LAGOS E JARDINS AQUÁTICOS – COMO SE PROTEGER DOS MOSQUITOS

0
Como se proteger do Zica Vírus e da Dengue em lagos e jardins aquáticosTer um pequeno lago no jardim, um barril com plantas aquáticas ou uma fonte de agua é um prazer imenso de poder sentir um pouco da natureza ao nosso redor. Mas este é o tipo de ambiente que os mosquitos adoram e temos que prevenir em dobro para que eles não venham e façam do nosso cantinho aquático um criadouro de larvas.
Se você tem um deste em casa, deve colocar os Barrigudinhos, também chamados de Lebiste ou Guppy (Poecilia reticulata) que são uns peixinhos ornamentais.
 
Sendo inverno ou verão, temos que tomar medidas para proteger nossa familia e vizinhos deste terrível Zica da melhor maneira possível, e estes peixes ornamentais são as melhores armas que temos! Isso porque os Guppys vão comer a mesma quantidade do seu peso, em larvas de mosquito todos os dias.
Os adultos vão dar a luz a cada 19 a 21 dias e os alevinos (filhotinhos) vão comer os ovos dos mosquitos e larvas recém nacidas. É realmente um serviço completo. Outros peixes ornamentais como o Goldfish, peixe gato, plecostomus e o Koi, não comem as larvas do mosquito que é o que realmente precisamos.

Os Guppys, barrigudinhos ou Lebistes

Esta é uma solução simples de manter sua propriedade livre de mosquitos, ovos e larvas. Você pode fazer isso sem usar produdos químicos venenosos que podem afetar negativamente o meio ambiente, destruindo outros animais e poluíndo as águas. Os barrigudinhos (Guppy ou Lebistes) são os peixes ornamentais mais populares, mais baratos e podem controlar o Zica vírus e a dengue de sua propriedades e redondezas.
Você simplesmente precisa de 3 a 5 fêmeas e colocá-las em partes onde a agua está estagnada tipo bebedouro de pássaros, laguinhos feitos de pedra, barril com plantas aquáticas etc.
O melhor mesmo seria comprar uma fêmea grávida que vem “embutida” com uma reserva de esperma no qual poderá se autofecundar por mais 4 a 6 vezes. Isso acontece porque no seu ambiente nativos, os Guppys vivem em poças de inundações e podem nunca mais ver um macho de novo. No entanto, a medida que os bebês vão amadurecendo, haverá machos e fêmeas para continuar o processo.
Incrivel a natureza não é !!!
Os Guppys crescem tão rápido que podem atingir a idade adulta em 4 semanas e começar a produzir novas e novas gerações.
Dependendo do tamanho da sua área aquática, em 6 meses uma boa porcentagem do lago pode estar muito bem povoada com novos peixinhos que são perfeitamente capazes de acabar com as larvas do mosquito potencialmente infectado com o Zica Vírus, Dengue ou Chicungunha muito rapidamente.
Como sabemos, todos estes vírus são extrememente perigosos e o importante é proteger-nos a todo momento e criar soluções para que possamos dormir tranquilamente… literalmente e filosoficamente falando!
Uma última nota: Não precisa alimentar esses peixinhos ornamentais quando estão ao ar livre porque eles são ótimos para procurar comida e o ponto principal por eles estarem em uma
área aquática na sua casa é, justamente, para comer as larvas do mosquito. Portanto não os deixe de barriga cheia.

Uma solução completamente sem necessidades de manutenção.

Vá a uma loja de animais que vende peixinhos ornamentais, compre os Guppys e leva para casa. Coloque-os na água e simplesmente esqueça que eles estão lá. Sem pesticida e o problema resolvido de uma maneira natural.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário