Como funciona a embreagem do carro

0

Sabemos que todos os veículos possuem uma embreagem. Mas será que realmente temos noção de como ela trabalha e quais são suas funções? De fato, nós costumamos nos preocupar apenas SE o carro funciona e não COMO isso acontece. Porém, é importante saber todo esse processo para poder identificar possíveis problemas e conhecer melhor o nosso automóvel.

Para que serve a Embreagem

As embreagens estão presentes em muitas coisas que nada tem a ver com veículos, como uma serra elétrica, por exemplo. Nos carros, elas são usadas para:

  • possibilitar a saída do veículo suavemente,
  • transmitir torque quando a marcha estiver engatada,
  • interromper o fluxo entre motor e caixa de câmbio nas trocas de marcha,
  • proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas
  •  amortecer as possíveis vibrações de transmissão

Em um automóvel, é necessário a embreagem porque o motor está girando o tempo todo, mas as rodas não. Assim, a embreagem permite unir suavemente um motor em rotação a uma transmissão que não está girando. Do mesmo modo, para que o carro pare sem deixar o motor morrer, as rodas precisam estar desconectadas a ele de alguma forma.

Como funciona a embreagem

Para entender como esse processo ocorre, é necessário ter algumas noções sobre atrito, que é a medida que calcula o quanto é difícil fazer um objeto deslizar sobre outro. O atrito é originado por picos e vales que existem em qualquer superfície. Quanto maior for esses picos e vales, mais difícil será fazer o objeto se deslizar.

A embreagem funciona devido ao atrito que ocorre entre o “platô de embreagem” (através da sua placa de pressão) e o volante do motor. A quantidade de força que a embreagem do automóvel pode sustentar depende desse atrito. Quando o seu pé está fora do pedal, as molas empurram a placa de pressão contra o disco de embreagem, que é pressionado contra o volante. Dessa forma, o motor será conectado a “árvore de entrada” do câmbio e os dois irão girar na mesma velocidade.

Já quando o pedal é pressionado, um pistão hidráulico empurra o garfo, que vai pressionar o rolamento de embreagem contra o centro da mola-diafragma. Quando essa mola é empurrada, vários pinos localizados no lado de fora dela fazem com que a mola afaste a placa de pressão do disco para longe do disco de embreagem. Assim, o disco de embreagem fica solto em relação ao motor, que continua em funcionamento.

Um problema comum nas embreagens é o desgaste no material de atrito do disco, que se parece muito com o material usado nas pastilhas de freio. Quando todo material de atrito estiver desgastado, a embreagem irá patinar e, como consequência, não transmitirá a força do motor para as rodas.

Porém, a embreagem só se desgasta se o disco de embreagem e o volante estão girando em velocidades diferentes. Portanto, é recomendável que você evite “patinar” a embreagem, pois é isso que causa o desgaste.

Portanto, agora você já sabe a função e a importância dessa parte do automóvel. Agora é só cuidar bem da embreagem para poder sair andando por aí por muito mais tempo!

veja o video abaixo sobre COMO FUNCIONA A EMBREAGEM

video : via

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.