10 coisas que você deve levar no carro

0

Noite chuvosa, você voltando do feriadão com sua família, um pneu furado. Estrada quase vazia. Só então você percebe que não tem um macaco e uma chave de roda para trocar o pneu. Pois é, muita gente só lembra-se dos equipamentos de apoio e de emergência do carro quando precisa deles.

A lista de equipamentos obrigatórios por lei é imensa, porém a grande maioria deles já vem junto com o veículo, como faróis, limpadores de para-brisa, cintos de segurança, airbags, dentre outros.

Já a nossa lista apresenta itens que são obrigatórios, e outros que são recomendados que você tenha sempre no seu veículo, mas que por um motivo ou outro podem acabar esquecidos em algum canto da garagem.

1 – Extintor de incêndio

Mesmo que já não seja obrigatório, é uma boa ideia tê-lo.  Deve estar sempre em local que seja de fácil manuseio para o motorista.Lembre-se de verificar regularmente a sua validade e pressão, efetuando a troca ou recarga quando necessário.

extintor de incêndio

2 – Estepe (obrigatório por lei)

sempre calibre o estepe quando calibrar os demais pneus do carro. O ideal é fazer isso pelo menos uma vez por semana, construindo o hábito para evitar esquecimentos. Se no seu carro o estepe é preso por parafuso ou cadeado, sempre tenha a mão a chave adequada para abri-lo.

estepe de carro

3 – Macaco, chave de roda e chave de fenda (obrigatório por lei)

Para trocar o estepe, você vai precisar de ferramentas adequadas. Nunca retire esses itens do porta malas do seu carro. A chave de fenda é necessária para retirar calotas, em veículos que as tenha. Pela lei, pode ser substituída por outra ferramenta que consiga cumprir essa função.

4 – Triângulo de sinalização (obrigatório por lei)

Outro item que deve estar sempre à mão. Deve ser posicionado a uma distância segura do veículo, para que outros motoristas que circulem pela via saibam que existe um veículo parado a frente, e tenham tempo suficiente para desviar, caso seja necessário.

triângulo de carro

5 – Lanterna (recomendado)

já tentou trocar um pneu no escuro? Pois é, não é nada fácil. Por isso sempre tenha no porta-luvas do seu carro uma lanterna que seja potente o suficiente para iluminar enquanto você realiza esses pequenos serviços, como trocar um pneu ou completar a água do reservatório do radiador.

6 – Cadeirinha (obrigatório por lei)

Se você transporta crianças no seu carro, elas devem obrigatoriamente estar instaladas na cadeirinha. A peça é presa ao cinto de segurança do banco traseiro. Ela varia de dimensões de acordo com a idade, peso e tamanho da criança. O seu uso é obrigatório até os sete anos de idade. Compre sempre cadeirinhas certificadas pelo INMETRO, que comprovam sua segurança.

7 – Colete refletor

Em alguns países é obrigatório usar um colete e colocá-lo quando você sair do carro devido a um estrago ou acidente. É a melhor maneira que outros motoristas possam te ver e evitar um atropelamento. Claro: mantenha-o sempre à mão – nunca no porta-malas – também  não o coloque no encosto do banco, porque pode estragar com os raios de sol e também dificultar a saída do airbag lateral.

colete refletor para carro

8 – Conjunto de lâmpadas

Outro dos objetos essenciais que você deve levar no carro é, claro, um conjunto de lâmpadas de reposição e, de fato, muitos fabricantes  fornecem esse kit de iluminação com seus carros. Se o seu carro tem faróis de xenônio, você deve ter em mente que a sua substituição só pode ser feita em uma oficina profissional, mas se eles são típicos tradicionais o mais provável é que você mesmo possa mudá-los, mesmo sem ferramentas.

9 –  Caixa de primeiros socorros

Aqui pode estar incluído  luvas de uso único, bandagens, gazes, pinças, tesouras, álcool, iodo, manta térmica, alguns remédios. Não se esqueça que essas coisas têm validade, verifique a caixa de remédios do seu carro de tempos em tempos e substitua-os.

10 – GPS ou um bom mapa (recomendado)

Se você vai viajar, e não conhece muito bem o caminho ou a cidade de destino, tenha um GPS para lhe orientar, ou então um bom mapa e um bom guia do lugar para onde você está indo. A viagem vai ser muito mais prazerosa se você não se perder.

gps

Os itens principais são esses. Sempre verifique periodicamente se eles estão em condição de uso, para não ficar na mão quando precisar utilizá-los. E boa viagem!

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.