Fucsia uma planta elegante para um jardim na sombra

0

Fucsia uma planta elegante para um jardim na sombra

As fúcsia (Fuchsia sp.), Também conhecidas como brincos de princesa, são um gênero de plantas muito elegantes e de grande valor ornamental, pois são muito bonitas e têm cores diferentes.

Elas podem ser vistas em fúcsia ou roxo, que é o mais comum e, portanto, seu nome, e outras cores, como vermelho, rosa, laranja, branco e roxo escuro que parecem azulados.

Essas plantas geralmente crescem na forma de arbustos ou árvores que não atingem três metros de altura, o que as torna plantas ideais, tanto para jardins quanto para vasos. Felizmente, os cuidados com a planta fúcsia não são muito exigentes.

Os brincos da princesa ou fúcsia, são arbustos altamente valorizados por suas flores de cores bonitas. Um arbusto que mantém a floração no outono e parte do inverno.

Talvez te interesse :  12 plantas/flores que você pode cultivar na sombra

fucsia magellanica

Características principais das fúcsias:

  • Nome comum: Brincos de princesa, Fúcsia
  • Nome científico: Magellanica fúcsia
  • Origem: América
  • Família: Onagráceae (Onagraceae)
  • Localização: Exterior em climas quentes; interior
  • Floração: Primavera-Outono
  • Luz: áreas muito claras evitando o sol direto
  • Temperatura: Média, nunca abaixo de 7ºC
  • Rega: Abundante durante a floração, mínimo no inverno
  • Fertilizante: No fertilizante líquido primavera-verão, uma vez por mês

Características gerais e variedades dos brincos da princesa ( fúcsia)

A fúcsia ou brincos da princesa é uma planta muito elegante e imponente. É um pequeno arbusto com folhas ovais verde-escuras cujas flores pendem de caules finos, grandes e coloridos.

Dada a natureza híbrida da planta, suas flores cobrem uma ampla gama de cores e tamanhos, embora os tons mais comuns sejam rosa e roxo.

Devemos saber que a fúcsia é uma planta exótica que não suporta muito bem o mau tempo. É amplamente utilizado como planta ornamental interna e, embora existam variedades resistentes (como a Fuchsia coccinea), a maioria não se adapta ao clima frio. Por esse motivo, o cultivo da planta fúcsia em um vaso interno é ideal para climas frios e difíceis.

De todas as variedades de fúcsia, a mais forte é a fúcsia magellanica. É um arbusto de folhas caducas de até 1,5 m. de altura.

É linda no espaço tanto usando somente 1 planta ou para formar coberturas. Tem flores azuis, vermelhas e roxas e suporta bastante as condições de inverno. Outras variedades são Fuchsia ricartonii, Fuchsia alba ou Fuchsia versicolor.

Fuchsia magellanica riccartonii

Fuchsia magellanica riccartonii

Cuidados com fúcsia em vaso – O guia

A seguir, vamos mostrar os cuidados básicos para plantar a fúcsia em vaso  e também falaremos sobre as vantagens e desvantagens de plantá-la em vasos ou canteiros.

Tipo de vaso e substrato para fúcsia

Ao plantar a fúcsia em um vaso, recomenda-se o uso de um vaso de barro que seja grande o suficiente para evitar transplantes e que tenha uma drenagem adequada.

O substrato em que é plantado deve ser um pouco ácido, com pH abaixo de 6. Os substratos mais ácidos podem ser distinguidos por terem uma cor mais marrom avermelhado enquanto os substratos mais alcalinos têm uma cor mais escura (quase preta). ) Além disso, o substrato deve ser poroso e conter perlita, o que facilita a drenagem.

fúcsia em vaso

Local, Luz e temperatura para brincos de princesa

Esta planta não suporta temperaturas muito baixas (abaixo de 7º- 10ºC), portanto, exige um clima com temperaturas superiores a isso para cultivá-la ao ar livre.

Deve ser colocado à sombra ou semi-sombra, pois precisa de muita iluminação, mas deve evitar o sol direto. No inverno, ele deve ser protegido da geada, apenas a variedade Fuchsia magellanica os tolera em certa medida. Se você não vive em um clima tropica, o ideal é coloca-la dentro de casa, em um local fresco e muito bem iluminado.

A luz solar deve estár durante a maior parte do dia, mas sem ser direta.

Irrigação e adubos para brincos da princesa

Durante a estação da floração, a irrigação deve ser abundante para que o solo esteja sempre úmido. No entanto, o excesso faz com que as folhas caiam, portanto você deve ter um vaso com uma boa drenagem. A planta deve ser pulverizada frequentemente para criar um ambiente úmido, mas sem molhar as flores.

O solo deve ser rico em matéria orgânica.

→ Na primavera e no verão, é conveniente fertilizar a planta a cada duas semanas adicionando adubo à água de irrigação.

→ No inverno, quando o Fuchsia começa a estação de descanso, é necessário reduzir ao mínimo a irrigação e dispensar o fertilizante.

Podando os brincos da Princesa

Se as hastes estiverem fracas, é aconselhável realizar podas severas. Também no momento do transplante, o que sempre deve ser feito na primavera.



Pragas e doenças

A fúcsia é sensível ao ataque de mosca branca, cochonilhas, pulgões e ácaros. Também é preciso ter cuidado com os fungos do solo, que secam e enfraquecem as folhas.

Vantagens e desvantagens de ter um vaso fúcsia

O plantio de fúcsia ou brincos da princesa  em vaso pode ter vantagens como:

  • É possível alterar a localização.
  • Você tem melhor controle sobre adubos e crescimento.
  • Melhor controle sobre pragas, impedindo que as raízes apodreçam.

A principal desvantagem de tê-lo em um vaso  é que ele não se desenvolverá tanto como se estivesse do lado de fora e plantado diretamente no solo.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.