10 sintomas MAIS  comuns da diabetes que você não pode ignorar

0

A diabetes é frequentemente chamada de assassina silenciosa, isso ocorre porque os primeiros sintomas desta doença são realmente fáceis de passar desapercebidos.

Mas fique atento quando ver que seu corpo não está funcionando como antes porque o corpo dá sinais de que o nível de açúcar no sangue está muito alto.

Lembre-se de que o diagnóstico precoce pode prolongar a vida.

diabetes

Sintomas comuns da diabetes

#1  –  muita sede e vontade de urinar

Estes são os sintomas mais comuns do diabetes. Quando você tem essa doença, seus rins não conseguem absorver todo o excesso de açúcar em seu corpo. Então, em vez disso, acaba na sua urina, juntamente com fluidos de outros tecidos.

Isso faz você fazer mais xixi e faz com que você se sinta desidratado.

Para saciar essa sede, você bebe mais e mais líquidos, no qual leva você a fazer xixi mais frequentemente e isso se torna um  ciclo vicioso.

Aí você me pergunta…..mas Quantas vezes “é fazer xixi demais”?

É claro que somos todos diferentes com nossa própria atividade, níveis e ingestão de líquidos, mas um pessoa saudável, em media, pode urinar de 6 a 7 vezes por dia ou até 10 vezes em algumas pessoas, mas se alguém perceber que suas viagens ao banheiro se tornam mais frequentes do que sua norma pessoal e começa a  interferir na sua vida cotidiana, isso poderia ser um sinal vermelho para você ir  ao médico.

#2 –  Aumentar a fome

Juntamente com o aumento da sede e de urinar, sentir fome constantemente é o terceiro  sinal mais comum de diabetes.

Se seu corpo não produz insulina o suficiente ou se não está respondendo da maneira normal, ele não pode converter alimentos em  glicose que suas células usam como energia e isso causa o aumento da fome  que não desaparece mesmo depois de comer .

O fato é que quanto mais come, mais aumenta o açúcar no sangue, o que está claro que piora toda a situação.

Então, Se você continua comendo, e sua fome persistir, o melhor é consultar um médico, mesmo que você não tenha outro sintoma de diabetes.

#3 fadiga crônica

Quando você tem diabetes, sente-se fraco e cansado o tempo todo pelo mesmo motivo que sempre sente fome:  suas células não estão recebendo glicose suficiente para usar como energia.

A desidratação causada por urinar  frequentemente  também contribui para esse esgotamento. Além disso, ter que acordar a noite toda para usar o banheiro não permite que você tenha um sono saudável e restaurador. Como resultado disso, seu corpo está apenas desperdiçando energia.

A fadiga crônica também o deixa facilmente irritável claro!!  quem se sentiria contente em circunstâncias como esta!! .

A fadiga pode ser um sintoma de muitos outros fatores. Alguns nem mesmo médicos. Como: uma dieta rica em carboidratos;  muita cafeína;  envelhecimento, mas quando combinada com outros sintomas que estou mencionando, pode ser um sinal que você tem diabetes.

#4 Visão embaçada

Quando a visão turva não é causada por algum problema ocular grave, pode ser um sinal precoce de diabetes.  Isso acontece por causa da inconstância de fluidos, o que faz a lente do seu olho dilatar e mudar de forma.

Isso afeta a habilidade dos olhos em focar e começa a parecer embaçado ou distorcido.

Essas alterações geralmente são reversíveis e sua visão deve voltar ao normal quando os níveis de açúcar no sangue estabilizarem com o tratamento. No entanto, se o diabetes não for tratado, essas alterações progridem e podem levar à cegueira.

O mais assustador é que, se as coisas pioram, não há como voltar atrás. É um preço alto a pagar por ignorar um problema de saúde

# 5 perda de peso inexplicável

Como é inexplicável, você provavelmente sabe que essa perda de peso não vem com a ajuda de dieta e nem de exercícios.

