35 plantas perfeitas para terrários

5

Terrários agem como pequenas estufas, aumentando a umidade que muitas plantas amam, permitindo que o meio ambiente recicle água de sua própria matéria orgânica.

Isso significa que as plantas domésticas que gostam da umidade de regiões tropicais e subtropicais são ideais para os terrários. A maioria delas são excelentes como plantas de casa também.

Veja abaixo uma guia bem completa e útil de plantas que se dão bem em terrários para você começar este projeto divertido .

O que é um terrário?

Terrários são como mini-ecossistemas, geralmente consistindo em solo e plantas dentro de um recipiente de vidro selável que pode ser aberto ou mantido fechado e aberto apenas para a manutenção da planta.

Quanto a como fazer um terrário, é muito fácil. Uma vez criados, os terrários são de baixa manutenção e oferecem uma excelente estética arquitetônica para a casa moderna.

Quais planta  se pode colocar em um terrário?

Nem todas as plantas são adequadas para uso em um terrário. Os cactos do deserto, por exemplo, realmente não gostam de terrários fechados – o ambiente é muito quente e vaporoso para eles. Mas há muitas suculentas que fazem, desde que o solo esteja bem drenado e você não exceda a água.

As versões mais jovens de muitas  plantas grandes pode ser uma opção porque os recursos limitados restringem seu crescimento. As trepadeiras são excelentes porque elas crescem para cima e para fora. Gramas, samambaias e arbustos em miniatura também são boas opções.

É bom usar musgo?

Os musgos preferem um ambiente úmido. Mas nem sempre gostam de um ambiente cálido. Com um pouco de experiência, você pode encontrar um musgo decorativo que prosperará em seu terrário. No entanto, certifique-se de que qualquer musgo que você colecione seja do seu jardim ou de uma área pública – não de uma floresta protegida.

Use apenas musgo do seu jardim, não de uma floresta protegida.

 Dica legal : Você pode congelar musgo se você não vai usá-lo imediatamente.

Onde comprar plantas de terrário

Para evitar a possibilidade de pragas ou insetos inesperados infestar seu terrário, é sempre melhor comprar musgo estéril, plantas e terras para vasos, em floriculturas ou online de lugares idôneos.

Plantas que gostam de muita claridade

1. violeta africana (Saintpaulia ionantha)

As violetas africanas são nativas da Tanzânia e tornaram-se populares entre os europeus no final do século XIX. A sua folhagem atrativa e aveludada, os seus hábitos de crescimento compactos e a grande variedade de flores  tornam esta uma das plantas de interior mais populares do mundo.

violeta em vaso

2. Planta aérea (Tillandsia)

Essas plantas incríveis podem crescer e prosperar sem solo. Eles precisam de circulação de ar constante – então simplesmente abra os terrários. Uma leve névoa de água e luz indireta os mantém felizes.

planta do ar

3. Iresina de sangue (Iresine herbstii)

Para uma folhagem polida e vermelho brilhante, você não pode competir com  esta planta pequena e ramificada. É perene e cresce até 60 cm.

folhas de iresine

4. samambaias de folhas redondas (Pellaea rotundifolia)

Esta planta da Nova Zelándia é uma ótima opção para iniciantes. Goza de um solo uniformemente úmido e enche qualquer espaço rapidamente.

folhas de samambaia de folhas redondas

5. Arvore de dragão (Dracaena marginata)

Uma planta que aprecia luz clara e indireta. Deixe a terra secar ligeiramente entre as regas.

6.  Bromélia Estrela da Terra (Cryptanthus bromelioides)

Esta roseta que forma Bromélias do Brasil é uma das mais fáceis de crescer. Com largas folhas de tons acastanhados e vermelhos e cor-de-rosa irregulares no centro, é uma ótima opção para terrários fechados. Deve ser plantado em terra especifica para vasos  contendo musgo ou turfa.

