5 flores e plantas fáceis de reproduzir com ESTACAS

0

Cultivar novas plantas a partir de estacas é uma ótima maneira de aumentar seu estoque de plantas e árvores em um tempo relativamente curto.

As estacas enraizadas são frequentemente mais resistentes que as mudas, e chegam à maturidade mais rapidamente. Muitas delas produzem flores e frutos muito antes das mudas.

As plantas cultivadas a partir de estacas são clones exatos da planta-mãe, então você sabe exatamente o que você está plantando, o que não é o caso de plantas cultivadas com sementes que você nunca sabe se vai surgir uma planta saudável ou não.

Ao selecionar uma estaca da planta-mãe, você deve procurar por hastes jovens que ainda estão verdes. As hastes jovens sempre vão enraizar muito mais facilmente que as hastes mais maduras que parecem mais lenhosas.

Como cortar a estaca da planta

Corte logo abaixo de um nó (e o nó é essa articulação onde uma folha encontra o caule) com uma tesoura afiada.  *Muito importante desinfetar a tesoura ou a faca para prevenir contra contaminações de bactérias na futura plantinha. Você pode esterilizá-los com um pouco de álcool.

As plantas produzem novas raízes a partir destes nós, portanto, ao expor alguns dos nós cortando exatamente aí, você aumenta as chances  de sua nova planta produzir raízes mais rapidamente nesse nó cortado.

Tirar excesso de folhas

Uma boa ideia é deixar apenas duas folhas na estaca que você cortou.  Numa planta normal, ela precisa de folhas para fornecer energia através da fotossíntese. Embora a nova planta precisa de folhas para fornecer energia através da fotossíntese, ter muitas folhas  vai gerar muito esforço para a  planta e vai dificultar a formação de novas raízes.

A seguir, deixo alguns exemplos de plantas que dão excelente resultados retirando  as estacas.

1 – Rosas

Agora no outono é a melhor época para fazer estacas de Rosas. Corte um galho jovem na espessura de 1 lápis de 25 centímetros. E em seguida plante no local escolhido.  Regue bem as estacas até o inverno.

Veja AQUI  e AQUI o passo a passo de como fazer estacas de rosas super fácil! 

estacas de rosas

2 – Hortênsia:

Corte estacas de 10cm com 6 a 8 folhas . Retire as duas folhas de baixo e desbaste a estaca na parte mais perto do nó. Umideça essa parte desbastada  e coloque um enraizador liquido ou pó.

Veja NESTES VIDEOS  como  fazer OS MELHORES  ENRAIZADORES QUE EXISTE em LÍQUIDO  ou em  

Depois de “empanar” a ponta desta estaca no enraizador e plantar no vaso ou local desejado cubra com um plástico com furos para a planta nova poder respirar.

Uma ideia também é cortas as folhas maiores pela metade para reduzir a perda de água por evaporação.

estacas de Hortência

Veja AQUI o passo a passo para fazer estacas de Hortência 

3 – Gerânio

Estacas de 15 a 20 centímetros pode ser enraizadas . Mas existe um truque que vai fazer suas estacas enraizar muito mais rapidamente. É o seguinte:

Deixe a planta mãe 1 semana sem regar. Depois disto, regue e espere 12 horas para retiras as estacas.

Estas estacas re-hidratadas vão enraizar muito mais facilmente. Isso acontece porque a planta “sente” que existe um perigo de falta de água e estimula a formação de novas raízes.

estaca de gerânio

Veja AQUI o passo a passo de como multiplicar o gerânio por estacas 

4 –   Espada de São Jorge

Cortes de 5 a 7 cm  da folha podem ser usadas para fazer novas plantas..

Desta maneira você pode fazer um grande numero de plantas a partir de somente uma planta mãe. O único problema com este método de propagação é que as novas plantas podem não ser uma copia exata da original.

Caso queira que seja um clone você deve retirar um pedaço do rizoma para sair exatamente clonada .

estacas de São Jorge



5 –  Begônia

Tudo o que você precisa para cultivar essas belezas de folhas grandes é uma única folha.

Faça alguns cortes nas veias proeminentes na parte de baixo da folha e coloque-a deitada em uma mistura úmida de musgo de turfa e areia fina em proporções iguais.

Coloque alguns galhinhos sobre essa folha para ficar com toda a parte de baixo que foi cortada encostada na mistura. Mantenha em um lugar quente e bem iluminado e observe as novas plantas aparecendo nessas bordas cortadas.

estaca de begônia

Veja AQUI o passo a passo para multiplicar Begônias

Outras plantas que podem multiplicar por estacas

Outras plantas populares que podem ser cultivadas a partir de estacas incluem: lavanda, confrei, filodendros, azevinho, fúcsia e muitos outros.

Quase todas as ervas podem ser cultivadas a partir de estacas e podem até ser cultivadas em água. Veja NESTE VÍDEO sobre ervas que podem ser cultivadas em água no peitoril da janela da sua cozinha.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.