Como reproduzir suculentas com sucesso

0

Como reproduzir suculentas com sucesso

Depois que uma pessoa obtém seu primeiro  rabo de burro ou planta de jade, indiscutivelmente desenvolve uma necessidade insaciável de adquirir outras mais a qualquer custo. Existem duas maneiras de satisfazer o desejo por mais suculentas:

  1. Compre mais suculentas.
  2. Cultive mais suculentas.

E como o dinheiro, infelizmente, não cresce como as suculentas, é muito mais econômico, divertido e satisfatório cultivar o seu. Felizmente, as suculentas vêm naturalmente equipadas com uma incrível capacidade de regenerar folhas ou galhos … e isso significa plantas gratuitas!

Existem três métodos principais de propagar  suculentas, cada um mais fácil que o outro.

Propagar usando a folha

Nada é mais fascinante do que assistir a uma suculenta inteiramente nova crescer a partir de uma única folha.

Pode parecer que você precisa ter experiência para realizar esse feito incrível, mas nada poderia estar mais longe da realidade. Cultivar suculentas a partir das folhas é muito fácil. Tudo que você precisa fazer é arrancar uma folha  de uma planta adulta.

E isso é tudo. Se você remover a folha de uma planta de suculenta adulta, a natureza cuidará do resto. No entanto, para ser mais preciso, adicionarei alguns detalhes.

folhas de suculentas sobre terra

Como cortar as folhas e plantar

É vital obter um corte limpo quando você separa a folha da suculenta. Isso significa que não deve haver nenhum material vegetal extra na folha ou no caule. Isso não é difícil de alcançar, porque as folhas de suculentas se desprendem muito facilmente.

Para garantir um trabalho limpo, segure a folha perto da base e mova-a suavemente de um lado para o outro.Tente não fazer força para extrair a folha da planta.

Folha separada da Mãe – Cuidados

Agora que estão separadas, a planta mãe e a folha têm uma ferida aberta. Você tem que deixar formar um “calo”. Basta colocar a folha em local seco e esperar uma semana.  Um prato no peitoril da janela funciona muito bem.

Não a exponha à água durante esse período, pois isso desacelerará ou prejudicará a formação de calos e poderá permitir que bactérias ou fungos infectem a folha e a planta mãe  que foi retirada essa folha.

Uma vez que a planta mãe está com o calo formado, retome a rega e trate-a como de costume. A folha não precisa de atenção especial no momento. Não regue o cultivo das folhas até que as raízes apareçam. Não faz sentido, pois elas não podem beber água sem raízes.

– Leia mais sobre :  Como regar suas plantas suculentas,



Colocar folha sobre a terra

Você pode colocar a folha na terra a qualquer momento, mas não tente enterrá-la. A suculenta vai cuidar disso. Quando as raízes aparecerem, tente mantê-las úmidas. Use um frasco de spray para pulverizar a folha em dias alternados. Mantenha a planta sob luz forte.

É praticamente isso! Realmente é tão simples quanto retirar uma folha com cuidado e deixá-la na terra.Todos os nutrientes e a maior parte da água de que precisam estão dentro da própria folha. Depois de alguns meses, essa folha murchará e cairá. Agora você tem uma nova suculenta pelo custo de uma folha

Lembre-se de que isso só funciona em plantas suculentas com hastes e folhas diferentes entre elas. Suculentas como Echeveria, Sedum, Senecio e Graptopetalum são excelentes candidatos. Se você tentar isso com um Aloe ou um Haworthia, por exemplo, você terminará com uma folha morta e decepção. Só o faça se a folha se soltar facilmente!

Cultivando com estacas

Qualquer pessoa com um mínimo de experiência em jardinagem já usou essa técnica antes. É um truque tão antigo quanto as próprias plantas. Você corta uma parte de uma suculenta e enfia na terra  e ela começa a crescer novamente.

As suculentas são muito mais fáceis de cultivar do que qualquer outras plantas. Com ervas e legumes, às vezes você precisa extrair novas raízes colocando o corte na água por um tempo primeiro, mas esse não é o caso das suculentas.