7. Flame violet (Episillaria Dianthiflora)

Um parente do violeta africano. Requer calor e umidade constante e deve ser plantado em uma porosa mistura de terra de vaso e turfa.

8. Planta da amizade ‘Moon Valley’ (Pilea involucrata)

As plantas de amizade são conhecidas por suas folhas incomuns profundamente texturizadas em cores impressionantes, prata ou cobre.‘Vale da Lua’ é uma trepadeira que forma montes densos de 16-24 cm de folhas ovais com a parte inferior  vermelho-escuras.

9. Pothos  Dourados (Epipremnum aureum)

Pothos Dourado é uma planta muito popular. São vinhas atraentes que têm folhas lisas, coriáceas e em forma de coração. As videiras de Pothos estão entre as 10 maiores plantas purificadoras de ar para colocar dentro de casa.

10. Avenca (adiantum raddianum)

Prefere luz brilhante,  solo com boa drenagem e rico e alta umidade. Mantenha o solo úmido, mas não exagere para evitar que apareça  mofo.

11. Peperomia em miniatura (Pilea depressa)

Peperomias em miniatura são plantas rastejantes e de crescimento reduzido, com pares de minúsculas e opostas folhas redondas em hastes rígidas que se espalha rapidamente quando contatam o solo. Este Pilea prefere uma umidade mais baixa e um solo mais seco.

vaso pendurado com pilea depressa

12. Planta da amizade (Pilea involucrata)

Planta da amizade é uma planta pequena  que cresce até cerca de 30 cm de altura e largura. Possuem folhas com folhas de chartreuse com texturas profundas.

As extremidades das folhas  parece dentes de serra com forma de coração .  Tem uma cor verde-amarelado . As Pileas ocasionalmente florescem, mas suas flores cor de rosa ou creme são muito pequenas e muitas vezes passam despercebidas.

13. Nertera (Nertera granadensis)

A nertera é rasteira, formando pequenas moitas compactas e arredondadas, próprias para forração ou como planta de vaso. ATENÇÃO: É uma planta toxica e por isso deve deixar longe de animais e crianças.

14. Planta Mosaico (Fittonia verchaffeltii)

Esta planta tropical possui folha com tamanhos variados, folhas pequenas e uma infinidade de combinação de tons de verde, vermelho, rosa e até amarelo , com nervuras bem marcadas e contrastantes na cor branca. Ela prospera sob o ar úmido e quente de um terrário e atingirá apenas 30 cm quando adulta.

15. Confete (Hypoestes phyllostachya)

Uma planta ornamental com folhas verdes e manchas brancas a vermelhas. Cresce melhor em um ambiente úmido.

Plantas que gostam de luz difusa

16. Planta Alumínio ( Pilea Cadierei)

Estas são de rápido crescimento, fáceis de cuidar e plantas que se ramificam livremente crescendo de  30-40cm de altura. Suas folhas verdes carnudas são acentuado com faixas douradas de prata metálica.

17. Singônio (Syngonium podophyllum)

São videiras de rápido crescimento que crescem  cerca de 1m. Escolha entre variedades verdes, cobre de diversas variedades.

folhas de singônio

1 2
Share.

5 Comentários

  1. Avatar
    Reginaldo telis on

    Não existe terrário fechado ou aberto, terrário é originalmente um recipiente de vidro fechado. Recipiente de vidro ou similares, chamamos de arranjo ou mini jardim.

  2. Avatar
    Susana de freitas on

    Oi tudo bem.peperomias pode colocar em terrarios fechados?ela fica por quanto tempo

  3. Avatar
    Christiani on

    Ótimas dicas! Saber qual a melhor planta, facilita na hora da compra! Obrigada.
    Gostaria de saber se mini antúrios são bons para terrários abertos?

  4. Avatar
    JM Monnerat on

    Muito bom!…
    Mas gostaria de mais informações para qual tipo de terrario., ex: (aberto) (fechado) ou ( aberto e fechado)
    Só indicaram umas poucas para os terrarios fechados!

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.