19 Utilidades da água oxigenada

0

A água oxigenada (H2O2) é um líquido viscoso e bastante oxidante. Quando vendido comercialmente, é uma mistura de água com peróxido de hidrogênio. A substância foi criada durante a segunda guerra mundial, como forma de prevenir infecções que obrigariam os soldados a amputar os membros (na época não havia antibióticos).

O peróxido de hidrogênio ou H2O2, também chamado de “água oxigenada”, pode ser usado para muitas coisas e nós apostamos que você tem uma garrafa no armário de remédios ou em uma gaveta. O que muitas pessoas não sabem é que o peróxido de hidrogênio é o único agente germicida que é composto somente de água e oxigênio. É uma substância natural que pode ser encontrada em todos os seres vivos e seu potencial de oxidação funciona para tratar doenças, combater infecções e neutralizar germes.

O peróxido de hidrogênio pode ser muito perigoso se ingerido e, dependendo de sua concentração, pode causar sérios danos, queimando a pele e os olhos. A que nos referimos neste artigo, é a água oxigenada a 3%.

Portanto, podemos dizer que o peróxido de hidrogênio é um desinfetante natural e o mais seguro do mundo. Dê uma olhada em todas as maneiras que você poderia usar peróxido de hidrogênio em casa:

Usos da água oxigenada

1)  Refresca o hálito e Clareia os dentes

Você pode fazer seu próprio enxágüe bucal natural, misturando partes iguais de peróxido de hidrogênio e água em um copo. Como qualquer enxaguante bucal, nunca deve ser engolido.

escovando dentes

2)  Desinfetar e Cicatrizar ferimentos

Aplicado duas vezes ao dia em feridas, ajuda a prevenir infecções e facilita a cicatrização.

A água oxigenada libera oxigênio quando entra em contato com a catalase (presente no sangue). Assim, ela pode ser útil na remoção de infecções, já que o oxigênio liberado limpa a ferida muitas vezes melhor do que soluções fisiológicas ou outros desinfetantes. Dessa forma, ela evita infecções e auxilia na cicatrização.

ferida e água oxigenada

3) Manchas na pele

A água oxigenada é uma substância muito poderosa na remoção de fungos e bactérias que podem infectar a pele. Mas lembre-se: é recomendável sempre pedir ajuda para um dermatologista.

4) Trate infecções de pés e unhas e o chulé.

Colocando os seus pés durante a noite com água morna e um pouco de água oxigenada durante 20 minutos, irá ajudá-lo a prevenir o fungo nos pés e nas unhas, bem como a combater o mau cheiro.

unha infecionada

5) Resfriados e Sinusites

Se a água oxigenada for misturada em partes iguais com água normal, essa solução pode ser pingada no nariz em resfriados e sinusites. Espere alguns instantes e assoe o nariz. Isso poderá matar germes e outros organismos nocivos.

6) Limpeza de Tábuas de carne

Para garantir uma limpeza completa de tábuas de carne e outros utensílios de cozinha, borrife água oxigenada depois da tradicional limpeza com detergente. O produto irá auxiliar na eliminação de todos os microorganismos que à água e o detergente não retiraram. O procedimento é recomendável, inclusive, para se proteger da salmonela.

7) Manchas de sangue e vinho

Para acabar com manchas de sangue ou vinho em roupas e lençóis, aplique água oxigenada no local, esfregue com uma esponja ou pano e, em seguida, lave normalmente a peça.

mancha de vinho

8) Lavar frutas e legumes

Nós todos sabemos que uma simples lavagem com água não ajuda muito a realmente limpar nossos vegetais. Basta adicionar 1/4 xícara de peróxido de hidrogênio em uma bacia cheia de água fria. Evite fazê-lo com alimentos que absorvem, como os cogumelos. Para este tipo de comida use um pano umedecido com água e um pouco de peróxido de hidrogênio.

lavando frutas

9)  Dê uma geral na sua lava-louças

Você só precisa adicionar um jato de peróxido de hidrogênio à caixa de lavagem.

10) Branqueamento de roupa, como alternativa ao cloro

Você só tem que adicionar uma xícara de peróxido de hidrogênio para a roupa branca que você deseja branquear. Branqueia, elimina  as manchas  ao mesmo tempo que limpa a máquina.

11) Elabore o seu próprio creme dental

Combine bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio para fazer um creme dental caseiro. Ele ajudará a eliminar manchas se você usar regularmente.

12) Faça um super limpador multiuso

Este limpador funciona com tudo, desde o estofado até a argamassa de piso. Você só precisa adicionar duas partes de peróxido de hidrogênio a uma parte do  seu gel de gel de limpeza e espalhá-lo sobre a área que precisa ser limpa.

13) Clarear os pelos

O peróxido de hidrogênio é ótimo se você quer clarear os pelos do corpo. Diluir  peróxido de hidrogênio ( 3%) em água, para clarear gradualmente o cabelo. Para ficar mais seguro, o melhor é começar em uma área e depois ir para outras.

descolorir pelo de perna

14) Limpar o vaso sanitário

Você precisa de uma maneira fácil de limpar o vaso sanitário? Com o peróxido de hidrogênio essa limpeza é garantida. Você só tem que derramar meia xícara no interior do vaso sanitário e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, limpe com um pano e acione a água.

15 ) Reviva sua antiga cortina de chuveiro

Com esse truque você vai mudar de ideia e não vai querer mais gastar dinheiro em substituir sua velha cortina. Despeje um pouco de peróxido de hidrogênio e água nas partes amarelas e sujas e você verá como se  limpa facilmente.

16) Eliminar os maus odores

Faça esta solução simples: 440 ml de peróxido de hidrogênio, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, um bom toque de detergente. Misture tudo e passe no local onde você quer eliminar o mau cheiro.  Alem disso vai desinfetar completamente o ambiente.

eliminar mau olores

17) Limpar espelhos adequadamente

Use a mistura de peróxido de hidrogênio e água em partes iguais para deixar os espelhos sem qualquer tipo de manchas.

18) Ajuda suas plantas a crescer melhor

Muitos jardineiros juram que a adição de uma solução simples de peróxido de hidrogênio ao solo,  ajuda a transportar oxigênio para as raízes. A solução é a seguinte: 32 partes de água para uma parte de peróxido de hidrogênio.

resumindo seria … 20 ml de peróxido de hidrogênio em um litro de água. Use esta solução periodicamente para regar e umedecer as plantas. Muitos jardineiros dizem que isso estimula o crescimento das plantas e ajuda a prevenir a podridão das raízes. Misture apenas o suficiente da solução para usá-lo imediatamente.

vasos de plantas

19) Revive potes ou panelas antigas

Se você deixou vestígios de alimentos presos ou queimados nas panelas e frigideiras, você pode preparar uma pasta com peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio. Esfregue a mistura sobre a sujeira e deixe descansar por alguns minutos. Esfregue com esponja e água quente. …sujeira desaparece e panela brilha!

limpa panela

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.