Com isso você pode economizar Água na sua casa

0

Estamos cada vez mais preocupados com o meio ambiente e com a preservação dos recursos naturais. Mas ao mesmo tempo, mais e mais gente quer consumir, o que levaria a um esgotamento desses recursos. Para evitar que isso ocorra, acabar com o desperdício é fundamental. Daí vem a atual importância dos economizadores de água.

Redutores de caudal

Um dos tipos de economizadores de água são os redutores de caudal. Eles podem ser instalados nos chuveiros e nas pias. A economia com a instalação desse dispositivo pode chegar, no caso do chuveiro, de 35% a 56% no consumo de água. Rapidamente o investimento feito é pago. E seu bolso e o meio ambiente agradecem!

Existem ainda os reguladores de caudal que são mais apropriados para ambientes de grande circulação de pessoas, como repartições públicas, hospitais, hotéis, empresas. A diferença entre os reguladores e os redutores de caudal é que os reguladores disponibilizam uma chave com a qual é possível regular a quantidade de fluxo de água por minuto, ou seja, a quantidade que se deseja poupar.

redutores de caudal

Ponteiras perlizadoras

Ainda mais apropriada para a cozinha são as ponteiras perlizadoras.  Ainda pouco comum no Brasil, esse dispositivo são fáceis de instalar e mantém um fluxo de água muito bom para realizar tarefas como lavar louças.

As ponteiras possuem uma membrana que reduz a pressão do fluxo de água e um distribuidor que aumenta a velocidade da água misturando-lhe ar, tornando o fluxo mais suave e confortável ao mesmo tempo que equilibra a sua distribuição. Além de baratas, o dispositivo pode economizar de 40% a 60% de água, ou seja, se pagam rapidamente e são de fácil manutenção. A redução no consumo de água acontece sem que os usuários percebam a diminuição do fluxo.

Chapéu economizador

Existe ainda o chapéu economizador que são os economizadores de água mais barato e versátil de todos. Se adaptam a qualquer tipo de torneira. É responsável por uma economia de até 50%. Caso a torneira tenha um sistema de aquecimento o consumo de energia também pode cair pela metade. Isso tudo sem perder a pressão no fluxo e muito menos o conforto, cortando apenas o desperdício.

A instalação é muito fácil, ele deve ser alojado entre a ponteira da torneira e a anilha de borracha. Pode inclusive ser colocado inclusive em torneiras que já tenham economizador de água, mesmo assim, ele ainda é eficaz.

Pesos nas descargas

Uma das atividades que mais gastam água em uma casa é a descarga. Com a utilização de pesos para autoclismo é possível cortar o consumo de água pela metade. Com esse aparelho, o fluxo de água é interrompido assim que o usuário deixa de apertar o botão de descarga. Assim o consumo que antes era de 9 litros passa a ser de 4,5 litros para cada vez que se utiliza a descarga.

A tecnologia e a criatividade humana vem se aperfeiçoando para que cada vez mais poupemos nosso planeta e seus recursos naturais sem abrir mão do nosso conforto e padrão de vida. A palavra de ordem é, então, cortar o desperdício!

colocando garrafa pet dentro do reservatório de água da descarga

colocar uma garrafa pet dentro do reservatório de água tambem é uma maneira fácil de economizar água

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.