9 poderosos hormônios naturais para enraizamento- Enraizador Caseiro  

0

Vou mostrar 9 diferentes  substâncias que estimulam o crescimento das raízes e que podem ser usadas facilmente  para as estacas que vai  multiplicar suas plantas  com uma alta porcentagem de sucesso.

Clonar uma planta significa duplicar uma planta através de ramos ou estacas de uma planta mae.  É uma ótima maneira de multiplicar uma planta que você adora e quer ter várias iguas em casa.  Ou dar de presente para amigos e familiares. Pode até mesmo começar um negocio de venda de mudas.

A maneira mais simples de clonar uma planta é simplesmente tirar um pequeno galho  e inseri-lo diretamente na terra.  Assim de fácil !!!


Mas … a taxa de sucesso deste tipo de corte é geralmente baixa. Se você realmente quer ter bons resultados, você deve seguir umas regras simples para acelerar a formação de raízes e assim aumentar a chance de que sua  nova planta sobreviva.

Quando você faz um corte de uma rama, a planta entra em sinal de alerta e começa a elaborar seus próprios hormônios enraizadores em busca de sobrevivência. Mas para alguns tipos de plantas ou problemas externos de temperatura, umidade e vários outros fatores,  as estacas podem demorar mais do que o normal para produzir seus hormônios naturais e a rama pode morre por que não tem raízes para se alimentar.  E Isso acontece muito facilmente.

Para que isso não aconteça, podemos ajudar essa rama a acelerar essa  produção de raízes usando ENRAIZADORES NATURAIS OU SINTETICOS.

Aqui vamos falar somente dos naturais porque os sintéticos você encontra em floriculturas ou casa de fanzendeiros  por um preço bem elevado.

8 enraizadores naturais

1 –  Saliva

Isso não é bricadeira!  Nossa Saliva, de humanos e animais, é definitivamente um fluido  antibacteriano e antifúngico para as plantas.

Este é o primeiro passo que você deve seguir para evitar o apodrecimento dos cortes e estimular a formação de raízes.  Basta adicionar saliva no corte e em seguida , insira na terra.

Este é o típico truque de que é melhor fazer isso do que não fazer nada.

2 –  Ramas de Canela em pó

Canela tem potentes agente antibacteriano e antifúgico  que com certeza vai dobrar as chances de você ter sucesso em  enraizar sua  planta nova.  Tenha certeza de deixar a rama de canela muito bem triturada. Basta mergulhar o corte neste pó e em seguida insertar na terra.

3 –  Lentilha

Esse é um pouco mais trabalhoso porque deve fazer que as lentilhas germinem que é o momento em que liberam  muitas auxinas, que são os hormônios que a estaca necessita para enraizar rapidamente. Tenho dois vídeos neste que te mostra o passo a passo para você fazer esse poderoso enraizador de plantas. Veja aqui:

Enraizador LÍQUIDO de Lentilha 

Enraizador EM PÓ de Lentilha 

4- Vinagre de maça

Este é outro enraizador natural totalmente comprovado pela sua eficácia.

Adicione 5 gotas em meio copo de água e misture bem.  Não use mais que isso porque pode ter um efeito contrário e impedir o enraizamento.  O vinagre também, em grandes quantidades é um excelente herbicida.

Insertar a parte cortada da estaca dentro desta mistura, deixar 10 minutos e insertar a estaca no solo.

5 – Gel de Aloe vera Gel

O gel fresco de aloe vera contém ácido salicílico junto com outras enzimas, aminoácidos e vários minerais.

Basta tirar o gel de uma planta de aloe vera fresca, mergulhar o corte e depois de 10 minutos plantar na terra.

6 – Casca de salgueiro

A casca da árvore do salgueiro, contém 2 importantes componentes :  Salicina e IBA

Salicinina é um composto químico similar á aspirina …no qual é um acido acetilsalicílico.

Portanto se você tem a sorte de ter um salgueiro perto de você, você pode fazer um “chá de salgueiro”.  O Hormônio IBA esta presente em altas concentrações nas ponta emergentes dos ramos do salgueiro. Então, se você pegar essas ramas emergentes e mergulhá-las em água morna, pode obter quantidades suficientes de Hormônios IBA dentro da água no qual eu chamo de chá de salgueiro.

7 – Mel

O mel é outro antisséptico e antifúgico agente natural que pode ajudar as estacas a permanecer saudável e forte.   Lembre-se que o mel puro tem efeitos mais benefíciosos do que o mel de garrafas processadas .

Não mergulhe sua estaca diretamente no mel porque isso pode atrair muitos insetos e formigas.

Então,  a maneira correta de usar o mel como um agente enraizador é:  adicione 1 /2 colher de chá  de mel dentro de 1 copo de água quente.  Misture bem, deixe esfriar antes de insertar as estacas nesta mistura. Deixe por 10 minutos e já pode plantar na terra.



8-  Planta tiririca

Essa é outra planta no qual usamos as batatinhas que nascem nas raízes e são realmente uma potência poderosa para enraizar qualquer tipo de estaca.

Basta fazer um suco com estas batatinhas e mergulhar as estacas dentro por 1 dia. Depois deste tempo é só plantar na terra.

9 – Aspirina

Apesar de não ser natural, é uma maneira barata de obter um enraizador. Basta triturar a aspirina 350mg e jogar eese pó dentro de um copo de água. Em seguida é só mergulhar as estacas dentro deste copo, esperar 10 minutos e plantar.

Dica ASSIMQUEFAZ

Se você deseja fazer um enraizador mais potente e mais poderoso, você pode misturar um ou mais destes enraizadores citados anteriormente e experimentar cada fórmula com algumas estacas e ver qual funciona melhor para você. Por exemplo:

  • Casca de salgueiro + mel
  • Canela + mel
  • Aloe vera + mel
  • E assim por diante……

Diga-me nos comentários abaixo: Você usa algum enraizador natural diferente destes que foram citados? Com que plantas funcionou para você?

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.