Veja AQUI  Como Fazer Estacas de Outras Plantas

multiplicar suculenta estaca

É assim que as suculentas são cultivadas através de estacas:

  1. Escolha onde fazer o corte. Deve estar próximo ao final do galho ou caule, geralmente de 7 a 10 centímetros de distância. Você também deve garantir que a planta esteja crescendo e ficando saudável – cultivar uma planta fraca ou moribunda é a fórmula para o fracasso.
  2.  Limpe a haste acima do corte esperado. Isso é, remova as folhas a uma distância de 2,5 a 5 centímetros acima do ponto que você vai cortar.
  3. Faça um corte limpo perpendicular ao caule (o caule deve estar plano por cima, não diagonal). Certifique-se de usar uma tesoura muito afiada e bem esterilizada. Essa parte é importante porque uma tesoura cega esmaga a planta ao cortá-la, tornando menos provável a recuperação. Tesouras sujas transferem germes diretamente para o corte, isso não é uma coisa boa. Eu recomendo tesouras de jardim para esse processo.
  4. Deixe o calo se formar na planta mãe e na estaca como fizemos na tecnica anterior com as folhas. Deve levar de 3 a 10 dias. Não molhar e manter sob luz direta.
  5. Coloque a parte cortada da estaca dentro da terra até onde tem as folhas. Dependendo das espécies de  suculentas, as raízes devem começar a crescer dentro de um mês e você pode começar a regar. Haverá água suficiente na planta para sustentá-la até então.

Também recomendamos que você use uma terra específica para suculentas de qualidade ( encontra em floriculturas e alguns supermercados). Um mix  de terra de bonsai  é uma boa opção. Esta é uma das melhores misturas de terra do mercado. Ela não precisa ser misturada com nenhuma outra terra e ajuda a combater a podridão das raízes. Tem um pH perfeitamente equilibrado e não contém patógenos ou seja, não contém pragas. Esta terra é perfeita para nossas plantas de interior.

reproduçao do aloe vera

Aloe vera se multiplica por brotes que nascem na base da planta

Em resumo, corte uma rama da suculenta e coloque-o diretamente no chão. Não poderia ser mais fácil. No entanto, esse método funciona apenas com plantas com caule pronunciado. Desculpe, Aloe e Haworthia, isso significa que você não é elegível. Muitas das plantas que sugerimos para a propagação das folhas também são ótimas opções aqui: Echeveria, Sedum, Graptosedum, Graptopetalum, etc.

Este método é particularmente útil porque aborda dois problemas:

Ele “conserta” plantas estioladas. Quando as plantas têm luz insuficiente e se estiram demais, isso não pode ser desfeito. No entanto, você pode cortar essas hastes compridas ao meio e plantar estas hastes em outro lugar tendo assim 2 plantas. É tomar o cuidade de plantar em um local com maior quantidade de luz para que sua nova planta nao se estire em excesso.


É a maneira mais rápida de obter novas plantas. Cultivar novas suculentas a partir de folhas é fácil e eficiente, mas é lento. Pode levar até um ano para obter uma planta de tamanho decente. As estacas criam raízes e crescem mais rapidamente do que as propagações das folhas (além de começarem maiores).

Propagação feita por brotamento

As plantas bebês são chamadas de “brotos” ou “filhotes”. Geralmente crescem na base da planta mãe e estão conectadas a um único sistema radicular.

Cultivar plantas que se reproduzem através da brotação é uma faca de dois gumes: por um lado, você literalmente não precisa fazer nada, mas, por outro, precisa esperar a planta se propagar por conta própria.

No entanto, esse cuidado intenso com suas plantas não é tão ruim. Mantenha-os felizes e saudáveis e os brotos devem crescer constantemente durante a estação de crescimento. Removê-os e replantá-os é muito semelhante ao processo de fazer uma estaca:

  1. Você deve primeiro esperar até que sejam grandes o suficiente para removê-los. Isso varia de espécie a outra, mas uma vez que tenham pelo menos 2,50 ou 5,00 centímetros de diâmetro (ou vários centímetros de altura para a variedade de suculentas verticais ).
  2. Descubra onde o filho se conecta á mãe. Provavelmente está na base do caule principal ou conectado através de uma raiz grossa .
  3. Usando a mesma técnica acima para cortar estacas, faça um corte limpo onde o broto encontra  à planta mãe. Se eles compartilham raízes, dê ao bebê uma porção generosa quando fizer a separação. A planta mãe pode reproduzir mais raizes  facilmente.
  4. Mova o brote diretamente para um novo pote, sem precisar esperar a formação de calos novamente. Ainda assim, você não deve regá-lo por alguns dias enquanto cura.

A brotação também é o método de propagar os cactos.

Inevitavelmente, você terá muitas plantas, principalmente se estiver replantando cada brote que aparecer. Essas suculentas lindas são ótimos presentes para amigos e familiares.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.