mas devagar mesmo até a borracharia. Caso não conheça nenhuma borracharia, mas um posto de gasolina, se dirija para lá, pelo menos é um lugar mais seguro.

Sinalização

Sinalize o lugar corretamente colocando o triângulo a 20 metros de distância da traseira do carro e mantenha o pisca alerta acionado.

Se estiver logo após uma curva coloque galhos mais distantes, de preferência no inicio da curva assim se evita acidentes.

Preparando o Carro

O primeiro que deve fazer é calçar a roda do lado oposto do pneu que esta furado para evitar um possível deslocamento do carro quando for subir o veículo. colocar um taco de madeira grande ou uma pedra de bom tamanho é suficiente para deixar seu carro paradinho.

carro parado

Certifique-se de deixar o carro engatado na primeira marcha, com freio de mão acionado e portas fechadas. Pegue o macaco que geralmente esta no porta-malas e debaixo do estepe (pneu reserva).

Na lataria do carro próximo ao pneu que irá ser trocado existe uma marcação, parecida com uma flecha apontada para baixo, é lá que o macaco deverá ser encaixado. Certifique-se que o macaco foi encaixado no local certo e abra-o deixando o carro um pouco erguido.

trocar pneu                  Trocando o Pneu

 

→ Com a chave de roda, encaixe corretamente no parafuso e dê pequenos trancos no sentido anti-horário para que o parafuso desenrosque um pouco. Nesta etapa não queremos tirar os parafusos por inteiro, apenas afrouxá-los. Se estiver duro, experimente subir na chave e forçar com o peso do corpo.

→ Repita o processo em todos os parafusos e retire a calota que na maioria das vezes é só encaixada.

 

Trocando o Pneu

Afrouxar parafusos e subir o carro

 

→  Suba o carro com auxilio do macaco até ficar um espaço entre o pneu e o chão e retire os parafusos completamente

trocando pneu

 

 →   Retire os parafusos e o pneu furado completamente do eixo. 

trocar pneu

 

 →  Encaixe o estepe no lugar do pneu retirado e coloque os parafusos com as próprias mãos apertando um pouco.

→  Com o auxilio da chave de roda, vá apertando os parafusos aos poucos e alternando entre eles em forma de X. Alternar entre eles é importante para evitar que a roda fique torta.

trocar pneu

→ Abaixe o carro por inteiro, aperte os parafusos com força, se preciso suba no macaco novamente para ficar bem apertado. Retire o macaco e guarde no seu devido lugar. 

trocar pneu

 

Guardando as ferramentas

Devolva as ferramentas para seu devido lugar, guarde o step e retire a sinalização.

Dicas:

– Tenha luvas para não sujar as mãos;

– Um cabo longo que encaixe na chave de roda facilita retirar os parafusos;

– Tenha um pano para se limpar;

– Verifique sempre o estado do estepe e quando for calibrar os pneus não se esqueça dele;

– Ao invés de carregar o pneu, prefira girá-lo pelo chão.

Estepe embaixo do carro

Alguns modelos de carro optam em colocar o estepe embaixo do veículo, e como retirá-los de lá irá variar de modelo para modelo.

Por isso, é importante ler o manual. Mas se você não tiver o manual pode ser que tenha sorte e o modo de retirar o estepe seja um desses:

– No porta-malas existe uma chave, ao rodá-la o estepe irá abaixar.

 – Entre o para-choque e a lataria traseira do carro, existe um orifício onde deve ser colocado a ponta de uma ferramenta que geralmente é a mesma do macaco.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.