Como fazer alho em pó que realmente tem gosto de alho

0

Faça o seu próprio alho em pó, desidratando e moendo os dentes de alho. Se você cultiva alho ou compra a granel e  tem em grande quantidades, uma boa ideia é transformar-los em pó antes que  fiquem estragados. Desta maneira você terá alho sempre que desejar de uma maneira super prática e o melhor de tudo é o sabor que fica muito mais acentuado.

Desidratar alhos é simples, rápido e muito fácil de fazer. Tudo o que você precisa fazer é descascar o alho, cortá-lo  em pequenos pedaços e colocá-lo no sol, forno ou um desidratador.

Veja o passo a passo de como você pode desidratar o alho e em seguida como transforma-lo em pó nas três diferentes maneiras.

alho, alho e pó, alho granulado

Assim que faz o alho em Pó

  1. O primeiro que tem que fazer é descascar todos os dentes de alhos.
  2. corte em fatias bem finas

Secando o alho ao sol 

  1. coloque as fatias de alho finamente picadas dentro de pratos de alumínio e coloque ao sol .  Se você tiver uma caixa de papelão transformada em “forno solar“, use-a porque são excelentes e o processo será muito mais rápido
  2. Tampe a caixa com uma tampa de vidro. O calor dentro da caixa será muito mais intenso e o alho vai desidratar muito mais rápido.
  3. Dependendo do clima da sua área, o alho vai estar completamente seco e desidratado e 24 horas.
  4. Certifique-se que o alho está completamente seco e moa até a consistência desejada (eu uso um moedor de café mas se não tiver pode usar um pilão ou até mesmo um liquidificador)
  5. Se você quiser alho em pó bem fino, passe por uma peneira de malha fina e moa outra vez.  Armazenar em um frasco limpo (talvez um frasco velho de especiarias que você esteja reutilizando) e mantenha-o em um local fresco e escuro.

Veja o video do passo a passo  de COMO FAZER ALHO EM PÓ

alho secando ao sol



Desidratando o alho no forno

  1. Pegue algumas cabeças de  alho! (Três cabeças de alho rendem cerca de 100g de alho em pó.) Separe os dentes e descasque. Corte em fatias muito finas – usamos a faca ou uma mandolina.
  2. Forre uma bandeja do forno com papel manteiga e espalhe as fatias de alho sobre ela.
  3. Leve ao forno a temperatura mais baixa possível do seu forno (pode ser de 50ºC a 60ªC . Se seu forno não tem temperaturas tão baixas assim,  use uma rolha de vinho ou pano de prato para manter a porta aberta.
  4. Asse o alho até que esteja completamente seco, tão seco que você pode “quebra-lo” na sua mão.  Isso pode levar entre 2 e 4 horas.
  5. Uma dica é colocar a bandeja com o alho fatiando no forno DESLIGADO justo depois que você fez algum bolo ou carne e aproveitando a temperatura elevada . O alho vai desidratar rapidinho.
  6. Deixe o alho esfriar completamente e moer até a consistência desejada (eu uso um moedor de café mas se não tiver pode usar um pilão ou até mesmo um liquidificador).
  7. Se você quiser alho em pó bem fino, passe por uma peneira de malha fina e moa  outra vez . Armazene em um frasco limpo (talvez um frasco velho de especiarias que você esteja reutilizando) e mantenha-o em um local fresco e escuro.

bandeira de alho picado


Usando desidratador

  1. Espalhe o alho finamente fatiado e uma única camada em uma bandeja do desidratador. Desidratar a 50° C, mexendo e girando as fatias a cada poucas horas até que o alho esteja completamente seco.
  2. Quando a desidratação estiver completa, você vai perceber as lascas de alho com aspecto mais crocante e com uma cor ligeiramente dourado.
  3. Esteja seguro que as fatias de alhos estão todas bem sequinhas porque, se não, o seu pó pode ficar grudado.
  4. Deixe o alho esfriar completamente e moa até a consistência desejada (eu uso um moedor de café mas se não tiver pode usar um pilão ou até mesmo um liquidificador). Se você quiser ter certeza de que o pó é bastante homogêneo e fino, passe o alho moído por uma peneira. Passe  as partes maiores uma segunda vez pelo triturador. Armazenar o pó de alho em um recipiente hermético em um local fresco e escuro.

Uma vez que você tenha alho em pó fresco – com sabor real – você não terá dificuldade em encontrar maneiras de usá-lo.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.