A diabetes pode facilmente queimar de 5 a 10 quilos em apenas dois ou três meses, já que o corpo não pode usar a glicose como fonte de energia e começa a queimar gordura e músculo por conseguir essa energia, o que faz com que o peso despenca.

Seu rim também pode ser danificado, pois eles precisam trabalhar mais para eliminar o excesso de açúcar.

A desidratação também contribui para a perda repentina de peso, já que seu corpo usa todos os líquidos disponíveis em uma tentativa desesperada de produzir urina.

A perda inesperada de peso é um sinal precoce comum de diabetes tipo 1, mas também pode ocorrer em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2

# 6 coceira na pele

Como mencionamos anteriormente, o excesso de açúcar no corpo acaba na urina junto com outros  líquidos de outros tecidos.

Entre esses outros tecidos está a pele, o maior órgão do corpo. Acredite ou não, a pele com falta de líquidos fica seca e com coceira.

O que é realmente perigoso é que coçar essas manchas secas pode abrir a pele e levar à infecção. Se você tem diabetes, precisa tomar um cuidado especial para manter sua pele hidratada e saudável

# 7 infecções fúngicas

A diabetes enfraquece seu sistema imunológico e o torna mais propenso a infecções. fungos se alimentam de glicose e prosperam em um ambiente rico em açúcar.Neste caso … o seu corpo ….

É por isso que infecções fúngicas  são um sinal bastante comum de diabetes. As mulheres devem ter cuidado especial com infecções vaginais. …é claro que estas infecções  podem aparecer devido a outras razões que não seja a diabetes, mas é sempre melhor garantir e averiguar com um médico.


# 8 cicatrização lenta

Alto teor de açúcar no sangue não só aumenta a inflamação em cortes e feridas mas também leva a má circulação dificultando o sangue em atingir e reparar áreas danificadas da pele.  Isso preocupa especialmente os pés e é bastante  comum que pacientes com diabetes desenvolvam feridas nos pés que podem levar a problemas ainda mais graves….Às vezes até amputação. se você notar que seus cortes e feridas demoram mais para cicatrizar do que antes, mencione isso ao seu médico

# 9 manchas escuras da pele

Acanthosis nigricans é uma condição que se apresenta como manchas escuras da pele com uma textura aveludada.

Essas manchas geralmente aparecem em áreas onde a pele dobra  como no pescoço, nas axilas, na virilha,  cotovelos, atrás dos joelhos e nas juntas.

Embora esse problema de pele possa afetar pessoas saudáveis, é um sinal comum de pré-diabetes ou diabetes e deve ser verificado pelo seu médico

# 10 mãos ou pés dormentes ou formigantes

Dormência, formigamento ou dor nas mãos, pés, dedos das mãos ou dos pés é outro sinal comum de diabetes.

Como já mencionamos, o alto nível de açúcar no sangue leva à má circulação, mas o que você talvez não saiba é que a má circulação do sangue pode realmente danificar seus nervos.

As mãos e os pés são os primeiros a sofrer, pois são os mais distantes do coração.

Tal como acontece com muitos outros sintomas nesta lista, manter o açúcar no sangue sob controle o ajudará tremendamente e sua circulação deverá melhorar com o tratamento.

Conclusão

Lembre-se de que o diabetes é uma doença crônica que pode levar a muitas complicações graves se não for tratada. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais fácil será gerenciar e mais longa será sua vida.

Se você notar algum desses sintomas, especialmente vários deles combinados, marque uma consulta com seu médico o mais rápido possível.

Existem diferentes testes usados para descobrir se você tem diabetes.

Portanto, fazer apenas um deles não é suficiente para o diagnóstico correto. mas você nunca deve fugir, adiar, ignorar ou evitar ir ao médico se você notar uma mudança na sua saúde.

Lembrando sempre que a diabetes pode ser hereditária , portanto se você tem alguém na sua família com essa doença nunca é demais averiguar a sua saúde.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.