12 plantas/flores que você pode cultivar na sombra

0

12 plantas / flores  que você pode cultivar na sombra

Naturalmente, as plantas precisam da luz solar para crescer e permanecerem vivas. Isso significa que os cantos sombrios do seu quintal estão destinados a permanecer árido e sem nada? Definitivamente não.

Há uma variedade surpreendentemente ampla de plantas que podem se dar muito bem à sombra, e algumas até preferem sombra total o tempo todo.

É só ter um pensamento  estratégico quando se trata da escolha de plantas e assim permitirá que você tenha um jardim com plantas florescendo em todos os lugares da casa, claros e escuros.

Aqui estão 12 opções possíveis para plantas de sombra, só para te dar alguma inspiração.

1 – Os arbustos de fúcsia alcançam todo o seu esplendor em sombra total!

Existem mais de 100 espécies diferentes de fúcsia, mas uma das espécies mais comuns desta planta ornamental é o fúcsia magellania.

As flores caídas são bem elegantes e vêm em várias variedades diferentes.

É possível cultivar as fúcsia sob a luz do sol, no entanto, a fúcsia cresce muito melhor à sombra. As fúcsia crescidas à sombra serão maiores e mais saudáveis. Além disso, atrairá um ou mais beija-flores ao seu jardim.

fúcsia

fúcsia – diferentes variedades

2 – A grama japonesa é uma escolha versátil e de baixa manutenção

A grama japonesa, ou Hakonechloa macra, é um arbusto semi-verde usado para fins ornamentais. Existem várias variações de cores e as folhas podem ser lisas ou listradas.

As folhas da grama japonesa tendem a dourar ao sol. Portanto, é melhor plantar em pelo menos sombra parcial. Uma vez plantada, a grama  japonesa requer muito pouca atenção.

grama japonesa

Grama japonesa, ou Hakonechloa macra

3 – Lírio do vale: delicado, perfumado e odeia o sol

O lírio do vale – cientificamente chamado –  é bem conhecido por suas pequenas, delicadas e perfumadas flores perenes.  É recomendado que o lírio do vale se auto-semeia rapidamente, portanto, embora possa se tornar invasivo, também oferece uma boa cobertura do solo para áreas inutilizáveis .

Por exemplo, uma faixa estreita de terreno entre uma parede e uma calçada ou caminho seria um ótimo local para Convallaria majalis.

lírio do vale

O lírio do Vale – Convallaria majalis.

4 – Aspérula doce, Faz uma cobertura do solo bonita e perfumada

Aspérula doce, um nome comum para Galium odoratum, é uma planta perene que gosta de estar em sombra parcial ou total. A planta produz flores com cheiro doce em primavera.

Esta é uma escolha sabia para cobertura de solo e divisão de terrenos.

asperula doce

Asperula Doce – Galium odoratum

5 – Adicione cores a um pátio sombreado com Astilbe

Astilbe é um gênero de 18 espécies diferentes. Esta é uma planta perene. O Astilbe desfruta de sombra leve a moderada. Suas flores parecem penas coloridas e as folhas lembram as de samambaias. Eles podem ser encontrados em tons de rosa, branco, vermelho e malva. Eles são ideais para áreas semi-sombreadas ou perto de lagoas e requerem solos ricos e um pouco úmidos.

Se você estiver plantando um astilbe em sombra moderada a cheia, que é um pouco mais sombria do que gosta, você pode compensar tornando o solo mais fértil .

astilbe

Astilbe

6 – Por que não plantar um cantinho com a refrescante hortelã?

Existem mais de 600 espécies de hortelã, mas a mais popular para uso culinário é a hortelã pimenta, ou Mentha spicata. Esta erva é uma planta perene que morre no inverno e cresce melhor em sombra parcial.

hortelã é uma planta muito invasiva, pois se espalha através das raízes. Portanto, você deve cultivá-la em um vaso ou canteiro. Se você não se importa com essa invasão de hortelã por todos os lados, uma ideia é  usá-lo como cobertura do solo.

hortelã

hortelã pimenta, ou Mentha spicata



7 – As gardênias acrescentam um ar de elegância

A gardênia é um gênero de planta aparentado ao cafeeiro, e o termo pode se referir a qualquer uma das 140 espécies do gênero. O que todos eles têm em comum são as flores elegantes e intensamente perfumadas.

Esses arbustos sempre verdes podem prosperar em sombra parcial. Considere plantar algumas gardênias se você tem um cantinho sombreado e sem vida.

gardênia

8 – Suculenta –  Sempervivum tectorum –  uma delicadeza resistente

Sempervivum tectorum é uma suculenta sempre verde e que  gostam de sombra parcial, são resistentes à seca e requerem cuidados mínimos.

São populares para jardins de pedra, mas você pode usá-los para bordas ou como quiser.

sempervivum

9 – O erva-cidreira é uma boa planta de sombra se você mora em um clima seco

A erva-cidreira Melissa officinalis é uma erva perene da família da hortelã. Pode ser usado como tempero para alimentos e, na medicina popular. A planta tem um efeito relaxante e analgésico que pode ajudar no sono.

erva-cidreira é mais tolerante à sombra do que muitas outras ervas, e se você vive em um clima seco, a sombra parcial é realmente melhor.

O erva-cidreira é tolerante à seca. Esta erva auto-semeia, portanto, se você não quiser que ela se espalhe é só plantar em um recipiente limitado.

Melissa oficiares

Melissa officinalis 

10 – Hera inglesa para atrair insetos e pássaros

A hera inglesa dá um toque clássico muito bonito. Esta planta é muito invasiva e pode passar por cima de outras plantas se você permitir. No entanto, o crescimento entusiasmado da hera inglesa a torna perfeita para usar em muros, treliças e cercas.

Conhecida pela ciência como Hedera helix, esta videira sempre-verde possui mais de 30 cultivares diferentes. As flores da hera inglesa atraem mais de 70 espécies de insetos que se alimentam do néctar, inclusive as borboletas, e as bagas atraem pelo menos 16 espécies de pássaros.

hera inglesa

hera inglesa

11 – Perilla é super fácil de cultivar

Perilla, também conhecida como Perilla frutescens ou shiso, é uma erva usada na culinária japonesa. Existem variedades de roxo-avermelhado e verde, e isso pode ser uma boa cobertura do solo, mesmo que você não use a planta na cozinha.

Perilla pode ser cultivada anualmente em qualquer lugar, mas pode ser perene em locais cálidos.

perita

Perilla frutescens

12- Schlumbergera Truncata, o cactos de natal

Como você sabe, os cactos são famosos por precisar da luz solar para crescer. No entanto, a Schlumbergera truncata, é caracterizada pelo contrário, ou seja, sobrevive melhor em áreas sombreadas ou semi-sombreadas.

Portanto, é comum ver esta planta como um elemento decorativo da casa no inverno.  O cacto de Natal é uma planta perene carnuda. Tem folhas achatadas e durante o inverno floresce em tons que mudam entre rosa, branco, roxo ou vermelho. As hastes desta planta são penduradas por partes planos, têm um contorno serrilhado, mas sem a  “espinha”.

É perfeito para semear em um vaso na  sombra.

cactos de natal

Schlumbergera Truncata

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.